Quatro anos após o lançamento de Little Nightmares, a Tarsier Studios juntamente com a Bandai Namco retornam para entregar uma experiência ainda mais tensa em Little Nightmares 2.
Respire fundo, faça uma reza e confira abaixo nossa análise do jogo que nos impressionou do início ao fim.
Little Nightmares 2 será lançado no dia 11 de Fevereiro para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC via Steam. Um patch gratuito será liberado posteriormente para Playstation 5 e Xbox Series. A análise foi feita graças a um código cedido pela a produtora.
Little Nightmares 2 e seus novos pesadelos
A história em Little Nightmares 2 é o que menos importa. Em seu jogo de 5 fases, que pode ser terminado entre 5 e 6 horas, a proposta passada é de te deixar tenso do início ao fim com ambientações realmente macabras. E o jogo consegue isso com todos os méritos possíveis.
Cada fase foca em uma ambientação específica onde conecta tudo começando em uma floresta e acabando em uma cidade sinistra. Diferente do primeiro jogo em que estávamos em um único ambiente complexo, mas fechado, aqui temos uma clara evolução de cenários e temas.
O interessante dessa nova proposta é que existe mais espaço para focar nos temas fazendo-os serem completamente perturbadores. Como mencionei em meu preview, a primeira fase te coloca em uma floresta sinistra com um caçador que te persegue, enquanto a segunda fase te bota em uma escola macabra com alunos travessos e uma professora que você não vai querer conversar com ela.
E para não entrar em detalhes, posso mencionar que a terceira fase se passa em um hospital extremamente macabro. Em cada tema é tudo extremamente bem trabalhado e bem feito. Os inimigos te dão uma ansiedade real e a movimentação deles é assustadora. É um terror muito inteligente e bem feito.
Para ajudar nesta ambientação macabra, o jogo usa um esquema de luzes e sombras impecáveis. Com uma paleta de cores obviamente mais fechadas, é muito legal ver como os desenvolvedores da Tarsier Studios trabalharam bem essa questão de iluminação dando uma ambientação extremamente sinistra. Os personagens que já são assustadores por si só, acabam ganhando ainda mais impacto.
Muitas vezes eu sentia uma ansiedade real pensando em parar de jogar por um tempo para respirar e assimilar o impacto do que estava acontecendo.
Gameplay simples, mas envolvente
Little Nightmares 2 é um jogo focado na solução de puzzles e sobrevivência. Antes de falar do gameplay, é importante dizer que a engine foi refeita e isso traz uma melhoria imediata que afeta o gameplay: você revive extremamente rápido após uma morte.
Como o jogo é baseado em momentos de tensão e mostra uma fraqueza entre você e seus inimigos, você irá morrer muitas vezes até saber a ação correta a ser feita ou então como fugir daquela perseguição. Para tal, você irá morrer e aprenderá como agir corretamente com seus erros. Podendo reviver em poucos segundos, isso acaba não cansando o(a) jogador(a).
Agora falando do gameplay, a grande novidade é que temos dois personagens ao invés de um. A personagem Six, a menina de capuz amarelo, retorna do primeiro jogo, enquanto controlamos Mono. Isso faz com que tenhamos novas possibilidades de quebra cabeças em dupla.
Algo muito bacana, e que funciona muito bem, é que a IA de Six funciona de forma primorosa. Ela irá te guiar por diversos cenários e parecerá uma personagem real onde reage com os acontecimentos do momento. Dessa forma, você não se sentirá como se tivesse sozinho na aventura.
Além dos momentos em dupla, muitas vezes você estará sozinho escapando dos perigos ou então atacando os inimigos. O interessante do game design é que cada fase apresenta um novo item que irá abrir o leque de desafios. Por exemplo, na segunda fase você poderá utilizar o martelo para destruir alguns inimigos, enquanto na terceira fase você terá acesso a uma lanterna que paralisa os inimigos.
Tudo é muito bem feito dando um frescor a cada nova fase e sempre deixando o jogador envolvido.
O grande problema de Little Nightmares 2
Até nesta parte da análise de Little Nightmares 2, o jogo é quase perfeito, porém, existe um problema com ele.
Aqui nós temos uma câmera chamada de olho de casa de boneca, onde vemos cada cenário de uma certa distância e a câmera se movimenta para acompanhar o protagonista Mono. É absolutamente inquestionável que essa câmera funciona muito bem e dá uma excelente imersão, porém, muitas vezes você acha que está fazendo a coisa certa, mas a ação não é executada.
Isso eu já havia escrito em meu preview e o problema continua na versão final do jogo. Eu não sei dizer se é um problema da câmera onde a angulação complica visualizar algumas ações específicas com perfeição, ou então se o jogo tem um problema com a hitbox.
Acaba sendo extremamente frustrante você estar fazendo a ação correta, mas ela não funciona por um problema de perspectiva. Isso acontece eventualmente durante o jogo, mas quando acontece é muito chato.
Felizmente, isso não tira o brilho de Little Nightmares 2.
Conclusão
Little Nightmares 2 não era um jogo que pessoalmente estava esperando muita coisa, mas ao jogá-lo me surpreendi positivamente e morri de medo do inicio ao fim. Tudo é feito de forma maestral e a ambientação é absolutamente fantástica.
O problema real dele é que em alguns momentos você irá se frustrar ao fazer algo que está correto, mas terá que tentar mais de uma vez, pois a perspectiva da câmera irá te passar a perna. Felizmente isso é apenas um problema pontual e nada demais.
O grande questionamento para o jogador é se ele acha que vale investir R$159 em um jogo de cerca de 5 horas. A experiência é quase impecável e para os colecionadores de conquistas, será possível coletar novos chapéus e ecos que estão muito bem escondidos em cada fase dando um motivo para jogá-lo novamente.
Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Little Nightmares 2 te dará muito medo
Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 9.5
9.3
Fantástico
Little Nightmares 2 irá agradar aos fãs da franquia e dos que gostam de passar muitos momentos tensos escapando de pesadelos. A ambientação é sublime e cada fase é aterrorizante com sua própria temática.
Um Comentário