ANÁLISESNINTENDONOTICIASREVIEWSSWITCH

Análise: SNK vs Capcom: Card Fighters’ Clash

Estava com saudades?

Neo Geo Pocket é conhecido por muitos jogos que quebraram a barreira do tempo e são considerados grandes clássicos até hoje. A SNK, que não é boba, vem trazendo alguns dos clássicos para os dias atuais, incluindo o Nintendo Switch – que parecer ser a nova casa para revisitar esse portátil que marcou época. Dessa vez temos a análise de SNK VS Capcom: Card Fighters’ Clash. Um cardgame super importante para o gênero e que mexe com os fãs de qualquer uma das duas empresas.

A análise de SNK vs Capcom: Card Fighters’ Clash foi possível graças a um código cedido pela distribuidora, a qual agradecemos a confiança e oportunidade. O jogo está disponível na Eshop do Switch.

Dois em um, diferente do passado

O jogo, em seu lançamento inicial (1999) estava disponível como dois títulos autônomos com decks de personagens SNK ou Capcom. Cada um tinha um deck inicial diferente e cartas exclusivas que só estavam disponíveis para esse título, além de que a jogabilidade era idêntica em ambos.

Já no Switch, SNK vs Capcom: Card Fighters’ Clash tem ambas as versões para escolher, então no início ou em qualquer outro ponto do jogo você pode alternar entre os dois. O jogo permite que você negocie entre as duas versões (como você pode ter arquivos de salvamento separados para cada um) para que haja cartões de personagem e ação tanto da SNK quanto da Capcom para coletar e lutar. Existem 300 cartas diferentes para coletar e usar para fazer seu próprio deck personalizado.

Como funciona

Esse cardgame da SNK é tão simples de entender que você nunca se sente confuso ou inseguro sobre qual deve ser seu próximo passo. Em SNK vs Capcom a quantidade máxima de cartas (lutadores) que você pode ter no campo é de três. Você ganha SP (pense aqui em uma barra de especial) quando coloca lutadores no campo, que são gastos quando você joga “Action Cards” ou executa ataques combinados que têm vários lutadores se unindo para atacar o inimigo.

A ideia aqui é simplesmente atacar o outro jogador com as cartas que você possui. Uma vez que a saúde do seu oponente atinge zero, você ganha.

Enquanto um inimigo ataca, você tem a opção de contra-atacar ou não fazer nada. Se você optar por contra-atacar o cartão que você escolher terá dano igual à quantidade de HP que o cartão oponente tem, se o seu lutador ficar sem HP será um K.O e ele está fora do round. Se você não contra-atacar, seu personagem principal vai levar o dano. Uma vez que seu HP atinge zero, você perde o jogo.

O jogo faz um trabalho incrível em não jogar muito em você, então em nenhum momento você se sente sobrecarregado ou tendo que ler cartas armadilha, status confusos ou coisas do tipo. Com isso, posso dizer que o jogo é ideal para um momento de distração, sem muitas mecânicas hardcore e nada complexas. Mais do que isso, ele é um jogo nostálgico que acerta em cheio nos jogadores que ficaram animados ao ver seu lançamento para o Switch.

Funções de Neo Geo Pocket no Switch

Como nos jogos anteriores do Neo Geo Pocket Color, temos aqui algumas opções de exibição. Você pode aplicar um filtro, ajustar o nível de zoom da tela, remover ou usar várias skins, mudar comandos, entre outros. Você também pode voltar atrás enquanto joga (o que é bem roubado).

Uma das funções que eu acho legal desses jogos de Neo Geo é a de fazer parecer que você estava jogando o jogo no próprio Neo Geo Pocket Color, assim como você teria feito quando foi lançado originalmente. Se você pegar só a tela touch do Switch e jogar assim por um tempo será uma experiência nova para quem tem a imaginação fértil, mas cansa depois de algum tempo. Isso porquê o texto fica bem mais difícil de ler com a tela menor – enfim, a evolução às vezes cai bem.

Conclusão

Se você é um grande fã de jogos de cartas e deck building, SNK vs Capcom: Card Fighters’ Clash vai ser um título que você vai querer conferir, especialmente se você é fã de todos os jogos que a SNK e a Capcom lançaram. Claro, saiba que aqui você não vai achar algo complexo como os deck builders atuais.

Então para concluir nossa análise de SNK vs Capcom: Card Fighters Clash, vamos dizer que é incrivelmente viciante, coletar cartas e lutar contra personagens SNK e Capcom. O jogo é simples, com mecânicas antiquadas e acessíveis. O que pode ser um trunfo ou um problema.

Mesmo assim, é muito legal poder ir à mansão de Resident Evil para ter batalhas de cartas contra oponentes. Tudo em uma forma de pixel retrô. Sempre quero retornar ao jogo para jogar mais e pegar cartas dos meus jogos favoritos da Capcom (Cadê você Mega-Man?!). Afinal, quem nunca escolheu algo para o time só porque é legal apesar de mais fraco?

Bruno Degering

Gamer há tanto tempo que usa consoles como referência cronológica para lembranças de sua vida. Amante de Mega Man, Resident Evil e Warcraft. Se gaba por ter zerado Battletoads aos 9 anos mas abandonou Bloodborne com 26.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo