A gigante do hardware AMD, famosa principalmente por seus processadores e placas de vídeo de qualidade, anunciou hoje em nota liberada à imprensa que a tecnologia FreeSync 2 está em desenvolvimento. A empresa promete que os monitores com a nova iteração da tecnologia terão baixa latência, pixels com alto brilho, excelente nível de preto e uma alta gama de cores para mostrar conteúdo HDR. Além disso, todos os monitores com FreeSync 2 terão suporte para compensação de baixa taxa de quadros (LFC), para uma experiência HDR plug-and-play, em que não são necessários ajustes com o software do monitor.
Atualmente, formatos HDR foram desenhados primariamente para conteúdo em filme para televisão com mapeamento de tom feito pelo monitor, o que geralmente leva à uma latência maior do que aceitável para jogos no PC. A nova API da AMD para FreeSync 2 promete oferecer uma alternativa de baixa latência que muda a carga de trabalho para o pipeline da GPU Radeon, permitindo ao jogo mapear o tom diretamente para o display a luminosidade, contraste e espaço de cor alvo. A tecnologia Radeon FreeSync 2 também oferecerá 2 vezes mais brilho e volume de core comparado à sRGB.
Na nota, a Samsung também se pronunciou como parceira da AMD no desenvolvimento da tecnologia. “Nós sabemos que os jogadores merecem o melhor em experiências de jogo fluidas, e estamos animados em ver a AMD melhorar ainda mais essa tecnologia,” diz Andrew Sivori, vice-presidente, Marketing de TI para o consumidor da Samsung, “O FreeSync 2 combina os pixels mais ricos e de alta qualidade providos pelo HDR, com jogos sem engasgos ou quebras. Estamos felizes em colaborar com a AMD para implementar a tecnologia FreeSync 2 nos displays de produtos Samsung no futuro próximo.”
FreeSync e FreeSync 2 irão coexistir para oferecer uma variedade de displays avançados para gamers. Todas as GPUs Radeon compatíveis com Freesync irão suportar a tecnologia FreeSync 2, incluindo a série Radeon RX de GPUs baseadas na arquitetura Polaris que também suporta DisplayPort HBR3 e permite resoluções UltraHD acima de 60Hz.
A tecnologia FreeSync 2 estará disponível para o público ainda no primeiro semestre de 2017.