Agora é oficial. A Konami realmente perdeu as licenças de clubes brasileiros como Vasco da Gama, São Paulo, Fluminense, Chapecoense etc. As desconfianças vieram após o lançamento da DLC 2.0 que, até a véspera de seu lançamento, era aguardado justamente o contrário: novas faces criadas, novos times licenciados e muito mais. Porém, o que se viu foi um retrocesso, deixando alguns poucos clubes totalmente licenciados em PES 2018.
A informação foi confirmada no próprio site da Konami, como você confere na imagem abaixo e diretamente no site de PES 2018. Quem deu a notícia em primeira mão foi o bom site Tem Futebol.
Na nota, logo abaixo da matéria de divulgação da DLC 2.0, podemos ver o texto em inglês: “Due to license and image rights limitations, player names and likeness have been updated from a few Brazilian clubs such as São Paulo, Vasco da Gama, Fluminense and Avaí. We sincerely apologize for the inconvenience and greatly appreciate your understanding and support”.
Traduzindo, seria algo como: “Devido a limitações de licenças e direitos de imagens, os nomes de jogadores e seus aspectos físicos foram atualizados (retirados, no caso) em alguns clubes brasileiros como São Paulo, Vasco da Gama, Fluminense e Avaí. Nós sinceramente pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos pela compreensão e pelo apoio”.
A notícia cai como uma bomba na comunidade brasileira. Justamente quando parecia que PES avançaria pela América Latina com o licenciamento das ligas brasileira, argentina, chilena, peruana etc. Preocupa o fato de justamente o Vasco da Gama, que é parceiro oficial da Konami e tem um estádio licenciado no jogo e o ex-craque Romário vindo como lenda no próprio jogo, ter seus jogadores serem descredenciados.
A Konami Brasil, através de seu gerente André Brozoni, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Ainda não se sabe se e quando os jogadores que foram descredenciados retornariam ao jogo. O fato é que a notícia impacta justamente um dos países onde mais se vende PES no mundo (o Brasil).
Realmente RIDÍCULO isso! O que quero saber, é se eu desinstalando o jogo, consigo ter de volta o game com as devidas licenças…
ss
Bem isso é uma pouca vergonha com o consumidor q gosta de jogar o pés com seu clube de coração . Eu gosto do Vasco mas não tem graça com time genérico não compro mais o jogo esse ano