Recentemente, publiquei uma matéria que deu polêmica. Afirmei com alguns dados que a Microsoft precisa fazer sua melhor E3 esse ano e mostrar jogos se quiser continuar na disputa pela liderança do mercado de games. Na matéria eu afirmei que Hardwares novos não são úteis para ganhar vantagem de mercado e um videogame mais potente, como o Scorpio, por si só não ajudaria a empresa americana a diminuir sua diferença de mercado frente à gigante japonesa. Para confirmar novamente a minha tese, um estudo americano realizado pela Nielsen acaba de confirmar que quase ninguém está interessado em comprar os novos videogames.
Nos Estados Unidos, um dos principais mercados de games e, principalmente, dos novos hardwares, os gamers que respoderam a pesquisa e sabem sequer da existência do PS4 Pro se resume a 27% e no caso do Scorpio, apenas 14%. Esses números caem para 21% e 11%, respectivamente, no resultado de público geral e para ínfimos 9% e 3% no resultado de não-gamers.
No quadro abaixo vemos em gráfico a intenção de compra dos consumidores americanos separados em gamers e público geral:
Como podemos ver, por enquanto, ainda é o PS4 e o PS4 Pro que mais interessa os americanos em uma possível compra futura. De qualquer maneira, independente de Sony ou Microsoft, o mercado mais importante de games não está muito interessado nos novos hardwares. Repito: a Microsoft pode dar um tiro pela culatra fatal se ficar focando apenas no novo console. Mas até lá, vamos torcer para que a empresa americana venha com grandes e boas novidades e títulos quentes para o final de 2017 e 2018.