NOTICIAS

Card games para PC e mobile: dos jogos mais tradicionais aos mais fascinantes e interativos

Os card games são muito mais antigos do que se pensa ao olhar as variedades fascinantes no meio digital. Da perspectiva histórica da essência dos jogos de cartas, há séculos a diversão é garantida com algum tipo de baralho físico até chegar ao modelo mais tradicional ainda utilizado, passando por novas formas de representação. E as novidades não devem parar por aí.

São múltiplas possibilidades jogando sozinho ou disputando partidas coletivas. No formato online, há diversas opções para PC e consoles. Qual é o que mais te agrada? E muitos deles podem ser jogados tanto pelo computador quanto pelo smartphone.

Os games disponíveis no mercado podem ser uma adaptação do modelo de jogabilidade com baralho comum ou com uma nova roupagem com algo semelhante a figurinhas. Nas novas mecânicas de uso de cartas, existem algumas categorias, como por exemplo:

O CCG (collecting card games), que atraem os novos colecionadores no meio virtual; o TCG (trading card games), em que há também customização, competitividade, compra de cartas e trocas entre jogadores; e LCG (living card games), mais inovador com pacotes de cartas padrão lançado e cada usuário desenvolve as suas estratégias.

Para se ter uma ideia das múltiplas possibilidades de se jogar com cartas, é possível relembrar como o título de tabuleiro mais jogado entre amigos e família, o Uno, passou a ser ainda mais rápido e divertido no meio online, disputado em tempo real com múltiplos jogadores. Uma combinação de cartas e ação.

Já no caso de games baseados em tradicionais cartas de baralho, como o poker online, o desafio não é somente ter domínio da classificação de melhor combinação entre elas e sim também entrar na dinâmica de cada rodada, aprimorando a leitura de mãos, prevendo possíveis jogadas e minimizando prováveis riscos. A modalidade em versão online está disponível em plataformas como PokerStars, para computador ou dispositivos móveis.

Em outra vertente de cartas que passaram do físico para o digital, está o Magic: The Gathering, que marcou a geração de 1990 e segue até hoje com versões online atualizadas. Os primeiros modelos virtuais foram lançados por diferentes produtoras, mas foi nos anos 2000 que o formato online ganhou os fãs de MTG, apostando na jogabilidade e na expansão de novos recursos de dinâmica de cartas colecionáveis. Há formatos atuais para jogos de mesa, MTG Arena, Magic Online e competições Magic Pro League.

Outro card game de sucesso é o Hearthstone, que recentemente lançou mais uma expansão com 135 novos cards e mais novidades. O jogo de cartas estratégico e dinâmico empolga os competidores, além de ser jogado profissionalmente em torneios de eSports no mundo todo. Lançado em 2014, é uma derivação do famoso World of Warcraft, mantendo a sintonia entre esses mundos.

Esse segmento de card games requer atualizações constantes para os ávidos fãs ou para conquistar novos jogadores. Também como um dos títulos mais conhecidos mundialmente, a franquia japonesa Yu-Gi-Oh! tem um dos melhores simuladores de card game da atualidade. Assim como novos jogos chegam para lançar concepções diferentes, como o Card Shark, misturando modalidades tradicionais em uma envolvente trama com personagens interessantes e contextos de época.

O Pokémon TCG entra na lista dos jogos eletrônicos que fazem sucesso também na vertente de cards, tendo expansões atualizadas, interação entre outros jogos da franquia e uma base de fãs. Entre outros games de cartas digitais, cada um com uma pegada diferente, podemos citar: Gwent: The Witcher Card Game, The Lord of The Rings: Adventure Card Game, Voice of Cards: The Isle Dragon Roars, Mahokenshi, Inscryption, Ascension, Fights in Tight Spaces, entre outros.

São muitas as opções disponíveis para jogos de cartas no meio virtual, desde os mais tradicionais que envolvem baralho comum, até os mais elaborados cards games do universo de jogos eletrônicos, RPG e eSports. O gênero tem tido um crescimento e maior visibilidade a partir desse cenário competitivo no meio do entretenimento e do esporte profissional e estamos de olho nas novidades do mercado.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo