In Sound Mind é o mais novo jogo de terror psicológico da Modus Games que te colocará na pele de um psiquiatra que verá os inúmeros medos e incertezas tomarem forma em um mundo sinistro. Se gosta de um excelente jogo de terror, confira aqui nossa análise de In Sound Mind.
A análise de In Sound Mind foi possível graças a uma cópia cedida pela produtora e estará disponível para PC e Xbox One no dia 28 de Agosto e para Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PS5 no dia 3 de Agosto. O jogo conta com legendas em PT-BR.
Diversas histórias em uma só
Em In Sound Mind você será o psicólogo Desmond que acordará na cidade de Milton Haven e verá que está tudo em pedaços. Sua missão será entender o que aconteceu na cidade e resolver esse grande quebra cabeça procurando respostas.
Esse preâmbulo é apenas o pano de fundo para uma história muito interessante e muito mais profunda. Por Desmond ser um psicólogo ele já ouviu inúmeras histórias e tratou as mais diversas pessoas e problemas. Para entender o que está acontecendo na cidade, Desmond deverá mergulhar nas histórias de antigos pacientes que de certa forma sofreram algum tipo de surto quebrando neste mundo e deixando sua marca.
Aqui In Sound Mind trabalha com maestria a sua história e sendo acompanhado de uma excepcional dublagem dos personagens (em inglês). De um lado temos uma misteriosa voz que irá lhe ligar inúmeras vezes sempre tentando gerar uma discórdia ou então te agredir verbalmente te chamando de incapaz e falando que suas ações levaram aos fatos ocorridos. Assim como ele aparecerá de forma aleatória em diversos momentos para lhe dar um susto.
Por outro lado temos pequenas histórias muito bem trabalhadas que são representadas por fitas baseadas nas sessões entre Desmond e seus pacientes. E é aqui que o jogo brilha e muito. Não espere uma história com ambientes lineares. Como cada “fase” é uma história e temores psicológicos de um paciente, cada conto é único.
Com o desenrolar do jogo você entenderá a relação entre os personagens e os diversos acidentes que aconteceram na cidade.
Ambientação e personagens fantásticos
Como já falei nesta análise de In Sound Mind, nós temos que montar um grande quebra cabeça para descobrir o que aconteceu com a cidade e isso é feito através de pacientes atendidos por Desmond.
Como cada personagem é único, vou me limitar a falar do primeiro conto apenas. Afinal, quanto mais eu falar, mais spoiler posso acabar dando. E como a primeira fase está disponível com uma demo disponível na Steam, me sinto mais seguro em contar alguns detalhes.
Através da primeira paciente que aparece no jogo, nós somos levados a um supermercado onde aconteceu uma tragédia a qual a pessoa teve um surto e acabou se suicidando no ambiente. Ao entrar neste mundo, temos um supermercado sombrio e abandonado cheio de portas bloqueadas e fitas da polícia impedindo seu trânsito.
Além disso, logo de cara vamos ser apresentados ao chefão, o fantasma da paciente de Desmond que se suicidou. Ela irá ficar rondando o ambiente e toda vez que você olhar para ela, ela irá te atacar. E como você deve se defender? Isso é simples, você deverá mostrar a ela seu próprio reflexo, pois o seu trauma está relacionado a sua aparência e a forma que era visto pelos outros. Inclusive, esse foi o motivo de buscar tratamento e de ter se suicidado.
E acha que é apenas isso? Claro que não. Você também verá neste mercado uma misteriosa sombra te rondando e dando sustos assim como os bonecos presentes são um prato cheio tanto para te ajudar como para te assustar. Através de diversos documentos veremos tanto como o caso de suicídio foi tratado pela polícia e como o gerente, que é um carrasco para os funcionários, se posicionou.
Muitas das histórias e personagens serão percebidos melhor através de detalhes e diversas notas que estarão no meio do ambiente. Algo bem interessante é que em cada cenário, o personagem principal será seu rival e sua mecânica funcionará como um “Nemesis por fase”. A forma tomada terá correlação com o trauma e ele te perseguirá por praticamente todos os lugares até você conseguir resolver seu mistério.
Vale dizer que enquanto In Sound Mind tem gráficos apenas ok, sua ambientação compensa qualquer gráfico possível.
Mecânicas clássicas e desafiadoras
Além da história, dublagem e ambientação quase impecáveis, In Sound Mind tem também um ótimo conjunto de mecânicas e exploração, assim como backtracking. Algo muito familiar para os fãs do gênero Survival Horror.
Resumidamente existem dois lugares para ir. O prédio de Desmond, que funciona como um Hub central do jogo onde poderá ir ao seu consultório para checar os arquivos e fitas de pacientes como poderá achar as novas fitas com as próximas histórias. Dentro do prédio também existe uma grande gama de lugares e segredos onde poderá ir para melhorar seu personagem, pegar itens e mais. Alguns exigem perspicácia para achar o local de entrada juntamente com um desafio de plataforma e outros são mais tranquilos de serem acessados.
E, por fim, existe a possibilidade de retornar para os mundos presentes em cada fita dos pacientes de Desmond.
Essa combinação de lugares será acessada aos poucos conforme vai evoluindo. Por exemplo, após terminar a primeira fita, você conseguirá um caco de vidro que serve para cortar fitas e quebrar tábuas com um ataque melee. Isso já desbloqueará novos caminhos e portas que te levarão para a arma de fogo. Essa arma de fogo permitirá que consiga explodir certos recipientes que abrirão caminho para outros lugares.
Ao longo de sua aventura, que dura cerca de 10 horas, você verá inúmeros lugares e salas que saberá de imediato que poderá retornar depois, incluindo fitas antigas. Para chegar em diversos desses lugares, assim como avançar na história, também terá a necessidade de resolver puzzles que são muito bem feitos e introduzidos.
Existem os puzzles genéricos para conseguir algum tipo de melhoria ou item, como existem os puzzles temáticos que encaixam com a psique do paciente que abrirá algo um pouco mais específico. Quanto mais explorar e mais itens achar, mais você conseguirá evoluir seu personagem e sobreviver a este pesadelo.
É interessante destacar que o desafio é constante tanto pela originalidade de alguns puzzles como o fato que diversas vezes você estará sendo perseguido pelo chefão daquele mundo e você não terá a calma necessária para raciocinar.
Um combate que deixa a desejar, uma baita trilha sonora e performance lamentável
Já chegando ao fim desta análise de In Sound Mind, você terá como se defender de inimigos que aparentam ser uma sombra. É possível tentar passar por eles furtivamente em muitos momentos, mas caso erre, ou então esteja em uma situação que precisará lutar, você não terá como escapar do ataque com facilidade.
Indo para cima deles tanto com o ataque corpo a corpo como com a pistola, é estranho. Fica bem claro que In Sound Mind é um jogo para mexer com seu psicológico e aplicar com sucesso inúmeros sustos. Inclusive as lutas contra os chefões de cada fase são incríveis, porém, a mecânica de luta contra os inimigos padrões é, infelizmente, simples e desleixada demais.
Isso não chega a estragar o jogo, mas esse é o único momento onde In Sound Mind para de brilhar. Mirar no adversário e acertar ele é uma tarefa desgastante e sendo muito sincero, chata! E existem certos momentos que o jogo te obriga a ter que vencê-los, fazendo com que a furtividade não seja uma opção.
Uma outra crítica que tenho ao jogo é que eu presenciei muitas quedas de frames em meu PS5. O jogo está longe de ser pesado ou ter gráficos revolucionários, porém, as quedas de frames eram constantes em diversos momentos e mundos. Vale dizer que no dia do lançamento ele receberá um patch que espero que resolva este problema.
Felizmente, a parte sonora não deixa a desejar. Com a trilha sonora feita pela banda The Living Tombstone, você é sempre colocado dentro da ambientação de uma forma muito bem feita. Toda música e efeito encaixam como uma luva na experiência que é o jogo.
Conclusão
Eu não poderia ter ficado mais feliz em ter feito a análise de In Sound Mind. Aqui temos um jogo que abraça diversas inspirações dos jogos de terror que conhecemos e cria uma história original e muito assustadora com mecânicas muito interessantes. O fato de cada chefão ser temático e te perseguir a cada fase dá uma tensão que não acaba nunca.
Eu fui surpreendido diversas vezes ao longo do jogo, sempre ficando em estado de alerta e levando genuínos sustos. Inclusive, fazendo uma breve comparação com Tormented Souls, outro jogo indie de terror lançado neste ano é muito interessante ver como a Modus criou uma experiência intensa e original, enquanto a Pqube limitou-se a se debruçar em mecânicas clássicas e nostálgicas sem ir além.
Vale destacar que a parte do combate deixa a desejar e atirar é um ato chato. Mas felizmente isso não estraga a experiência. Já a performance do jogo tem que ser melhorada com urgência, pois as quedas de frame não fazem sentido e são inadmissíveis, em especial nos consoles mais poderosos.
In Sound Mind entrega uma excepcional experiência para os fãs de terror psicológico.
Essa análise de In Sound Mind segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.