Guns of Icarus foi originalmente lançado em 2012 para PC e se fizermos um comparação aos jogos que estão no holofote, ele seria uma versão steampunk de Sea of Thieves. Depois de 6 anos no mercado, ele ganha uma versão definitiva para o PS4 chamada de Guns of Icarus Alliance, onde existe o cross play com PC. Curiosamente, ele acerta aonde Sea of Thieves falha, mas erra onde Sea of Thieves acerta. Confiram nossa análise.
Se preparando em um reino Steampunk
Para os que não sabem, Guns of Icarus Alliance é um jogo onde você, juntamente com outros jogadores, irá comandar um navio voador e irá entrar em diversos tipos de combate. O essencial será a comunicação entre os jogadores e que cada um cumpra sua função. Ao se unir em um mapa com até 4 navios comandados por jogadores, lá irá começar a luta pela supremacia aérea.
Porém, antes de pilotar e atirar de fato se faz necessário passar por um tutorial, escolher uma facção e muito mais. Antes de mais nada vale dizer que o tutorial é sim necessário para os iniciantes, pois existem funções pré definidas. Embora cada jogador possa fazer tudo, os jogadores específicos terão habilidades extras. Por exemplo, o piloto terá um especial na hora de pilotar, o engenheiro poderá consertar equipamentos e apagar o fogo e, por fim, o atirador terá munição especial.
Além de ter que escolher sua classe e fazer o tutorial, também será possível configurar sua nave e aonde ficará que tipo de arma dentre outras possibilidades. Isso fará com que a estratégia e preparação seja fundamental. Também será possível escolher uma facção logo de início que lhe dará roupas específicas, mas não é só isso. A cada período vão existir diversos desafios que você, juntamente com sua facção, terá que cumprir para ganhar diversos bônus.
O combate de fato
Após muita preparação e treino, finalmente vamos aos ares em Guns of Icarus Alliance. Depois de escolher um entre os muitos mapas disponíveis, será dada uma missão que poderá ser um mata mata, escoltar uma nave VIP, destruir bases e muito mais. Vale dizer que antes de iniciar a partida, será possível escolher entre uma partida co-op ou então uma PVP.
Para dar um ar de estratégia, o comandante ficará sempre ao leme coordenando sua equipe que terá que ficar revezando entre atirar nos inimigos, apagar fogo e consertar os motores, o balão, armas, etc. Além disso, não é somente atirar no inimigo. Existe o tiro para tirar a proteção da nave inimiga e o tiro para derrubá-la. Mais uma vez, friso a necessidade de ter estratégia e comunicação entre a equipe. E claro, aqui o piloto não terá que se preocupar em somente ir para os lados. Por estar pilotando uma nave no céu, terá que controlar a altitude também.
No geral Guns of Icarus Alliance me agradou no combate, embora tenha que admitir que muitas vezes eu fiquei perdido, pois muita coisa estava acontecendo. Era tiro para todos os lados, muitos inimigos, a nave pegando fogo e nós corríamos que nem baratas tontas. E também senti a falta de um gráfico melhor. Não estou dizendo que o jogo é feio graficamente, mas em certos momentos ele é simples demais. Como exemplo posso citar algumas texturas da nave e os modelos dos personagens que são completamente sem graça.
Cross play e problemas
Um dos grandes chamarizes de Guns of Icarus Alliance, é que ele tem cross play com os jogadores de PC. Então vamos iniciar em um jogo onde já existe uma comunidade que poderá te guiar. Não só isso, não existe o risco de ficar sem jogadores ou de ficar muito tempo buscando uma partida. Além disso, existe um chat de voz interno que funciona muito bem entre as plataformas e eu não tive nenhum problema de lag (e olha que estava jogando em um servidor americano).
Porém, nem tudo são flores e elogios. Por mais que a interação com o PC funcione muito bem, o jogo sofre um pouco com a otimização no PS4 (e não deveria, pois é um jogo de 2012). Durante as partidas que tive, pude notar quedas severas de FPS quando muita coisa estava acontecendo na tela (e aqui falo dezenas de naves na tela, o tiroteio comendo solto e sua nave quase explodindo). Também encontrei alguns bugs juntamente com os jogadores de PC. Algumas vezes era simplesmente impossível atirar ou reparar algo. Por mais que visualmente o equipamento estivesse lá, era impossível interagir com ele.
Conclusão
Guns of Icarus Alliance é mais uma opção interessante para juntar os amigos e se divertir, ainda mais pelo jogo custar 1/4 do valor de um jogo lançamento. Como falei no início, ele acerta aonde Sea of Thieves falha, mas erra onde Sea of Thieves acerta. Ou seja, Guns of Icarus Alliance apresenta muitas opções, combate intenso, NPC’s, muitas opções de missão e mapas, porém, ele falha na qualidade final do produto e apresenta problemas na performance.
{{
game = [Guns of Icarus Alliance]
game = []
info = [Lançamento: 01/05/2018]
info = [Produtora: Muse Games]
info = [Distribuidora: Muse Games]
plataformas = [PS4 e PC]
nota = [3/5]
decisão = [Para se divertir com os amigos]
texto = [Embora ele apresente alguns problemas]
texto = [temos um gameplay completo e um excelente preço]
positivo = [Cross play perfeito]
positivo = [Classes de personagens]
positivo = [Customização da nave]
negativo = [Bugs]
negativo = [Queda de FPS]
negativo = [Gráficos medianos]
}}



