
Pathfinder: Kingmaker Defetinitive Edition é um RPG baseado no universo do saudoso role playing Dugeons & Dragons, utilizando de todas as suas artimanhas em busca de deixar o gameplay o mais leal possível a uma experiência de alguém estar participando de uma mesa real do jogo.
O estúdio russo Owlcat Games já o havia lançado em 2018 para PC, mas agora chegou a vez da sua estreia no PS4 e Xbox One. Vamos conferir mais sobre essa épica aventura?
Uma jornada do começo ao fim em Pathfinder: Kingmaker Defetinitive Edition
Nas famigeradas Terras Roubadas, você terá uma missão de proteger o seu reino. Dependendo de suas escolhas, muitas coisas mudarão desde o começo, fazendo com que tenha uma experiência bastante única. No decorrer da narrativa, sua jornada tomará início e junto disso a caçada ao maldoso Stag Lord. Logo após derrotá-lo, seu personagem será recompensado com o título de Barão e responsabilidades com o reino. Dependendo de seu alinhamento e ações, o seu governo será reflexo disso tudo, então é bom sempre ter em mente se desejará ser um tirano, possuir um grande força militar, um reino em extrema pobreza ou de enorme paz.
O ponto alto da narrativa está na força de suas escolhas, fazendo com que aliados se mantenham contigo ou saiam da party, recrute novas pessoas, evite batalhas desnecessárias e etc. Deste modo, o level up não está presente apenas em matar inimigos. Teus atos que resolvem problemas com diplomacia também geram experiência.
Muitas rolagens de dados
O gameplay simula bem a sensação de estar jogando um RPG de mesa. O combate é totalmente por meio de rolagem de dados, fazendo com que isso influência em seu acerto, dano, resistência e afins.
Tem dois meios em que podemos jogá-lo:
- Deixar que sua equipe se movimente e realize ações automaticamente, contigo administrando quando bem entender.
- Selecionando as ações turno por turno.
Nos dois o efeito da rolagem de dados é a mesma, contudo, a primeira torna-se mais indica no inicio de jogo onde seus personagens são deveras fracos e ocorre constantemente de errarem golpes (isso torna as batalhas mais longas e exaustivas).
Para que você tenha maior noção sobre as rolagens, há uma opção que descreve todas as ações realizadas deste modo sabe quanto tirou em cada dado e razões que estão lhe atrapalhando, como posicionamento ou distância. Além disso, o jogo permite que você crie seu próprio personagem ou utilize um pré-construído.
A segunda opção é a melhor se você não tiver experiência com o sistema de D&D, uma vez que precisa ter cuidado nas escolhas de classe, raça, distribuição de pontos e afins quando constrói a ficha do seu personagem. Tudo influência em algo.
Falando em influência, em alguns momentos você terá que usar seu carisma, mentir, incentivar ou coisas do tipo. Isso também será na base de rolagens de dado. O ponto fraco disso é que não mostra visualmente essa rolagem acontecendo, sendo necessário que a gente receba apenas o resultado.
Simples, mas com detalhes valiosos
Os gráficos estão longe de serem algo de outro mundo, mas buscaram fazer bem feito os cenários com uma visão familiar daquela que temos de um mapa de RPG de mesa. Inclusive, o mapa-múndi é exatamente isso! Apesar que ele acaba facilitando que a gente se perca, pois informação de onde ir e vir acaba sendo ocultadas.
Em meio as jornadas temos sempre alguma música medieval e épica de fundo fazendo com tudo seja melhor aproveitado e mais imersivo. Quando caminha por muito tempo, seus personagens ficam cansados e é necessário realizar uma pausa para descansar. Se for dentro do mapa-múndi nada muda de fato, contudo, se o acampamento for realizado em alguma área podemos vê-lo em construção. Independendo da visualização, devemos colocar funções aos personagens de acordo com suas aptidões. Algum para caçar, outro para ficar de guarda, alguém pra cozinhar e etc. O sucesso deles também depende do bom e velho dado. Em meio ao acampamento vemos conversas e desenvolvimento de seu companheirismo.
Vale lembrar que Pathfinder: Kingmaker Defetinitive Edition é um port
Nem tudo são rosas nas Terras Roubadas, uma vez que Pathfinder: Kingmaker Defetinitive Edition se trata de um port de PC que veio para os consoles. Algumas vezes comandos falham ou temos maior eficiência em utilizar uma setinha guia para selecionar o que queremos, a própria tela do jogo tem tanta informação que é complicado guiar tudo com o controle. Constantemente temos a impressão de estarmos jogando algo num PC, pois a utilização dos botões não é bem aproveitada.
Isso não tira o brilho do game, contudo, se alguém tiver a oportunidade de jogá-lo no console ou PC, opte pelo PC, pois a sua experiência será mais completa visualmente e em questão de eficiência. Porém, se optar pela versão de console é bom saber que estará adquirindo o pacote completo, já que ele também vem todas as DLCs que foram lançadas nos últimos dois anos.
Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Pathfinder: Kingmaker Defetinitive Edition é um simulador de RPG de mesa
Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 6
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 8
7.4
Bom
Um bom jogo para amantes de RPG de mesa e perfeito para essa época de afastamento social. Aqui você pode reviver experiências em mesas de D&D, mas deve levar em conta que nem tudo é perfeito em questão de jogabilidade.






