PCANÁLISESREVIEWS

Análise: Nanotale – Typing Chronicles

Dedos rápidos e afiados

Desenvolvido pela Fishing Cactus, Nanotale – Typing Chronicles é um jogo que usa uma mistura boa de gêneros, possuindo um modo de jogo peculiar, no qual o jogador escreve para interagir com o mundo e sendo uma continuação do game Epistory.

Para ser realmente sincero, eu não joguei Episotry, então não estou 100% certo se é uma sequência direta ou não, mas mesmo compartilhando bastantes elementos em comum, Nanotale funcionou bem para mim como um jogo solo.

História

Em Nanotale você joga com Rosalind, uma jovem que comemora seu 18.º aniversário e sonha em se tornar uma arquivista. Durante o seu treinamento final para se tornar uma arquivista, Rosalind tropeça em uma parte corrompida da Floresta Ancestral e encontra uma raposa ferida. Após ajudar ela, Rosalind é levada pelo espírito da raposa se separando de sua casa e seu mentor.

A história é relativamente boa contendo bastante narrativa sobre os locais e quando mais o jogador avança na história mais claro fica o papel dela, no mundo, porém, o que brilha mesmo é os detalhes de quando o jogador cataloga as coisas que ele encontra no mapa, cada item catalogado novo (planta ou animal) adiciona à história geral ao seu redor. Fazendo o jogador se interessar mais sobre o mundo, que a história de Rosalind.

Nanotale – Typing Chronicles e seu gameplay único

Nanotale é um dos raros jogos que faz o jogador digitar durante o combate, exploração e às vezes conversas com NPC. Sempre que o jogador quiser interagir com algo, terá uma palavra destacada para ele poder digitar.

Exemplo: Nos combates, os inimigos possuem palavras próprias. Para atacar eles você precisa escolher uma delas e digitar ela corretamente. Dependendo da situação, caso o jogador se encontre cercado por monstros, com palavras grandes principalmente as palavras com acento, ainda mais que meu teclado é americano pode deixar o jogo extremamente difícil.

O jogador também pode interagir com diferentes partes do ambiente para resolver quebra cabeça ou descobrir mais sobre o mundo.

Acredito que o melhor uso dessa forma de gameplay seja a parte mágica do game. Ao longo da jornada, o jogador pode desbloquear diferentes elementos e modificadores para mudar a forma de como o feitiço age. E claro, para usar modificadores ou mudar de elementos o jogador precisa digitar eles, antes para em seguida digitar o alvo escolhido, mas mesmo possuindo alguns combos, como jogador precisa escrever o mais rápido possível para atacar os inimigos no final se torna mais fácil somente digitar a palavra do inimigo direto.

Exemplo combo: raio grande louco, raio grande rixa ou inimigos lentos, raio grande asco.

E mesmo parecendo um jogo bastante dinâmico, tem momentos que parece um pouco travado devida as telas de loading, mesmo após as áreas serem carregadas, o game possui quedas de framerate bruta (às vezes acontece durante os combates frustrando muito) e o esquema de movimento que por algum motivo utiliza as teclas ESDF para mover. Particularmente eu não me lembro de nenhum jogo que utilize esse esquema de comandos e ser forçado a jogar com ESDF me levou a muito erros no início, mas pelo menos as setas também funcionam.

Bugs

Bugs, muitos Bugs, rapaz quantos Bugs. Sem dúvidas é a pior coisa do game, palavras presas, movimento de personagem preso, atravessar o chão, etc. Diversas vezes tive que voltar para o menu para resolver eles, mas pelo menos ressurgi onde aconteceu o Bug não perdendo muito progresso.

Gráficos, Música e Áudio

O gráfico de Nanotale lembra bastante um livro de história, com modelos simples, mas com texturas que possuem bastante detalhes. Passando uma sensação agradável para os jogadores.

A música do game em grande maioria é fraca, mas dando um pequeno destaque para a música de combate que é boa. Mas o resto, infelizmente, acaba sendo extremamente padrão. Muitas vezes dava para ignorar completamente a trilha sonora e me perguntava se tinha realmente alguma música.

Já o áudio do game é bom com diversos detalhes neles, se encaixando muito bem aos cenários e os passos de Roseland neles.

Nanotale – Typing Chronicles vale a pena?

Nanotale: Digitar Crônicas apesar de ser interessante de sua maneira será um título de venda difícil para alguns jogadores devido a razões bem óbvias. Para os jogadores bem aventureiros e dispostos a tentar uma coisa nova e diferente do que estamos acostumados, Nanotale é um título encantador para eles causando uma pequena surpresa pelo seu estilo diferente.

Nanotale – Typing Chronicles está disponível via Steam.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação. Essa análise feita com uma cópia da versão de PC recebida pela produtora.

Nanotale – Typing Chronicles

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 7

7

Bom

Nanotale: Digitar Crônicas apesar de ser meio diferente e possuir diversos bugs consegue chamar atenção de sua própria maneira, para alguns jogadores Nanotale pode ser uma perdição devido os comandos diferentes, mas para os jogadores atenciosos e curiosos Nanotale é uma aventura perfeita para se passar o tempo com uma história simples, agradável e sendo bastante educacional na parte da escrita.

User Rating: Be the first one !

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade e Termos de Uso para saber mais.