NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Dakar Desert Rally

Dakar Desert Rally supera o gênero e entra para lista de grandes jogos de corrida da geração

Jogos de rally sempre me cativaram por conta da emoção que eles me causavam. Derrapar seu carro em um terreno cheio de lama, utilizar a medida certa de velocidade e o risco constante de um acidente ao menor erro. Claro, existem também outros componentes, mas essa junção única de atmosfera e desafio me levavam a buscar mais e mais adrenalina. E é com isso em mente que trazemos nossa análise de Darkar Desert Rally.

Dakar Desert Rally é um ambicioso projeto desenvolvido pela Saber Porto para recriar a emoção de um dos maiores, senão o maior, evento de corridas off road do mundo. 

A análise de Dakar Desert Rally foi possível graças a um código cedido pela distribuidora. O jogo já está disponível para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e PC e possui legendas em PT-BR.

O mundo aberto de Dakar Desert Rally

Um dos principais diferenciais de Dakar Desert Rally é que se trata de um jogo de rally em mundo aberto. Diferente de praticamente todos os seus “irmãos” de gênero, Dakar Desert Rally apostou alto em recriar os diferentes ambientes da Arábia Saudita (país no qual se passa o jogo). O resultado é uma explosão de variedades de cenários deslumbrantes como praias, rios, montanhas, cidades (sim, em alguns trajetos você passa em alta velocidade dentro de uma cidade!) e muito mais.

O que poderia se tornar um problema, acabou sendo um dos grandes trunfos para tornar a experiência de jogar Dakar Desert Rally excelente. Você verdadeiramente se sente participando de tudo aquilo que o evento real te proporciona.

Aqui vale um adendo. Diferente de outros jogos de mundo aberto onde você pode livremente percorrer o mapa e se deparar com missões secundárias, o objetivo aqui não é bem esse. A ideia do mundo aberto é gerar uma imersão naquele ambiente no qual se passa o jogo. E como falei acima, o resultado é excelente.

Clima dinâmico

Uma das coisas que me chamou a atençãoao fazer esta análise de Dakar Desert Rally, foi o sistema de clima dinâmico. De uma hora para a outra, uma etapa que se encaminhava para terminar tranquila vira uma verdadeira sobrevivência para ultrapassar a linha de chegada. Em Dakar Desert Rally temos de tudo: sol, chuva, neve etc.

O terreno que já era desafiador fica muito mais traiçoeiro e perigoso com a forte chuva e os ventos intensos. As escapadas de traseira ficam mais frequentes e acelerar muito ao retomar a velocidade podem fazer seu veículo deslizar fora de controle em questão de segundos. Como diria Galvão Bueno, você vai levar seu carro “na ponta dos dedos!”.

Carro, moto, quadriciclo, caminhão e “bugre”

Para quem acompanha de perto as emoções da competição na vida real, Dakar Desert Rally traz veículos, pilotos e equipes oficiais das edições 2020, 2021 e 2022 do evento. Ao todo, o jogo oferece cinco grandes categorias de veículos: carros, motos, caminhões, quadriciclos e os famosos SXS, aqui carinhosamente apelidados por bugres, mas que na verdade são um híbrido de quadriciclo com carro. Cada veículo tem características próprias e um estilo único de se guiar. 

Enquanto as motos são extremamente leves e fáceis de manobrar, ao mesmo tempo são delicadas. Uma colisão mais forte pode significar uma volta ao último checkpoint ou, até mesmo, o fim da etapa (falaremos mais sobre as dificuldades do jogo ao longo deste review). 

Já os caminhões são incrivelmente fortes e resistentes, porém exigem um controle maior sobre curvas e retomadas de aceleração. Além disso, a física do jogo exige um cuidado redobrado ao dirigir seu caminhão por dunas, pois o peso e a altura podem fazer ele tombar com mais facilidade do que outros veículos.

Recomendo fortemente que você experimente cada um deles ao longo de sua jornada. E, porquê não, todos eles em todas as etapas do rally?

Gameplay e dificuldade do jogo

Jogos de rally nunca enganaram ninguém. Desde os tempos de Enduro, do Atari, acelerar por tantos terrenos e circuitos diversos nunca foi moleza. E isso pode afastar os jogadores mais casuais. Pensando nisso, a Saber Porto disponibiliza três tipos de “dificuldade” em Dakar Desert Rally: esporte, profissional e realístico.

Cada um traz uma gama de características que vão agradar desde os jogadores casuais aos fãs de corridas off road. Dakar traz, inclusive, roadbooks (aqueles livros com as direções que o piloto deve tomar a cada momento) oficiais das competições.

Eu optei por escolher a opção casual, o que se mostrou a opção mais acertada. Marcadores bem claros a cada trecho, direções que pipocam na parte superior da tela e até mesmo uma sequência de setas indicando o próximo caminho sempre que necessário.

Inteligência artificial ajuda na emoção

Uma das coisas que mais me incomodam em certos jogos de corrida é a inteligência artificial dos veículos comandados pelo computador. Já experimentei jogos em que, ao menor erro, você nunca mais alcançava o primeiro colocado.

O outro oposto é, sem fazer esforço algum, na última volta da corrida você simplesmente alcança o líder e vence a prova. Ambos os casos me frustram bastante. Mas aí veio Mario Kart e mostrou como fazer um jogo de corrida dinâmico e com emoção até o final.

Claro que em Dakar Desert Rally você não atira cascos de tartaruga azul no líder das corridas, tampouco se transforma em uma bala de canhão e ultrapassa seus concorrentes. Porém, Dakar conseguiu trazer a emoção das reviravoltas de uma maneira bem original.

Assim como você derrapa ou se acidenta nos trechos mais difíceis da corrida, isso também acontece com o computador. Não é raro você ver um carro virado na pista ou, até mesmo, um engarrafamento de carros batidos em um trecho mais complicado do circuito.

Com isso, a corrida permanece sempre viva. Dirigir com cuidado, não necessitando exageros ou sempre ter que correr no limite, pode te recompensar a qualquer momento, quando um adversário cometer um erro. Isso sem falar na constante atenção não apenas com o trajeto e o ambiente, mas também com veículos que a qualquer momento podem se transformar em uma pedra no seu caminho.

Gráficos

Recriar os ambientes diversos do maior evento de corrida off road do mundo não é tarefa fácil. Méritos para a equipe Saber Porto. Dakar Desert Rally é um jogo lindíssimo. Ainda mais levando em consideração o mundo aberto no qual foi construído.

Texturas do solo, cenários e o design dos carros. Geralmente um desses elementos é prejudicado em jogos desse porte. Porém, o produto final é algo que encanta pela riqueza dos detalhes e pela qualidade do produto final.

Além disso, o jogo pode ser apreciado em dois principais modos gráficos: desempenho e resolução. No modo desempenho o jogo roda a deliciosos 60 fps, porém perde um pouco em resolução gráfica e renderização. Já no modo resolução, Dakar Desert Rally passa a rodar em 4k, mas perde um pouco em framerate.

Áudio

O som em Dakar Desert Rally é algo digno de nota. A trilha sonora empolga. Diferente do trance ou daquelas trilhas sem sal que sequer precisam estar no jogo, aqui a coisa esquenta. Um rock mais puxado para o heavy metal embala sua direção, enquanto tenta superar os obstáculos naturais e chegar à frente dos seus adversários.

Além disso, todo o trajeto é falado pelo seu navegador. Escutar o que ele diz faz toda a diferença na condução do veículo. E não pense que basta interpretar o que aparece na tela. Se você quiser um detalhe ainda maior do que está por vir e, assim, evitar dar de cara com uma pedra ou um trecho mais difícil, é melhor deixar os ouvidos bem atentos ao que o navegador fala.

Dentre as possibilidades de customização, é possível dar mais ênfase aos sons do carro do e, consequentemente, atenuar todo o resto.

Modo online

Infelizmente não conseguimos experimentar os modos online. É provável que os servidores ainda estejam inacessíveis, pois recebemos o jogo antes de seu lançamento oficial. Assim que estiver disponível, atualizaremos este review. 

Conclusão

Jogos de rally sempre me agradaram. Mais recentemente gostei muito do que vi em jogos como Dirt Rally e WRC. O estilo mais “livre” de vencer as disputas, bem como as constantes surpresas que esse tipo de corrida oferece, me fizeram quase que virar um fã do gênero (mesmo não sendo a pessoa mais antenada sobre os rallys fora das telas).

Após horas e horas de intensas corridas para fazer esta análise, posso dizer com tranquilidade que Dakar Desert Rally conseguiu superar o gênero de jogos de corridas off road. Mais do que isso, arrisco dizer que ele entra para o panteão de grandes jogos de corrida da geração. 

Comparar Dakar Desert Rally com outros jogos do gênero é natural. Mas o mais justo com ele seria comparar com os grandes da indústria atual, como Forza e Gran Turismo.

Essa análise de Dakar Desert Rally segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Dakar Desert Rally

Visual, ambientação e gráficos - 9.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 9.5

9.6

Maravilhoso

Dakar Desert Rally eleva o gênero de corridas off road para um outro patamar. Experimentar as disputas em um ambiente aberto e totalmente livre para ser explorado durante as provas traz uma nova camada de imersão para o gênero. Os gráficos surpreendem positivamente e o áudio dá o toque final para uma ótima experiência.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo