PC 2 min de leitura

Intel revela plataforma de CPU Panther Lake

Pedro Nogueira ·

A Intel apresentou oficialmente a plataforma de CPU Panther Lake, parte da família Core Ultra Series 3. Durante o evento Tech Tour 2025, foram divulgadas as arquiteturas de CPU, GPU e NPU de próxima geração. Os processadores Panther Lake são projetados para serem escaláveis, utilizando a tecnologia de embalagem avançada Foveros e apresentando diversos tiles, como Compute, Graphics e Platform Controller.

Nvidia e Intel anunciam parceria de $5 bilhões

Os processadores Panther Lake continuam a tendência de arquitetura híbrida, introduzida com Alder Lake em 2021. A nova série inclui núcleos Cougar Cove P-Cores, Darkmont E-Cores e Darkmont LP-E cores, todos baseados no nó de processo 18A. A arquitetura Cougar Cove P-Core traz melhorias significativas em desambiguação de memória, capacidade de TLB e previsão de ramificação, enquanto a arquitetura Darkmont E-Core oferece maior capacidade de previsão e melhorias de desempenho.

Siga no TelegramReceba as principais notícias direto no seu Telegram.
Entrar no canal

Em termos de suporte a memória, os processadores Panther Lake são compatíveis com padrões DDR5 e LPDDR5, suportando velocidades de até 9600 MT/s para LPDDR5 e 7200 MT/s para DDR5. A Intel também introduziu o NPU5, que oferece melhorias em eficiência de área e otimizações para diferentes formatos de IA, como INT8 e FP8.

Os processadores Panther Lake estão disponíveis em três configurações de die, oferecendo flexibilidade para diferentes necessidades de desempenho e consumo de energia. Além disso, a plataforma traz atualizações em conectividade sem fio, como suporte ao Wi-Fi 7 R2 e melhorias no Bluetooth LE Audio.

Aproveite também nossas melhores ofertas de jogos digitais em parceria com a Nuuvem! Confira os links abaixo para encontrar descontos incríveis:

Página principal da Nuuvem
Descontos para PC
Gift Cards para PlayStation
Descontos para Xbox
Descontos para Nintendo

NewsletterReceba as últimas notícias de games no seu email.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race. Saudades de quando jogos focavam em ser bons jogos.

Deixe um comentário