A série Pro Evolution Soccer tem um desafio gigantesco: reconquistar o espaço perdido nos últimos anos. E parece que bons ventos vêm por aí. O primeiro indicador veio da notícia de que a versão gratuita do jogo (PES 2018 Lite) vendeu 35% mais do que a gratuita de PES 2017. Além disso, ao que tudo indica, as vendas de PES 2018 estão caminhando bem, apesar da queda no número de vendas na Steam (menos 3,5% se comparado com o antecessor), como bem falou o We Brothers, maior site sobre PES no Brasil.
Analisando o bom VGChartz, site que registra as vendas de jogos em todo o mundo, nos dois primeiros meses de vendas de PES 2018 (apesar de estarmos em janeiro, o site atualizou seus números com as vendas de novembro). Portanto, se pegarmos o mês de lançamento de PES 2018 (setembro) e olharmos o mês atual do agregador (novembro) veremos que em dois meses o jogo vendeu cerca de 500 mil cópias. E ainda faltam os números de dezembro, que sempre sobem por conta do Natal e, posteriormente, das promoções de começo de ano.
Os números seriam ainda mais animadores se PES 2018 oferecesse a opção de se usar os famosos Option Files, que nada mais são do que customizações que você pode fazer no jogo usando dados de arquivos de fora do videogame. Resumindo: é possível colocar as camisas reais dos times que PES não tem licença, como toda a Liga Inglesa e a Liga Espanhola. “Só” as duas ligas mais importantes do futebol atual. Infelizmente não é possível fazer essa customização nos consoles da Microsoft (Xbox Box 360 e Xbox One). Já tentamos descobrir, mas ninguém explica ao certo de quem é a culpa. A Microsoft fala que a culpa é da Konami, que por sua vez fala que a culpa é da Microsoft.
O fato é que PES vendeu módicas 60 mil cópias para o Xbox One e cerca de 10 mil no Xbox 360 e no PC. Aliás, o PC era uma das apostas de guinada nas vendas da franquia, vide que essa é a primeira versão de PES que foi desenvolvida juntamente com as versões mais poderosas do jogo (como a para Xbox One e PS4). Porém, as vendas, como dito acima, estão mais baixas do que a de PES 2017.
Outra plataforma que ajudava muito as vendas de PES era o PS3. Porém, este ano as vendas estão baixas na geração passada e, inclusive, o gerente de PES na América Latina, André Brozoni, adiantou em primeira mão para o bom Última Ficha que essa seria a última versão de PES para a geração passada.
Em contrapartida, o PS4 vem jogando as vendas de PES 2018 lá pro alto. Para se ter uma ideia, em dois meses, já temos cerca de 70% do que foi vendido de PES 2017 para o console. Ou seja, é bom provável que PES 2018 venda mais no PS4 do que seu antecessor. Porém, os reais números só saberemos no resultado financeiro que a Konami divulgará em breve. Por enquanto, o PES Team está reunido, neste exato momento, no QG da Konami no Japão.