ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWS

Análise: SIFU – Demos uma olhada nesse grande lançamento

Muita ação e desafios nesse jogo

Anunciado de maneira inesperada, o jogo que fará com que o jogador busque vingança e envelheça em busca de aprimorar suas habilidades se mostrou bastante curioso e tentador. Nessa análise iremos falar sobre SIFU que está disponível para Playstation 4, Playstation 5 e PC via Epic Games Store. Quer saber mais sobre o que esse jogo de ação baseado nos filmes clássicos de Kung Fu tem para oferecer? Continue lendo.

Essa análise de SIFU foi feita graças a um código de Playstation 5 que foi cedido pela distribuidora.

Uma história de vingança aos moldes dos filmes clássicos de Kung Fu

Em busca de vingança, um jovem lutador de kung fu quer eliminar os cinco assassinos que mataram brutalmente a sua família. Ele foi o único sobrevivente por carregar consigo um talismã místico que o permite reviver quantas vezes forem necessárias, porém, em troca disso sua vitalidade e estimativa de vida são drenadas, deixando ele mais velho.

Não querendo dar spoilers, porém, o começo do jogo/tutorial é bastante impactante que traz uma significado para tudo que está por vir com um plot twist inicial. Além disso, o jogo merece palmas pelos créditos iniciais que é simplesmente fantástico ao mostrar os 8 anos de treinamento do protagonista num estilo sensacional que faz homenagem a diversas histórias de filmes, séries e animações de artes marciais.

Análise SIFU

SIFU não é brincadeira, o jogo é casca grossa

Além da bela direção de arte, algo que me chamou atenção desde o começo em SIFU foi o seu sistema de combate que traz combates em tempo real com movimentos excepcionais de Kung Fu e movimentos extremamente fluídos. A primeira vista o game pode parecer extremamente complexo por conta de seus comandos e, sendo bastante sincero, reclamei diversas vezes com os outros redatores do site em relação a isso. Contudo, a medida em que fui me aprofundando e jogando cada vez mais pude ir pegando o jeito a ponto deles se tornarem mais intuitivos. Infelizmente, isso você precisará de bastante treino, uma vez que a maioria dos golpes especiais exigem que você utilize botões de movimento em combinação de algum de ação, como se fosse um jogo de luta.

Deixando os comandos um pouco de lado e falando mais sobre o jogo em si, temos aqui um game de ação em terceira pessoa em 3D. Em alguns raros momentos temos confronto numa visão 2.5D que dá um charme a mais ao game, fazendo essa alteração de câmera como se fosse realmente um filme de pancadaria.

O grande diferencial de SIFU está na mecânica do personagem principal ter um medalhão que o permite retornar a vida em troca de sua juventude. Se ele morrer, voltará um ano mais velho, se morrer novamente o tempo perdido será dobrado e assim por diante. A cada morte o custo pelo retorno será maior, há formas de amenizar isso como se vingando de quem o matou ou derrotando inimigos fortes. A cada 10 anos de diferença o seu dano aumenta, porém a taxa de dano que recebe também aumenta. Não é eterno o efeito de voltar a vida, uma vez que a idade limite é 80 anos.

Quando o protagonista morre temos um sistema familiar a roguelike onde podemos adquirir habilidades de acordo com a experiência disponível. Desse modo, seu retorno se torna ainda mais letal aos inimigos. Entre elas temos novos golpes e habilidades passivas. Inclusive, é possível comprar elas permanentemente ao pagar um valor bem mais alto que da compra principal, então saber como gastar a sua experiência em habilidades que realmente te ajudarão fará a diferença em SIFU.

Análise SIFU

Levando em conta essa mecânica peculiar, o jogador terá a difícil missão de executar a sua tão aguardada vingança morrendo o menos possível. E acredite, isso é uma tarefa realmente complicada. Há inimigos fortes e chefes desafiadores que farão com que você tenha maus momentos e faça Dark Souls parecer parecer uma brincadeira de criança. Sendo sincero, a maior parte da dificuldade se deve ao seu sistema complexo de combate.

Sendo sincero, a forma mais fácil de avançar no jogo está em sempre reiniciar a fase quando a idade fica muito elevada, dessa forma você volta do inicio aos 20 anos e pode tentar apelar para um dos atalhos que o game disponibiliza.

Em resumo, SIFU necessita que você entenda como usar os seus comandos, fique atento ao movimento dos inimigos e saiba aproveitar tudo que esteja no seu alcance, principalmente porque será possível usar bambus, barras de ferro, garrafas e outras coisas como armas e diminuir um pouco da dificuldade imposta pelo game.

Gráficos e trilha sonora

A primeira vista SIFU pode parecer um tanto quanto ultrapassado por não optar por um visual realista, contudo, essa primeira impressão é algo que fica apenas nos trailers. Apesar de seus gráficos mais caricatos, o game traz belos cenários e apresenta um verdadeiro cuidado com a direção de arte. A equipe de produção está de parabéns pelo desenvolvimento desses visuais, ainda mais por fazer um ótimo uso das tecnologias gráficas da nova geração.

Tanto o áudio quanto a trilha sonora estão de parabéns. As vozes e efeitos sonoros estão bem desenvolvidos e ambientados, inclusive, as trilhas sonoras trazem maior imersão a proposta do jogo em fazer homenagem aos filmes clássicos de Kung Fu. Um destaque especial vai para a música que toca nos créditos iniciais.

Conclusão da análise de SIFU

SIFU é um ótimo jogo, porém, sua dificuldade e proposta pode acabar sendo um tiro no próprio pé, uma vez que muitos jogadores vão acabar desistindo da jogatina antes mesmo de entender como funciona a sua mecânica. Afinal o próprio jogo não explica qual é o melhor caminho para você avançar nele sem ter que ficar na corda bamba da terceira idade o tempo todo.

Apesar disso, temos um jogo possuidor de um visual muito bem feito que não apela para o realismo, um sistema de combate complexo e que consegue ser divertido com suas ressalvas e, claro, uma história bastante envolvente sobre uma pessoa em busca de vingança.]

Se você busca por desafios que estão fora do convencionais, SIFU deu um show de provações para terminá-lo.

Análise SIFU

A análise de SIFU segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

SIFU é um jogo desafiador, principalmente para a sua paciência. É um bom game, entretanto é para poucos.

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 9
Narrativa - 8

8

Ótimo

SIFU é uma grata surpresa, pois traz uma boa história, direção de arte muito bem trabalhada, sonoplastia de bater palmas. Contudo, o jogo é realmente complexo e desafiador, fazendo com que isso possa afastar diversos jogadores. Se você busca desafio... Esse é, sem dúvidas, o seu jogo ideal.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo