Para quem não sabe, Octopath Traveler é o mais novo J-RPG lançado pela Square Enix e ele é exclusivo do Nintendo Switch. Nele, ao invés de montarmos nossa party e seguirmos atrás de um vilão em comum, nós temos 8 histórias distintas e você poderá completá-las na ordem que quiser. Porém, quando selecionar seu personagem principal, não poderá removê-lo. Ou seja, terá que escolhê-lo cuidadosamente, pois ele te acompanhará até o fim da jornada sem poder ser trocado por outro.
Confiram aqui nossa análise do jogo
Vale lembrar que Project Octopath está disponível na Loja Nintendo do Brasil com o menor preço do mundo: http://loja.nintendo.com.br
Com isso em mente, nós temos 2 motivações para escolher um personagem. A primeira seria por sua história e a segunda por suas habilidades. Primeiramente vou passar um breve resumo de cada personagem:
- Therion, o ladrão: Therion é um ladrão solitário que há muito tempo atrás teve um colega/amigo onde com ele poliu suas habilidades. Hoje ele fica vagando e sobrevivendo, até que ele ouve o conto de um grande tesouro em uma mansão. Após chegar ao tesouro, ele se vê obrigado a coletar os outros que estão espalhados pelo mundo.
- Ophilia, a clériga: Basicamente a Ophilia será a maga branca do grupo e irá focar na cura. A história de Ophilia começa desde sua infância quando vira a filha adotiva de um sacerdote importante e ganha além de um pai, uma irmã. Quando atinge a maioridade, ela opta por trilhar o caminho que sua irmã deveria trilhar para retirar o peso das costas dela em uma peregrinação.
- Cyrus, o erudito: Cyrus é um grande curioso e estudioso que quer viajar o mundo em busca de conhecimento. Após acontecimentos que vem muito a calhar, Cyrus resolve viajar o mundo atrás de um tomo muito antigo que fala de magia proibida. Ele será seu mago negro.
- Olberic, o guerreiro: Se você quer poder bruto, Olberic é seu personagem. Ele é um cavaleiro que há muito tempo perdeu seu rei e amigos. Após vagar por anos sem rumo, ele resolve ir atrás de um velho conhecido que causou a queda de seu rei. Uma história de vingança.
- H’aanit, a caçadora: H’aanit é uma caçadora muito habilidosa que espera seu mestre retornar de uma missão que já leva mais de um ano. Após receber “notícias” sobre ele, ela resolve ir procurá-lo no mundo.
- Tressa, a mercadora: Tressa é o clássico cenário de peixe grande em um aquário pequeno. Após ficar anos em uma pequena vila, ela percebe que ser uma grande mercadora e conhecer os tesouros e produtos de todo o mundo. Portanto, ela decide deixar seus pais e explorar o mundo.
- Primrose, a dançarina: Primrose é uma dançarina de uma cidade no meio do deserto. Ela atura diversos tipos de abusos e explorações somente para um dia ver e se vingar dos homens que mataram seu pai. Após conseguir novas informações sobre os assassinos ela deixa essa vida de exploração em busca de vingança.
- Alfyn, o boticário (uma espécie de alquimista): Alfyn é um boticário muito habilidoso que está sempre olhando para as pessoas de sua vila e as ajudando com suas doenças. Porém, por mais gentil que seja, ele quer sair da vila e melhorar ainda mais suas habilidades e ajudar todo o mundo.
Como podem ver, são histórias bem distintas. O importante é frisar que ao longo de cada história, o personagem evolui e amadurece com os acontecimentos, além de vermos diversos plot twists.
E agora vamos ao segundo ponto, as habilidades de cada personagem, sejam elas passivas ou as ativas.
Therion, o ladrão
- Armas: Adaga e espada
- Habilidades: Atacar com a adaga e roupar HP ou SP; Magia simples de fogo; Roubar um inimigo; Baixar ataque ou defesa do inimigo; Dividir seu SP com um aliado.
- Habilidade de mundo: Pode roubar itens dos NPC’s e pode abrir os baús roxos que tem maior recompensa
Ophilia, a clériga
- Armas: Somente cajado
- Habilidades: Healing simples e avançado para todos membros; Ataque de luz contra um inimigo ou contra todos inimigos; Melhora na defesa de ataque magico; Pode lançar a magia reflect nos aliados
- Habilidade de mundo: Ophilia pode chamar seguidores (NPC’s que ficam nas cidades) que poderão ajudá-la na batalha. Eles variam dos mais fracos aos mais forte.
Cyrus, o erudito
- Armas: Somente cajado
- Habilidades: Ataque de magia de fogo, gelo e raio; Ataque de magia duplo de fogo, gelo e raio (Ambos ataques acertam todos os inimigos ao mesmo tempo); Magia de análise do ponto fraco do inimigo.
- Habilidade de mundo: Ele pode interrogar NPC’s e descobrir segredos como itens escondidos, desconto no hotel, novas armas para venda e mais; Também possui habilidade passiva de automaticamente revelar um ponto fraco do inimigo no início de cada luta.
Olberic, o guerreiro
- Armas: Espada e lança
- Habilidades: Ataque contra todos de espada; Ataque único com lança; Ataque único de espada; Ataque aleatório de 5 a 10 vezes com a lança; Melhora no ataque; Melhora na defesa; Possibilidade de centralizar os ataques nele.
- Habilidade de mundo: É possível desafiar NPC’s para lutas. Isso pode abrir novos caminhos, ganha experiencia e pode resolver side quests.
H’aanit, a caçadora
- Armas: Machado e arco e flecha
- Habilidades: Ataque de forma aleatória de arco e flecha de 5 a 8 vezes; Ataque critico em um inimigo com o arco e flecha; Dano grande de raio em um inimigo; Ataque de arco e flecha em um inimigo sendo que dano não matará e ficará com 1 de HP; Ataque a todos inimigos de arco e flecha de 5 a 8 vezes; Melhora o dano critico e a precisão para todos por 2 turnos; Faz o inimigo atacar somente no final do turno por 2 turnos.
- Habilidade de mundo: É possível desafiar NPC’s para lutas. Isso pode abrir novos caminhos, ganha experiencia e pode resolver side quests; H’aanit pode capturar monstros (diversos por vez) e pode utilizá-los nas lutas.
Tressa, a mercadora
- Armas: Lança e Arco e Flecha
- Habilidades: Roubar dinheiro do inimigo; Dano de vento a um inimigo único; Dano de vento a todos inimigos; Recuperar vida própria + SP + cura status negativos; Doar 1 BP para aliado; Esquiva de 100% de um ataque físico; Pagar dinheiro para contratar ajuda na batalha.
- Habilidade de mundo: É possível comprar dos NPC’s seus itens (ao invés de roubá-los); De tempos em tempos ela irá achar dinheiro perdido no mundo e adicionará na sua conta.
Primrose, a dançarina
- Armas: Somente adaga
- Habilidades: Ataque de escuridão em um único inimigo; Ataque de escuridão em todos inimigos; Aumenta o ataque de um aliado por 2 turnos; Aumenta ataque elemental de um aliado por 2 turnos; Aumenta a defesa de um aliado por 2 turnos; Aumenta a velocidade de um aliado por 2 turnos; Causa um efeito aleatório no inimigo
- Habilidade de mundo: Primrose pode chamar seguidores (NPC’s que ficam nas cidades) que poderão ajudá-la na batalha. Eles variam dos mais fracos aos mais forte.
Alfyn, o boticário
- Armas: Somente machado
- Habilidades: Healing em um único aliado; Dano de gelo em um único inimigo; Cura um aliado de todos efeitos negativos e da imunidade por 2 turnos; Ataque forte de machado em um único inimigo; Envenena inimigo por 2 turnos; Revive um aliado incapacitado; Ataca todos os inimigos com um machado, o dano é inversamente proporcional a quanto HP você tem.
- Habilidade de mundo: Ele pode interrogar NPC’s e descobrir segredos como itens escondidos, desconto no hotel, novas armas para venda e mais; Durante as lutas ele pode juntar as ervas coletadas no mundo para recuperar vida, aumentar status e mais.
Afinal de contas, qual é o melhor personagem/time?
A grande verdade é que isso é uma resposta muito pessoal. Cada um tem um estilo de jogo único e irá preferir uma abordagem diferenciada. Para mim, o melhor time seria a caçadora, o guerreiro, a clériga e o mago negro. Porém, como comecei com o ladrão (e não posso removê-lo do meu time), eu acabei sacrificando a caçadora. Porém, tenho que dizer que a habilidade dele de abrir os baús roxos e de poder roubar os NPC’s já me adiantou em muito a vida durante o jogo.