A Square Enix lançou muito de surpresa o Final Fantasy XV Pocket Edition HD para todos os consoles. Inicialmente essa versão de bolso havia sido lançada somente para os celulares e sua proposta era trazer a história de Final Fantasy XV para todos com uma experiência limitada. Ao trazer para os consoles, eles acabam chocando com seu jogo principal, com exceção do Switch que não tem o jogo original. Será que esse lançamento valeu a pena? Confira abaixo nossa análise.
Confiram aqui nossa análise original
A Boyband está de volta
Se existe uma verdade constante na proposta de Final Fantasy XV Pocket Edition HD é que a história e os personagens do jogo estão todos lá, assim como os grandes acontecimentos. Mais uma vez embarcaremos na jornada do príncipe Noctis juntamente com seus amigos e guardiões Gladiolus Amicitia, Ignis Scientia e Prompto Argentum. Lá veremos o início icônico com o carro enguiçado, veremos o golpe que sofre do império em sua cidade natal e muitos momentos de exploração no mundo de EOS.
Além da história principal estar lá, temos parte da excelente trilha sonora, assim como os diálogos muito bem dublados. Ou seja, quem nunca experimentou o jogo e tem um hardware mais fraco, vale muito a pena pegar essa edição Pocket que te situa na história.
Ficou simples demais
É válido frisar que Final Fantasy XV Pocket Edition foi inicialmente lançado para celulares e que não seria possível manter o tamanho e a qualidade final de Final Fantasy XV por motivos óbvios. Mas ao trazer essa edição para os consoles onde temos o jogo original, fica clara a necessidade de comparação entre as versões.
Embora o baque gráfico seja gigante, ele não é o que mais incomoda. Claro, a cada cena da edição pocket eu revivia a mesma cena na minha cabeça quando joguei a versão principal em 2016. É notório que se perde expressões faciais, momentos tensos e muito mais. Mas também, é possível acompanhar a história de amizade entre os personagens e as intrigas que acontece ao longo da história.
O que acaba sendo mais afetado aqui é o mundo aberto que acabou virando um mundo linear. No jogo original nós temos uma experiencia de poder ir e vir para os lugares, parar o carro em diversos pontos, ficar upando (como todo bom RPG), uma série de minigames e por ai vai. Infelizmente na edição Pocket, isso tudo foi cortado e acaba afetando o core do jogo. Inclusive o excelente sistema de guardar XP para gastar no acampamento com uma comida a escolha que lhe dará bônus extra foi cortado. No final de cada dia você será forçado a acampar e fará uma comida específica sem qualquer poder de escolha.
O combate e a experiência no Switch
Verdade seja dita, o único lugar em que faz sentido comprar o jogo é no Switch, pois ele não tem o Final Fantasy XV de 2016. Pois bem, tenho uma má notícia, ele não está bem otimizado. No geral o jogo funciona muito bem, mas na hora da luta, a queda de FPS é perceptível e incomoda um pouco.
Por outro lado, eu gostei do que fizeram com o combate. Ainda é possível ver que as mecânicas principais estão lá. Claro, o dinamismo não existe mais, mas ainda é possível trocar de armas, ativar seu especial, fazer combos com seus amigos e até se teletransportar para um ponto de vantagem. Ou seja, a parte do combate está no jogo quase que completa, mas de forma simplificada.
Conclusão
A ideia de fazer Final Fantasy XV Pocket Edition para celulares é boa e funcional e de certa forma eu até achei legal trazer Final Fantasy XV Pocket Edition HD para o Nintendo Switch. Mas com os cortes/limitações do jogo e colocá-lo no PS4, Xbox one e PC, não faz o menor sentido. Já para o Switch pode ser uma compra interessante, tirando o fato de que o jogo sofre queda de FPS no meio da ação.
{{
game = [Final Fantasy XV]
game = [Pocket Edition HD]
info = [Lançamento: 07/09/2018]
info = [Produtora: Square Enix]
info = [Distribuidora: Square Enix]
plataformas = [Playstation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch]
nota = [2/5]
decisão = [Compre em promoção somente pro Switch]
texto = [Não faz sentido ter essa edição no mesmo console]
texto = [da versão original. Foque no Switch]
positivo = [História]
positivo = [Trilha sonora]
positivo = [combate]
negativo = [Mundo linear]
negativo = [Muito simplificado]
negativo = [Problemas de FPS]
}}
Na verdade. Eu já tinha no iOS e acabei comprando no Nintendo Switch. Esse jogo e ótimo no Nintendo Switch pois não existe a versão XV normal apenas a Pocket. A história e direta sem frufru. Sobre a queda de frame e lerdeza na hora das batalhas realmente existe. Mas não e culpa do console e sim do jogo mal otimizado. No iPhone Xs e no Motorola Z3 ocorrem esse pequeno atraso nas batalhas. Se for pesquisar no YouTube ele se matem sempre acima de 32FPS muito raro abaixar para 28FPS nos filmes e custcenes chega a 58FPS. E nos celulares ainda e pior. Então desconsiderem essa avaliação da queda de frame nas batalhas.