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eSport tem espaço para novos jogos?

Já faz alguns anos que o eSport está ganhando cada vez mais espaço na mídia, incluindo os canais de TV’s por assinatura, ao apresentar as partidas do CBLOL, por exemplo.

Hoje já temos grandes jogos e campeonatos já consolidados com premiações milionárias. Tanto o LOL como os campeonatos de DOTA são um dos mais velhos que conhecemos no meio do eSport. Enquanto LOL está se infiltrando cada vez mais no mercado brasileiro, DOTA não tem tanta penetração no mercado, mas conta com as maiores premiações em todo o cenário competitivo

Só para ter uma ideia de como a premiação é insana em DOTA, o The International 10 (campeonato de 2020) teve uma premiação total de mais de 34 milhões de dólares, ou seja, quase 200 milhões reais em premiação.

Isso obviamente atrai o mercado de apostas assim como nos campeonatos de esportes físicos, como o futebol. O clube do Flamengo, por exemplo, atual líder e postulante ao título do Campeonato Brasileiro de 2020, tem em sua camisa estampada o patrocínio do site de apostas sportbets.io.

Chancelando o mercado de eSports, nós temos a mesma movimentação tanto no mercado de apostas como de patrocínio. Por exemplo, os conhecidos clubes como MiBR e Ninjas in Pyjamas. Enquanto o clube brasileiro MiBR se destaca em Rainbow Six Siege e Counter Strike: Global Offensive, o clube sueco Ninjas in Pyjamas se destaca nos mesmos jogos, assim como o novato Valorant e o consolidado FIFA.

E isso levanta uma boa pergunta: Existe espaço para novos jogos de eSport?

A resposta para a pergunta acima é um grande: talvez. Logicamente não existe uma fórmula para conseguir fazer um jogo de sucesso. Um grande exemplo recente de um jogo que tinha tudo para dar certo foi o famigerado Cyberpunk 2077. Quem iria apostar contra esse jogo um tempo atrás? Absolutamente ninguém!

Inclusive, de acordo com a publicação feita pela Betway, site apostas em eSports, o desenvolvimento de um jogo tem altos e baixos e o resultado final pode ser imprevisível.

Mas dando exemplos mais factíveis para o mundo do eSport, é possível citar a gigante francesa, Ubisoft. Embora ela tenha consolidado com louvor o jogo Rainbow Six Siege nesse mundo competitivo, até hoje ela não conseguiu emplacar outro sucesso. For Honor, lançado em 2017, não chegou ao patamar em que Rainbow Six chegou. Outro exemplo da própria Ubisoft é o jogo competitivo de Battle Royale Hyper Scape. Mesmo sendo gratuito, ele simplesmente não teve a popularidade para se tornar algo realmente grande no cenário.

Mas isso não quer dizer necessariamente que o mercado competitivo está saturado. Como mencionado, a organização Ninja in Pyjamas tem um time oficial para o campeonato de Valorant. O jogo foi lançado em Junho de 2020 pela Riot e foi um sucesso imediato. Sendo super otimizado para rodar em PC’s mais antigos (como de costume da empresa) e trazendo um gameplay dinâmico inspirado em CS: GO misturado com poderes que lembram Overwatch. o jogo foi abraçado pela comunidade e virou um sucesso ainda em seu teste beta.

Leonardo

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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