NOTICIAS

Festival Retro Games Brasil 2022 foi um ótimo retorno dos eventos para gamers pós pandemia

A volta dos eventos presenciais!

Tendo iniciado em 2019, o Festival Retro Games Brasil encontrou um grande desafio quando a pandemia do COVID-19 iniciou e impediu que o seu próximo evento ocorresse no ano seguinte. Agora, depois de dois longos anos, finalmente o evento retornou com a edição Festival Retro Games Brasil 2022 que ocorreu em 28 de maio. A seguir você poderá ficar por dentro de tudo que ocorreu neste dia de saudosismo.

O lugar ideal para encontrar raridades

Logo de começo a feira já apresenta suas inúmeras lojas de “raridades”, onde há diversos games extremamente difíceis de encontrar, consoles clássicos e em edições limitadas e inúmeros monitores dos anos 90 e inicio dos 2000 que deixam a qualidade gráfica com aquele ar nostálgico que apenas as pessoas que viveram na época conheceram. Além disso, o evento também trouxe um stand de revistas para resgatar a sensação de quando a internet não era o principal meio de pesquisa para superar desafios quase impossíveis, descobrir truques que auxiliavam em sua aventura e, também, os famigerados gameshark.

A organização do evento também tinha aberto espaço para que os próprios participantes também trouxessem seus produtos e os colocassem a venda, permitindo que o garimpo dos colecionadores fosse ainda maior. E eu digo, como fã, foi quase impossível sair de lá sem comprar nada.

Free play para todos

As áreas de free play foram a maior atenção do evento, pois tinham jogos como Windjammers 2, versões clássicas de Street Fighter e The King of Fighters, os mais aclamados indies que trazem um misto de retrô com modernidade, o jogo de luta Pocket Bravery e, claro, a demo do tão aguardado Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (confira o nosso preview aqui). Independente da opção escolhida para jogar, você estaria competindo ou cooperando com vários outros jogadores… E quem sabe até mesmo fazer novas amizades?

Além de partidas casuais, o evento também contou com competições, onde o destaque foi para Windjammers 2 que presenteou o primeiro colocado com uma edição limitada de colecionador do jogo.

Também falando em free play, tinha uma área própria para desenvolvedores nacionais estarem expondo o seus títulos e impressionar todos os jogadores que entrassem naquela sala.

Ainda falando dos jogos presentes no evento, também houve um muito especial para marcar essa data na história, pois ocorreu o lançamento extremamente limitado de uma fita de Mega Drive contendo o jogo Irmãos Aratu e Shaolin Carcará.

Festival Retro Games Brasil 2022

Convidados especiais

O evento também contou com vários convidados especiais que interagiram diretamente com os participantes durante o evento, animando ainda mais os fãs. Além dos nacionais, também teve a presença do francês Arnaud de Sousa, Head de Marketing da Dotemu, que fez uma palestra sobre como foi o desafio da Dotemu em “reviver” títulos nostálgicos sem fugir da questão retrô. Além dele, também houveram outras palestras com participantes importantes como Bob Neal, do canal Retro RGB, e Túlio Adriano, do estúdio 2Dream. Todo esse ciclo de palestra pode ser visto no canal oficial do Festival RGB.

Considerações finais

O Festival Retro Game Brasil foi realmente um ótimo evento, principalmente depois de ficarmos 2 anos sem nenhuma convenção do tipo. Eles conseguiram se destacar na sua organização e cumpriram aquilo que prometeram ao seu público: Um presente de fãs de retrô para outros fãs de retrô.

Já aguardo ansiosamente pelo evento de 2023, onde o Última Ficha estará novamente presente.

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo