A AMD está intensificando seus esforços no desenvolvimento de GPUs de próxima geração UDNA 5, com foco em aprimorar suas capacidades de ray-tracing. Patentes registradas nos últimos dois anos indicam que a empresa busca se equiparar à concorrência, especialmente à NVIDIA, em termos de desempenho em ray-tracing. A arquitetura “UDNA 5” da AMD será central para essa estratégia, com destaque para a gestão de BVH (Bounding Volume Hierarchy) e técnicas de compressão para otimizar o uso de hardware.
Além do mercado de PCs, a AMD também foca em melhorar o desempenho de ray-tracing nos consoles PlayStation da Sony, buscando oferecer maior FPS sem sobrecarregar o hardware. As patentes sugerem que a AMD pode alcançar desempenho semelhante ao da linha Blackwell da NVIDIA, em um movimento que tem sido chamado de “momento Maxwell” para a empresa.
Entre as inovações mencionadas nas patentes, está o gerenciamento de BVH, que envolve a compressão de instâncias delta para reduzir o uso e a sobrecarga do CPU. A AMD também está explorando o aprimoramento da travessia de raios e interseções, que são essenciais para determinar quais objetos gráficos devem ser renderizados.
Com o projeto Amethyst da Sony, a AMD planeja desenvolver soluções avançadas de path tracing, possivelmente utilizando renderização neural para competir com a tecnologia ReSTIR da NVIDIA. Esse avanço no ray-tracing promete beneficiar os consumidores, oferecendo melhor desempenho e novos recursos nas GPUs de próxima geração.
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