Captain Tusbasa: Rise of New Champions é o jogo do consagrado anime e mangá Captain Tsubasa, conhecido no Brasil como Super Campeões, no qual conta a história de Oozora Tsubasa (Oliver Tsubasa na versão tupiniquim) que é um garoto que ama futebol e tem a bola como sua melhor amiga. Podemos acompanhar o seu desenvolvimento como pessoa e jogador de futebol, onde consegue grandes amigos, rivais e desafios sempre maiores.
O game, por sua vez, promete trazer toda a animação envolta do título original em ver o jovem Tsubasa realizando os seus dribles fantásticos e gols de tirar o fôlego. Será que PES e FIFA ganharam um rival?
A era de ouro do Japão
Captain Tusbasa: Rise of New Champions conta com dois modos história, o primeiro contando um pouco sobre Tsubasa e o segundo temos a criação de um personagem próprio e a jornada deste.
No modo história do jovem camisa 10 do Nankatsu, temos o arco do terceiro nacional juvenil onde temos a introdução de inúmeros personagens de peso, o retorno de alguns e os maiores desafios dessa parte da vida de Tsubasa onde ele está em busca do terceiro título nacional, mas terá que encarar inúmeros jogadores poderosos e o seu maior rival, Kojiro Hyuga (Kojiro Ruega na versão hu3hu3).
Vamos acompanhando a história com diálogos completamente dublados e partidas onde controlamos os membros da Nankatsu. Vez ou outra acontece de mostrarem uma cutscene em momentos pertinentes… Como se você fosse errar o gol com o Tsubasa, ele dá o Drive Shot (Chute de Trivela) e erra, pois ainda não o dominou. Esses momentos, mesmo que raros, fazem com que o jogador fique mais imerso no desenvolvimento da história.
Enquanto isso, no segundo modo, podemos construir o nosso próprio personagem numa das três escolas rivais da Nankatsu: Tohro, Furano ou Musashi.
A história gira em torno do arco do mundial juvenil, mas com adições importantes como um pequeno campeonato para selecionar quais jogadores vão participar do torneio. Dependendo de qual escola você opte, mudanças ocorrem na história, uma vez que o foco será dos jogadores deste time e mostrará como é o entrosamento deles ao mesmo tempo em que desenvolverá mais sobre seus capitães.
Em relação a história do jogo, os envolvidos por sua construção estão de parabéns, pois não deram um simples ctrl c + ctrl v no anime/mangá. Eles foram além! Trouxeram personagens novos para equilibrar o time, colocaram maior aprofundamento em outros que tiveram pouquíssimo destaque no conteúdo original.
Bola pra frente, em Captain Tusbasa: Rise of New Champions
A jogabilidade do jogo é bastante familiar aos demais jogos de futebol, onde temos um botão para chute e outros três para passes variados. Em adicional, também há botão para carrinho (dash se estiver com a bola) e corpada (drible se estiver com a bola).
Por mais simples que pareça, é necessário um bom domínio nisso para conseguir se destacar e sair vitorioso na partida. Se o oponente der carrinho, você consegue desviar com o drible, se ele der corpada será necessário um dash para escapar. É constantemente uma batalha de prever o movimento do seu oponente. E sabe o melhor? Não há falta. Você pode chegar metendo uma voadora os pés do seu oponente e fazê-lo dar um mortal carpado no ar por conta do impacto… Não há falta!
Não é só de violência que se vive o futebol. Em Tsubasa Captain todos os personagens possuem algum movimento especial, seja um chute poderoso, uma um passe certeiro ou algo assim.
Apertando o botão de chute e o segurando ao máximo, você realiza o chute especial de algum personagem. Kojiro Hyuga tem o seu Tiger Shot, enquanto Tsubasa usa o Drive Shot. E assim por diante. Cada chute tem suas individualidades como ter maior vantagem se for fora da área de gol ou ser mais difícil do goleiro defender se chutar em diagonal.
Todo mundo que acompanhou o anime se lembra da Dupla de Ouro do Nankatsu composta por Tsubasa e Taro Misaki (Carlos Misaki na versão BR), então saiba que há jogadas em duplas iguais as apresentadas no anime. Se apertar o botão de passe e segurá-lo ao limite, você realiza um passe especial. Se o personagem que for receber a bola combar com aquele que chutou, uma animação será mostrada e um passe certeiro pra chutar ao gol acontecerá.
Não somente em passes é possível essas combinações. Em chutes para marcar também há essa possibilidade, porém, é necessário ter um bom posicionamento com o outro membro de equipe.
Falando nisso, todos os movimentos especiais tem uma animação bem feita estilo os golpes especiais de Naruto Storm e afins.
Captain Tsubasa não é zoeira para não ter limites
Tudo na vida há limites, menos a zoeira. E como o título acima diz, essas jogadas especiais não são zoeira. Para limitar o uso destes “apelos”, o jogo criou uma barra de “garra” que serve como estamina dos jogadores. As ações em campos consomem garra, então administrar isso é o segredo para o sucesso.
O goleiro consome uma quantidade de garra para defender as bolas que vem em sua direção, deste modo se o goleiro tiver uma quantidade menor de garra do que o chute de seu oponente acontecerá da força da bola superar de sua defesa e forçar a entrada para o gol.
Os jogadores que ficam na zaga possuem movimento de bloqueio, usando o próprio corpo para parar os chutes especiais. Se eles não conseguem superar os chutes, ao menos diminuem consideravelmente a quantidade de garra depositada para que o goleiro seja capaz de segurar a bola.
Além da garra, há também a barra de “V-Zone” que vai preenchendo a medida em que você realiza roubadas de bola e dribles. Quando cheia, ao apertar o botão indicado na tela, você entra em V-Zone, aumentando os status de seus jogadores, enchendo a quantidade de garra e acelerando o potencializador de chute. É o “modo deus” do time.
Os goleiros possuem movimentos especiais que garantem uma defesa absoluta do gol, porém, é necessário consumir toda a barra de V-Zone. É um recurso que deve ser utilizado com bastante calma, uma vez que sua ofensiva é sacrificada para proteger o gol.
Modos Onlines de Captain Tsubasa: Rise of New Champions
Temos modos online para se divertir em Captain Tusbasa: Rise of New Champions. Iniciando pelo famigerado “contra”, em que escolhemos um time e podemos confrontar outros seja em multiplayer local ou online.
Contudo, o brilho vai para o modo Division Match onde construímos o nosso próprio “time dos sonhos” tendo em base três equipes pré-construídas. Com o tempo é possível conseguir novos jogadores, criar novas formações e afins.
Enquanto no modo single player, você customizava seu próprio jogador, neste modo você vai customizar o time dando um nome para ele, criando o emblema, personalizando os quatro uniformes (jogador, goleiro e versão alternativa de cada um) e organizando o posicionamento dos membros da equipe.
Sua equipe vai subindo de nível a medida que vence e cada vez mais ganhando destaque entre as outras. É realmente o seu caminho para ser um novo campeão.
Como todo bom jogo japonês, tem “entrosamento entre personagens”
É de praxe jogos japoneses colocarem um modo onde o seu personagem cria amizade e fortalece os laços com os outros para conseguir alguma conquista ou benefício. Em Captain Tsubasa não seria diferente, uma vez que seu jogador pode fazer amizade com outros jogadores (até de outros times) e aprender suas técnicas. Diferente dos outros jogos, você apenas precisa se destacar nas partidas e executar algumas tarefas como marcar 3 gols fora da área e coisas do tipo.
Há um pequeno evento para justificar como o seu personagem aprendeu aquela técnica… Seja observando o outro usá-la ou até mesmo aprendendo com tal personagem o chute principal deste.
O melhor é que tudo está dublado (em japonês) com legenda em português. Isso deixa tudo mais fluído e menos cansativo, já que pode colocar no automático e assistir como se fosse um episódio de anime com duração de 3 minutos em média.
Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um game épico
Se você é fã de Captain Tsubasa conseguirá sentir desde os primeiros momentos o quão épico é esse jogo. Ele busca fidelizar bastante os traços apresentados na versão mais atual do anime, da mesma forma trouxe todos os dubladores originais deste. Sem contar que a trilha sonora é memorável, fazendo com que o game tenha uma imersão bem maior. E não, não se trata de marchinhas de futebol, aqui temos instrumentais empolgantes do começo ao fim.
Como um profissional de design, algo que me encantou foram os layouts de tela presentes no jogo, tudo com um tom bastante moderno e bem planejado. Normalmente um jogo de anime busca construir isso se ambientando melhor no universo daquele anime em questão, contudo, desta vez Captain Tusbasa: Rise of New Champions foi além criando a sua própria identidade visual que não foge do tema, mas também é bastante bonita e agradável.
Há defeitos? Podemos dizer que sim.
Em Captain Tsubasa: Rise of New Champions quando o jogador perde a bola num passe, ele invés de correr direto para a bola fica um tanto “livre demais” e acaba aparecendo um João Bobo em meio do campo invés de ter uma “direção norteada para a bola”.
O juiz é bastante inexistente, servindo para marcar apenas impedimentos. Faltas? Não existem. Então alguns jogadores de jogos mais sérios do gênero podem estranhar isso ou até mesmo se frustrarem em ver carrinhos desumanos sendo aplicados a todo instante.
Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um baita jogo
Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 9
Modos de jogo - 9
9.2
Fantástico
A Bandai Namco acertou em cheio sobre a produção de Captain Tsubasa: Rise of New Champions, fazendo com que o jogo conseguisse expandir de forma gloriosa aquilo que já conhecíamos trazendo uma experiência nova para fãs do anime/mangá ao mesmo tempo em que se mantém leais ao conteúdo original. É um jogo que vale ser jogado por fãs de animes, Tsubasa, futebol e jogos no geral.