AnálisesHardwarePCReviews 5 min de leitura

Análise: AOC GK500, bom teclado abaixo dos R$300

Pedro Nogueira ·

Teclados mecânicos estão cada vez mais similares ao mundo dos smartphones. Você consegue ter um teclado mecânico básico, a partir de 200 reais. Mas também pode ter um modelo bem entusiasta onde o valor passa bem facilmente dos 1000 reais. Se for personalizar cabo, keycaps e afins… o céu é o limite. O AOC GK500 tenta ser uma opção de entrada, entregando bem mais do que a média, custando menos de 300 reais. Se é possível ou não, você verá nesta análise.

Análise: Teclado Logitech G915 TKL

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do AOC GK500 enviada pela AOC para análise. Eles estão lendo esta resenha junto com vocês.

CONSTRUÇÃO – Análise AOC GK500

Você não precisa comprometer seu limite do cartão de crédito para ter um teclado mecânico construído em metal. O GK500 traz uma sólida construção em metal, com plástico na base, acabamento nas extremidades cromado. O teclado não flexiona, mesmo fazendo força, mostrando sua boa construção. As keycaps são de ABS e possuem impressão double shot.

Siga no TelegramReceba as principais notícias direto no seu Telegram.
Entrar no canal

Na base do chassi do teclado temos dois pézinhos que só possuem uma posição. Você usará ele 100% plano ou em uma posição mais elevada. Acima das teclas ‘F’ temos um cabo soldado (2023 AOC…), que pelo menos é todo trançado e bem longo, com 1,80m de comprimento. Este cabo fica bem centralizado.

O teclado acompanha um apoio de punho, todo em plástico e que se encaixa com o teclado de forma magnética. Basta aproximar que ele vai grudar direitinho, simetricamente.

DESIGN – Análise AOC GK500

O GK500 é extremamente simples quando desligado com o chassi numa cor preta, meio brilhosa. Inclusive o acabamento da cor poderia ser melhor, traz uma sensação de produto mais baratinho. O único detalhe fica para a impressão AOC logo acima das setinhas.

Outro corte de custos fica para a sinalização das teclas NUM LK, CAPS LK e SCR LK. São 3 leds, bem vermelhões e em formato de pequenas bolinhas. Não sei explicar, mas a sensação olhando para essa sinalização é a mesma de olhar para a pintura do chassi.

[masterslider id=”40″]

Suas keycaps também são na cor preta, com acabamento fosco. Tanto o acabamento da cor como a fonte usada na impressão me agradam. O que eu gostaria aqui é que a iluminação das teclas ressaltasse mais os dígitos secundários. Pelo menos eles são vazados e recebem uma parte da iluminação, mas não de forma forte e clara como o principal símbolo de cada keycap.

Se você curte RGB, este modelo tem iluminação individual por teclas e vasta personalização através do software AOC G-Tools App. Temos vários efeitos predefinidos pelo programa, além de poder trocar individualmente a iluminação e comportamento das teclas.

DESEMPENHO DO SWITCH OUTEMU BLUE

O modelo que recebemos, além de ser nacionalizado com o padrão ABNT2, veio com switches Outemu blue. A Outemu já está no mercado há anos, equipando teclados de diversas fabricantes e teclados dos mais baratos até os mais caros. É um switch consolidado e validado.

No caso do blue ele entrega o que se espera. Bastante barulho (ou música para quem curte), retorno tátil audível e sensível e bastante precisão. Quando eu digo retorno tátil audível é porque você consegue ouvir o switch sendo acionado e logo depois quando a tecla retorna.

Os switches do GK500 possuem excelente ativação, quase sem necessitar pressão/força para tal. Para quem joga competitivamente, é uma excelente opção. Se você usa ele de uma forma mais mesclada, com muita digitação e produtividade, principalmente em um ambiente mais silencioso e com outros por perto, pode ficar um pouco incomodo para os outros.

CONCLUSÃO – Análise AOC GK500

A AOC criou uma opção bem interessante para o mercado nacional, dando um bom início ao seu lineup de produtos aqui no Brasil. O GK500 é um teclado de tamanho completo, com RGB individual em cada tecla, boa construção, design simplista (principalmente com iluminação desligada), descanso de punho, layout ABNT2 e switches Outemu. Tudo isso na casa dos 300 reais.

O preço é um acerto, ainda mais levando o nome AOC estampado, marca consolidada e tradicional em diversos outros setores, como o de monitores.

Para quem joga, o teclado como um todo se comporta muito bem, em especial os Outemu blue. Se você vai usar em um ambiente de escritório, pergunte se todos vão ficar confortáveis com o altíssimo ‘tec tec tec tec tec’. Se vai usar em casa, onde seu parceiro/parceira/pai/mãe dormem enquanto você joga de madrugada, fique ligado também. O barulinho é gostoso para quem curte, mas irritante para os demais.

O design é OK, algumas escolhas na pintura e em algumas coisas como os LEDs de teclas ativadas não me agradam, mas no geral é um ótimo teclado, ainda mais pelo preço e por acompanhar um descanso de punho na caixa. Descansos de punho dos mais genéricos, minimamente decentes, não saem por menos de 50-100 reais, dependendo do tamanho do seu teclado.

Clique aqui para comprar o AOC GK500 no nosso link parceiro

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

NewsletterReceba as últimas notícias de games no seu email.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race. Saudades de quando jogos focavam em ser bons jogos.

Deixe um comentário