Americanos surpreendem e vencem a Capcom Cup 2016 de Street Fighter V
Quem acompanha o mundo das lutas virtuais sabe o quão forte são os jogadores asiáticos. Eles não apenas dominam um ou outro jogo específico, mas sim todo o cenário. De jogos mais nichados como Blazblue até os super famosos Street Fighter e Mortal Kombat, lá estão os asiáticos no topo do pódio. Não raro é vermos chaves com os oitos melhores jogadores que disputarão uma etapa final formada por apenas jogadores orientais. Dentre chineses, coreanos, japoneses etc., os japas são os campeões em títulos. Lendas como Daigo, Tokido, Momochi e outros são figuras certas no topo das competições.
Porém, em 2016 tudo mudou. Até então participando apenas de maneira coadjuvante, os americanos roubaram a cena e simplesmente fizerama final de um dos torneios mais famosos no mundo das lutas: a Capcom Cup. E não foi pouca coisa. A final do torneio aconteceu em meio a Playstation Experience, mega evento promovido pela Sony no qual apresenta suas principais novidades para o mercado. E lá estavam NucleDu e Ricki Ortiz, uma das poucas mulheres a chegarem tão longe em uma competição esportiva de jogos de luta.
Apesar dos favoritos da competição serem da Ásia, foi a América do Norte que dominou a Capcom Cup. NuckleDu e Ortiz dominaram a chave dos winners e se encontraram nas finais. Ao final, NuckleDu foi o grande vencedor. Mas o grande feito da noite não foi de somente uma pessoa, mas sim dois americanos que roubaram a cena e o troféu de uma região acostuma às conquistas e à dominação completa.
Terá sido esse um fato isolado, uma “zebra”, ou é o início da história dos EUA nos torneios de luta? Deixe sua opinião nos comentários.