ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Jack Move é um divertido e clássico RPG Cyberpunk

Uma deliciosa aventura

Jack Move é o mais novo RPG indie com temática cyberpunk que estará chegando em breve e logicamente iremos trazer aqui sua análise. Será que Noa irá conseguir subverter a maligna megacorporação Monomind e salvar seu pai? Então confira aqui!

A análise de Jack Move foi possível graças a um código cedido pela produtora. O jogo será lançado no dia 08 de Setembro de 2022, para PC (via Steam, Epic Games Store e Humble Store), e dia 20 de setembro para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch e conta com legendas em PT-BR.

Um arroz com feijão muito bem temperado

Eu inicio essa análise de Jack Move dizendo que ele acerta em cheio no que esperamos de um RPG Cyberpunk. Temos uma grande megacorporação do mal? Sim, temos. Temos um ambiente com dualidade de progresso e pessoas na miséria? Certamente. Temos uma história com reviravoltas e vários hackers interessantes? Não tenha dúvidas. E o combate? É aquele RPG de turno raiz cheio de opções? Acertou em cheio.

Ou seja, Jack Move é um prato cheio para os amantes de ambos os estilos. E nesta aventura iremos controlar Noa, uma hacker que juntamente seu amigo Ryder vivem de seus esquemas e em especial ao atacar a megacorporação Monomind que oprime o povo de muitas maneiras.

Enquanto Noa está fazendo suas atividades de hacker, ela recebe uma ligação muito estranha de seu pai que não falava há anos. E logo em seguida ele é alvo da Monomind. Agora Noa entra em uma missão de descobrir o motivo do sequestro de seu pai assim como entender o que ele estava fazendo de tão diferente que o fez ganhar esse alvo na cabeça.

Aqui temos uma história muito interessante, porque ela conta com poucos, porém interessantes personagens. Além disso, não existe aquela encheção de linguiça e após o término de uma missão temos o seguimento imediato da história com muitos diálogos interessantes e muitas vezes divertidos. E essa dinâmica faz com que você sempre queira conferir a próxima missão como se maratonasse um seriado.

Um belo pixel art

Agora falando da ambientação de Jack Move, nós temos exatamente o que esperamos de um jogo indie do estilo Cyberpunk. Aqui é possível ver cidades avançadas a grandes lixões, assim como cidades mais humildes, instalações e laboratórios.

Por mais que os gráficos lembram a era 16 bit, é tudo muito bem animado e bem feito e que segue em conjunto com a ideia do Cyberpunk, ou seja, espere encontrar muitos neons pelas cidades e sinais de rebeldia contra a Monomind.

Algo que é muito bacana destacar é a parte da luta. Pelo jogo ter essa pegada virtual de hacker, ao entrar em uma luta, o jogo parece que te coloca dentro do ciberespaço e temos um ambiente que parece se movimentar durante a luta.

E, por fim, temos a trilha sonora que leva muito bem o estilo. Ela traz aquele estilo futurista retrô muito bem cunhado através do synthwave que te coloca no clima e exato seja na exploração do mapa como nas lutas.

Um combate cheio de opções

E entrando na parte final da análise de Jack Move, vou falar de seu combate de turnos que é um grande destaque do jogo.

Aqui temos o clássico combate por turnos onde poderemos usar um ataque normal, uma espécie de magia, defesa e usar item. O que é bacana é que tudo é feito com a temática de hacker em mente, ou seja, o ataque normal na realidade é um hack. Já o que seria a magia é executar um programa. E como mais um exemplo, a defesa seria juntar cache.

Essa mesclagem é muito interessante, pois o jogo te convence que realmente está dentro deste mundo de hackers e programas. E além dessas execuções padrão, existem o Jack Move que é um grande especial.

E felizmente isso não é tudo. Cada um dos golpes possuem um status onde temos três tipos de ataques. Isso irá influenciar diretamente nos inimigos onde contamos com uma espécie de esquema de pedra, papel e tesoura. Isso aumenta e muito a estratégia usada nas lutas.

E por fim, é possível equipar diversos tipos de software e hardwares em Noa fazendo com que esteja preparada para todas situações. Além dos ataques normais que possuem um nível próprio e melhoram à medida que são usados, é possível melhorar sua RAM para ativar mais golpes, ou então melhorar seu hardware para ter alguma melhora de ataque, defesa ou até um contra ataque automático ativado.

Conclusão

De uma forma geral, eu fiquei positivamente surpreso com Jack Move. Verdade seja dita, não estamos falando de um jogo revolucionário, porém, o jogo se sai extremamente bem em sua proposta acertando em tudo.

Temos aqui um gameplay rico que bebe das fontes dos RPG’s clássicos, uma ambientação muito bem feita em pixel art, uma influência impecável do estilo Cyberpunk e uma trilha sonora Synthwave que encaixa como uma luva.

Ou seja, se você gosta de RPG ou Cyberpunk, Jack Move é necessário para você.

Essa análise de Jack Move segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Jack Move é um grande acerto

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 8.5

8.5

Ótimo

Jack move acerta em cheio ao entregar uma rica e divertida experiência tanto para os fãs de RPG como para os fãs de Cyberpunk.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo