NOTICIASOriginaisPLAYSTATIONPS4

O domínio total e improvável do PS4 no mercado de games

Antes de mais nada, é importante dizer que essa matéria não irá fomentar de maneira alguma a guerra de consoles ou então fazer um comparativo entre o PS4 e Xbox One. Mas, através de muito trabalho e marketing, o PS4 cada vez mais domina o mercado de uma forma que você talvez ainda não tenha percebido.

Novembro, 2013. Esse foi um mês animado para o mundo dos games, pois a oitava geração de consoles foi lançada. De um lado tínhamos um PS4 com um preço acessível, mas com poucos jogos e do outro tínhamos um Xbox One mais caro, mas com mais jogos exclusivos (bem mais jogos, diga-se de passagem). E por outro lado, tínhamos um Xbox One que sofria com seu péssimo marketing pré lançamento e um PS4 que era um console feito para os desenvolvedores, afinal o PS3 foi um pequeno desastre nessa área e recebeu muita reclamação dos desenvolvedores.

Pois bem, desde o lançamento de ambas plataformas, o PS4 vem acumulando números impressionantes de vendas, mas isso não importa e nem iremos discutir. Com a revelação do trailer de Far Cry 5, um jogo multiplataforma feito pela Ubisoft, algo me veio a mente e confirmou uma suspeita minha. O PS4 dominou o mercado em todos os lados. Antes de mais nada, vejamos o trailer oficial de revelação de Far Cry 5.

Viram o primeiro segundo? Quem tá lá? Sim, Playstation. E mais aonde esse símbolo está? Em trailers como Call of Duty WWII, Destiny 2, Battlefront 2 (e olha que a EA tem parceria com o Xbox One com o EA Access) e muito mais. E, pasmem, um rumor forte apareceu que o FIFA 18 terá a mesma parceria com o PS4, abandonando o Xbox One. Não só isso, mas aonde que estamos esperando o grande e antecipado Red Dead Redemption ser revelado? Na conferência da Sony na E3 2017. Não somente vemos essa mensagem em muitos jogos, mas ao atender diversos eventos, E3 e BGS por exemplo, podemos ver que os expositores usam o PS4 para demostrar seus jogos e demos. Por minha experiência, eu diria cerca de 80% dos expositores usam o PS4 ao invés de um Xbox One. Ainda ficando nesse certame, posso mencionar que o Xbox tem essa parceria de jogos, com jogos da Bethesda, porém, não me recordo de outra empresa além dessa.

Através disso podemos fazer algumas análises.

Desenvolvido para os desenvolvedores

Se recordam que no início falei que o PS3 foi problemático para os desenvolvedores? E que o PS4 foi desenvolvido em conjunto com os desenvolvedores? Isso se mostra nesse domínio mencionado. Além de mostrarem seus novos jogos com o simbolo estampado do PS4, eles tem facilidade em fazer suas demos para o PS4. Um exemplo que podemos dar é de quando fomos convidados a visitar a 2K nos EUA. Ao jogar a demo de Mafia 3, ainda em desenvolvimento, sabe aonde jogamos? Sim, no PS4.

Já repararam quando fazem um vídeo de backstage mostrando a equipe de desenvolvimento falando do jogo? Bem, na próxima vez reparem aonde estão jogando o demo/alpha/beta deste jogo. Se pensou no PS4, você acertou.

O melhor lugar para jogar

Ao longo desses 4 anos, a Sony sempre teve uma mensagem de impacto. Inicialmente ela começou com o “4 the players” (para os jogadores). Agora ela fala “The best place to play” (o melhor lugar para jogar). Ou seja, o recado de marketing que a Sony está dando é: Aqui é o melhor lugar para você jogar e foi feito para você! *É possível que eu tenha invertido a ordem das mensagens, mas a ordem não importa nesse caso.

Embora para os mais conhecedores isso seja uma bobagem e nada mais do que uma simples frase, não é assim que o mundo funciona. Muitos jogadores são amadores e tem dúvidas bem básicas. Além disso muitos pais desconhecedores desse mundo de vídeo game serão os responsáveis por comprar um jogo ou um console para seus filhos. E bem, se existe um sistema bem conhecido, líder em vendas e onde aparece em todo lugar, certamente ele será o alvo da compra.

Jogue no Playstation e ganhe mais

Agora vamos voltar ao primeiro segundo do vídeo de Far Cry 5, o símbolo do Playstation. Não só a Sony fala que o PS4 é o melhor lugar para você jogar, mas os jogos anunciam isso. Imagina só o impacto dos grandes jogos do mercado apresentarem o simbolo PS e falar que ao jogar nele você terá benefícios. DLC’s exclusivos. Novo conteúdo que chegará antes no PS4 e muito mais.

Então, tecnicamente, temos o mesmo produto em 2 lugares. Porém, em um deles, você receberá mais conteúdo e  de forma antecipada.

Olhe os reviews….

*Ponto adicionado após liberação da matéria*

Como muito bem notado e lembrado por nosso leitor “Zel Jiruta“, é possível ver esse domínio na mídia especializada como um todo. Repare nos reviews oficiais de grandes sites como IGN, Gamespot, Kotaku e outros qual é o console que estão usando? Se eles não falarem qual é o console, é possível reparar pelos botões que aparecem na tela como Triangulo, quadrado, bola versus o X, Y, A e B.

Claro que você poderia falar: Mas ai cada um tem seu console e faz aonde pode. Essa é uma meia verdade, mas as empresas acabam dando os consoles para as empresas, ou seja, o PS está mais presente e com mais força do que o Xbox One.

A fórmula para o sucesso

Após juntar essas peças e ver como o mercado está reagindo, podemos ver que a Sony conseguiu com o PS4 um domínio muito maior do que números de vendas, mas sim uma parceria e influencia em todas as etapas da cadeia de processo. Eles tem fortes parcerias com os desenvolvedores, presença dominante em todas as feiras especializadas, conteúdo exclusivo para diversos jogos e um marketing que atinge todos.

Com isso em mente podemos ver que o PS4 é um incrível case de marketing e uma aula de como dominar um mercado muito além dos olhos dos usuários normais. As discussões de hoje nos grandes grupos de jogos é sobre um jogo exclusivo que sai para A ou pra B. Ou então que um jogo sai a 1080p em uma plataforma e 900 em outra, ou então sobre o novo 4K. Colocando isso numa balança, o público perde tempo em discussões infrutíferas enquanto, cada vez mais, o PS4 se consolida no mercado por outros meios.

Graças a estratégia, marketing e parcerias, o PS4 fez uso de todos os livros teóricos de administração, marketing, análise de mercado e lidera o mundo dos games muito além de “somente” jogos e exclusivos.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

5 Comentários

  1. Excelente análise. Outra coisa, em vídeos de reviews, walktroughs, demos etc. Conte em quantos o jogo lhe pede pra pressionar triângulo, quadrado, bola ou X, em comparação com aqueles em que os comandos são Y, X, B e A.

    P.S. Tenho XB1 e PS4 e acho essa história de lado azul ou verde da força, uma tremenda babaquice.

    1. PERFEITO! Esqueci completamente dessa parte dos reviews, é mais um ótimo ponto, vou até adicionar isso. E também sou/somos contra essa babaquice de guerra de fanboys. Na real o domínio de um mercado por uma única empresa nunca é bom.
      PS: Também tenho o XB1 e PS4

  2. Passei a seguir vocês há pouco tempo e hoje é meu site favorito de notícias e análises de games. Parabéns. A propósito, o podcast pré E3 tá fud€r0$0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo