Para os que me conhecem sabem duas coisas de mim, eu não gosto da ideia de franquias anuais (assim como vemos um Forza novo todo ano) e eu adoro jogos de corrida. E aos que acompanham o site, sabem que eu rasguei todos os elogios possíveis a Forza Horizon 3, chamando-o de um jogo perfeito (confiram aqui minha análise).
Quando anunciaram Forza Horizon 4, tive um misto de ansiedade e medo, afinal, como é que a Microsoft ultrapassaria a perfeição? Como é que ela iria inovar ainda mais no melhor jogo de corrida da geração? Eu tive a oportunidade de conferir o jogo durante esta E3, além de gravar um gameplay em 4k. Confiram abaixo meu preview mostrando se Forza Horizon 4 será mais um jogo ou se ele irá deixar todos de boca aberta.
Bem, a resposta não é tão simples. Por um lado é possível dizer que Forza Horizon 4 é extremamente parecido com Forza Horizon 3. Seu gameplay é tão impecável quanto e temos um mundo absurdamente lindo e detalhado. Ou seja, caso procure uma efetiva inovação no jogo ou um salto visual, não encontrará aqui (logicamente o jogo será mais impactante no Xbox One X). Mas isso é ruim? Depois de filosofar muito cheguei a resposta que não é ruim não! Afinal de contas, é um jogo absurdamente lindo com detalhes maravilhosos ao longo da aventura. Destaque para quando passamos em uma poça de água e o carro fica coberto com pingos. Realmente é um deleite visual absurdo. E dessa vez temos um visual mais denso com muitas árvores que advém do Reino Unido, onde se passará o jogo.
Sobre o gameplay, eu achei rigorosamente a mesma coisa. Mais uma vez, não vejo isso como um problema, pois o gameplay é perfeito para um jogo arcade. Super divertido com excelente dirigibilidade! A grande novidade fica para a mudança de estação onde o cenário muda completamente e em certo ponto muda a jogabilidade também. A maior mudança que notei foi durante o inverno onde o carro ficava pesado ao passar pelos campos cheio de neve. E claro, dependendo do carro e do estilo de corrida, ele poderá ser mais estável ou derrapar mais (como uma corrida off road, por exemplo). Não só o visual muda, mas podemos ver novos obstáculos ao longo dos cenários/pistas.
Por fim, fico feliz em poder dizer que teremos desafios super divertidos como vimos em Forza Horizon 3. Corrida contra barcos, motos, aviões também estarão presentes e muito mais. Isso é bom, pois acaba quebrando um pouco o ritmo e mostra algo realmente diferente.
Em suma, Forza Horizon 4 bebe da mesmíssima fonte de Forza Horizon 3 e as mudanças não serão tão evidentes. Felizmente, veremos uma nova região e ambientações que fará valer a pena a compra desse título quando for lançado no dia 2 de Outubro para Xbox One e PC via Windows 10. Como falei no início, é muito difícil superar a perfeição e felizmente a Microsoft conseguiu fazer pequenas modificações que fazem Forza Horizon 4 ser um jogo muito interessante.