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Preview: Flintlock The Siege of Dawn

Algo muito comum no mercado de jogos, é vermos um gênero sendo modificado para tentar atender a diversos públicos. Um claro exemplo disso é o Roguelike que tem o Roguelite como uma variação amplamente aceita pelo mercado.

E com isso em mente irei falar de Flintlock The Siege of Dawn, que bebe muito da fórmula de Soulslike, mas que na realidade é um Soulslite. Confuso? Então confira esse preview da demo que jogamos antecipadamente de Flintlock The Siege of Dawn e entenda como o jogo se posiciona no mundo dos Soulslike.

Essa demo que jogamos estará disponível em breve na Steam e adianto que Flintlock The Siege of Dawn conta com legendas em PT-BR.

Humanos contra Deuses

Embora pouco seja entregue nessa demo de Flintlock The Siege of Dawn, somos mostrados ao início desse interessante mundo de Kian. Nele, o mundo encontra-se sitiado por demônios e a coalizão dos humanos tem como dever matar os demônios e os deuses que subjugaram o mundo.

Contudo, após a missão inicial a protagonista Nor Vanek consegue juntamente com seu pelotão derrubar a barreira que protege esses monstros de serem atacados. No entanto, isso na verdade rompeu a barreira que segurava os deuses de invadirem Kian.

Agora, caberá a Nor se aliar a Enki (um Deus raposa que lembra muito uma versão miniatura da criatura Trico de The Last Guardian) e combater os Deuses e Demônios de seu mundo.

Diferente de muitos Soulslike, aqui a desenvolvedora não teve medo de entregar uma lore profunda e explorar os relacionamentos dos humanos e deuses. Em especial temos um desenvolvimento forte entre Nor e Enki onde é possível ver a confiança sendo construída aos poucos.

Adicionalmente, também é possível ver a evolução do mundo e pessoas de acordo com suas ações, suas crenças e seus medos. Isso tudo deixa o mundo de Kian muito rico.

Flintlock The Siege of Dawn é bem bonito

Ao jogar essa demo de Flintlock The Siege of Dawn eu fiquei positivamente impressionado. Em primeiro lugar, apesar dos bugs esperados dessa build, eu consegui jogar em uma média de 90 frames com tudo no ultra na minha RTX 3070 em resolução 2K e com DLSS em qualidade. Ou seja, ele não aparenta ser um jogo pesado, embora precise de uma clara otimização.

O mundo de Kian é muito bonito. Aqui temos uma pegada mais medieval com cenários lineares. É importante dizer que embora tenhamos algumas clássicas conexões de trechos dos cenários, essa parte de game design não é tão contundente. Aqui somos apresentados a uma liberdade maior de exploração aproveitando pulos, dashes e os poderes de travessia de Enki.

Em seguida, pude ver alguns biomas que são bem distintos entre si. Logo no início estamos em uma trincheira lembrando um cenário da Primeira Guerra Mundial, para em seguida invadimos um castelo em chamas. Depois passei por regiões montanhosas, cidades e até em uma espécie de plano astral. Tudo é rico em detalhes.

O que não acompanha a beleza visual são as modelagens dos personagens que parecem ser de uma geração atrás. Mas no meio da ação e exploração, isso impacta menos. E por falar em personagens, todos são completamente dublados e a trilha sonora que acompanha sua aventura, é muito competente.

Um gameplay muito ágil e completo

E agora vou falar do que pode ser ou não polêmico, o gameplay de Flintlock The Siege of Dawn. Honestamente, eu me diverti muito. Para os jogadores mais hardcore, é possível aumentar a dificuldade. Mas jogando no normal, tive alguns desafios interessantes.

Como é esperado no estilo desse jogo, iremos ter combates contra inimigos onde cada um tem um padrão e um descuido pode ser mortal. Nor irá ter um ataque simples, um ataque com arma, esquiva e dash. E a primeira grande nota a ser feita é que Flintlock The Siege of Dawn não possui barra de estamina. É possível bater ou esquivar infinitamente. Isso dá uma agilidade muito interessante para os combates.

Aqui contamos com uma árvore de habilidade que se divide em três vertentes:

  • Parte física – Na parte física/de armas, poderemos liberar habilidades para melhorar seu ataque base como por exemplo, um ataque carregado.
  • Pólvora Negra – Aqui, a pólvora negra é um recurso necessário que pode ferir até os deuses. Com isso, é possível utilizar essa “magia humana” para melhorar as habilidades de exploração de Nor.
  • Magia – por fim, temos a real magia que é derivada de Enki. Aqui poderemos melhorar tanto seu ataque especial como diversos benefícios.

E ainda há mais…

E ainda há mais dois detalhes interessantes que não posso deixar de falar. O primeiro é que Enki funciona como uma extensão de você. Ele pode soltar uma magia que irá “carregar” o inimigo. Isso fará com que ele fique frágil e que você possa finalizá-lo em seguida. Adicionalmente, ele possui um especial de área que invoca uma espécie de tempestade onde todos inimigos levam muito dano.

E o outro ponto é no esquema de experiência. Antes de mais nada, caso você morra, irá perder o XP e terá uma chance de recuperar essa experiência perdida caso retorne ao ponto da morte. Mas o interessante aqui é que existe uma constante tentação para aumentar seu XP.

Além de ganhar experiência ao matar um inimigo, você pode optar em não resgatar esse XP e ir acumulando ele. Adicionalmente existe um multiplicador percentual desse seu XP que está ligado às suas ações. Portanto, um inimigo que dá 100 de XP, pode acabar dando 150 dependendo da esquiva, counter, magia e mais que fizer. E isso pode se acumular até dobrar ou ainda mais.

Mas claro, se sofrer algum dano, irá perder isso tudo. É sempre muito tentador tentar aumentar a porcentagem total de XP que receberá.

E logicamente, cada inimigo tem um padrão próprio, forças, fraquezas, escudos, habilidades e mais. Toda essa complexidade faz Flintlock The Siege of Dawn ser bem técnico.

Conclusão do preview de Flintlock The Siege of Dawn

E chegando ao fim deste longo preview, posso dizer que me surpreendi com Flintlock The Siege of Dawn. Eu particularmente separo o gênero Soulslike em desnecessariamente difícil, desafiador e em divertido. Certamente temos aqui um jogo que bebe muito nas bases deste gênero, mas que foca em sua exploração e agilidade trazendo uma experiência mais leve.

Eu que não esperava tanto do jogo acabei me apaixonando por ele e mal posso ver a hora de jogá-lo em seu lançamento. E claro, como estou falando de uma demo disponível para todos, pode ir jogar e se divertir sem medo!

Flintlock The Siege of Dawn tem previsão de ser lançado ainda em 2024 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC, incluindo Xbox Game Pass.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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