Hoje, 18 de novembro de 2019, foram disponibilizadas diversos artigos de análise do Google Stadia. Quem tem a assinatura do Stadia Pro, teve acesso antecipado à plataforma e já pode dividir conosco suas percepções. Infelizmente, para os entusiastas, muitos possíveis problemas que apontamos neste artigo e neste aqui se tornaram realidade. Confira abaixo um apanhado:
Pontos Positivos
Sem instalação
Foi quase unânime que a sensação de simplesmente apertar um botão e começar a jogar games enormes como Red Dead Redemption 2 é incrível. Sem a espera para baixar nada e nem o consumo de um HD, basta iniciar o game e jogar.
Joystick
Maioria das análises também foram bem positivas sobre o Stadia Controller. O joystick da Google agradou a quase todos. Ele encaixa bem na mão, tem uma boa disposição de botões e seus analógicos não ficam atrás da maioria dos controles de consoles. Além disso conta com teclas de atalho muito úteis, como a de tirar screenshots rápidas.
Loadings
Muito se tem ouvido sobre Loading Time desde que as primeiras experimentações com a próxima geração vieram à tona. PS5 e Xbox Scarlett prometem quase nenhum tempo de carregamento entre localidades, menus etc. garantindo uma experiência mais fluida. Porém, o Stadia saiu na frente e praticamente já está perto da geração 9 nesse quesito.
Pontos Negativos
Setup
Para uma plataforma que se diz destinada aos não-gamers o Stadia não foi lançado com um setup amigável. Por exemplo, é necessário ter o app Google Home e Stadia App para jogar na TV, além do Chromecast e o Joystick que precisa ser calibrado. A plataforma também conta com praticamente nenhuma personalização, e para comprar jogos, é sempre preciso usar o celular.
Funcionalidades
Dentro dos jogos não temos nem a opção entre performance ou qualidade visual, e o Stadia não oferece informação de uso de dados. Por fim, o “console” está atualmente sem nenhuma funcionalidade de comunidade, como troféus, buddy pass e outras que haviam sido anunciadas.
Performance
A maioria das boas críticas sobre a performance e qualidade da imagem no Stadia são provenientes de usuários com pelo menos 250 Mbps, ao contrário do afirmado pela Google: 35 Mbps. Estes abastados puderam jogar a maioria dos jogos em 4k e 60 fps com poucos problemas, porém com eventuais problemas.
Até mesmo quem tem uma internet de tamanha capacidade reportou que cerca de 20% de sua jogatina enfrenta problemas como travadas, queda de fps e de qualidade visual/resolução. Além disso, provas na internet de Lag de áudio, principalmente em cutscenes. Input Latency dividiu opiniões mas as críticas ficaram suaves, exceto os que jogaram em conexões fracas.
Here’s a Mortal Kombat Stadia cutscene recorded on my TV (sry for quality) so you can see the kind of stuttering and sync issues I’m talking about pic.twitter.com/OzmOPraZgh
— Paul Tassi (@PaulTassi) November 18, 2019
Para quem tem internet pior e mais especificamente 35 Mbps (o suficiente, de acordo com a Google) o Stadia é uma plataforma de jogos single player de baixa complexidade, haja vista que quase todos que experimentaram uma internet mais lenta tiveram experiências impossíveis com multiplayer ou jogos muito detalhados e ricos.
O Stadia demonstrou de fato consumir cerca de 20GB por hora para jogatinas em 4K o que, colocando em média 2 horas e meia por dia, pode decretar um consumo mensal de mais de 1 Terabyte. Prato cheio para lobby político de reintroduzir o limite de dados no Brasil e uma decepção para quem já mora em locais de pacote de dados limitados.
Jogos
Stadia Pro atualmente conta somente com Destiny 2, todos os outros 21 jogos disponível são pagos e por preço cheio. Atualmente o modelo de negócios não é positivo já que é preciso comprar os games separadamente. Ainda não absolutamente nenhum bom jogo grátis para a plataforma, como Fortnite por exemplo.
Conclusão
Ao que parece o Stadia ainda não é uma boa opção seja você gamer hardcore ou casual. Apesar do preço relativamente barato, ainda somos obrigados a manter uma internet cara em dia, sem limite de dados, um bom modem/roteador que não atrapalhe os dados.
Para se ter uma ideia a NET Virtua no Rio de Janeiro cobra mensalmente R$ 169,99 por uma conexão de 240 MBps, o que daria mais do que suficiente o preço de um console de geração corrente em um ano de uso.
Para jogar na rua então, nem consigo imaginar quando teríamos essa força, talvez no 5G?