NOTICIASPC

NVIDIA reduzirá envios de RTX 40 para se preparar para RTX 50

Mudanças na distribuição visam otimizar o estoque para a próxima geração de GPUs.

A NVIDIA está ajustando sua estratégia de distribuição para as GPUs GeForce RTX 40 “Ada”, visando preparar o terreno para o lançamento da nova linha RTX 50 “Blackwell” prevista para o segundo semestre de 2024. Conforme informações obtidas pelo Quasarzone junto a especialistas da indústria sul-coreana, a empresa comunicou aos seus parceiros que haverá uma redução significativa nos envios das GPUs GeForce RTX 40 “Ada” para gerenciar os níveis de estoque e abrir espaço para os novos modelos.

ASUS ROG lança Zephyrus G16 com IA no Brasil

Apesar da redução na distribuição, a NVIDIA planeja manter os preços atuais da linha RTX 40, podendo inclusive haver uma continuidade na queda de preços, mesmo que algumas dessas GPUs sejam bastante procuradas pelo mercado de IA. Isso reflete uma estratégia para otimizar os lucros, deslocando parte da capacidade de produção para as GPUs de IA como H100, que são baseadas no mesmo processo TSMC 4N.

O mercado já começa a notar uma queda nos preços das GPUs GeForce RTX 40 “Ada” na Coreia e na região da APAC, tendência essa que pode se estender para os mercados dos EUA e da UE nos próximos meses. Nos Estados Unidos, por exemplo, a GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 agora pode ser encontrada por preços abaixo de $2000, após ter se mantido acima desse patamar devido à alta demanda. Espera-se que os preços continuem a cair, alcançando os valores de MSRP em alguns meses.

A NVIDIA espera que as variantes de topo da linha RTX 40 sejam as primeiras a ter uma redução significativa de preços, já que serão as primeiras a ser substituídas pela chegada da família GeForce RTX 50 “Blackwell”. Essa transição estratégica visa não apenas preparar o mercado para os novos lançamentos, mas também otimizar a lucratividade da empresa através de uma gestão eficiente dos níveis de estoque e capacidade de produção.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo