Desenvolvido e publicado pela Microids Studio Paris, Syberia The World Before é um game de aventura com puzzles que conta duas histórias em linhas do tempo diferentes e tenta nos trazer um gostinho dos games de aventura clássicos. Será que o game conseguiu agradar? Venha conferir em nossa análise de Syberia the World Before.
O game está disponível para PC via Steam, GOG e Epic Store e conta com legendas e interface em PT-BR.
Dois locais, dois tempos, duas protagonistas, o dobro de história
Antes de mais nada, devo admitir que embora eu conheça os outros jogos da franquia, nunca tive oportunidade de jogá-los. Contudo o game não exige conhecimento prévio da história. Mesmo assim ele possui um vídeo de resumo de suas histórias – apesar deu ter achado tão vago que acabou não me ajudando muito.
Syberia The World Before possui duas histórias com protagonistas e linhas de tempo diferentes. A primeira se passa na fictícia Vaghen em 1937 e conta a história de Dana Roze uma jovem de 17 anos que está iniciando sua carreira e seus estudos como pianista. Muito inteligente e habilidosa, Dana vê seus planos sendo alterados devido a ameaça fascista da Sombra Marrom no início da Segunda Guerra Mundial.
A segunda história se passa na também fictícia Taiga, em 2004. Essa conta a história de Kate Walker, protagonista dos games anteriores. Ela foi capturada e está a mais de um ano tentando sobreviver na mina de sal onde foi aprisionada. Porém, ao receber uma notícia trágica, ela se vê obrigada a partir em uma nova aventura em busca de sua identidade.
Ambientação linda ao melhor estilo clockwork steampunk
Visualmente, Syberia The World Before é uma verdadeira obra de arte. Embora não possua gráficos de última geração, o game traz uma atmosfera linda que mistura o antigo com o moderno e o fantasioso. As cidades e ambientações possuem uma temática muito agradável de clockwork steampunk com robôs e engrenagens por todos os cantos fazendo parte da rotina dos personagens.
Por outro lado, suas animações não entregam tanto. As movimentações dos personagens são um pouco duras e superficiais, principalmente no gameplay em si, o que me tirou um pouco da imersão que o game poderia entregar. No momento dessa análise, Syberia The World Before também está com alguns problemas de otimização que causaram uma variação considerável de FPS em algumas cenas, independente da configuração utilizada. Em certos momentos ficou quase impossível de se jogar, mas nada que alguns patchs futuros não resolvam.
Aventura e puzzles clássicos – análise de Syberia The World Before
Tal qual outros games do gênero, Syberia possui controles simples e fáceis de se adaptar, mas recomendo fortemente a utilização de um joystick. Por não ser um adventure “point-and-click”, testei utilizar o mouse e teclado e achei a movimentação por esse meio bem travada. Isso com certeza não é um empecilho para quem não possuir controle, mas definitivamente torna a jogabilidade mais agradável.
Como já mencionado, o game possui forte foco em sua história e isso pode ser ainda mais expandido concluindo objetivos secundários que trazem ainda mais história e informações. Por outro lado, não existe a opção de avançar os diálogos, o que pode tornar – o que no meu caso, tornou – o game um pouco cansativo, principalmente se fechar o jogo sem salvar e precisar repetir algum diálogo.
Trilha sonora sinfônica original
Contando com uma trilha sonora sinfônica original, facilmente o áudio é um dos pontos fortes do game. Sendo composta por Inon Zur – que já fez a trilha sonora dos games Fallout, Dragon Age, Prince of Pérsia e Syberia 3, o game acerta lindamente. Sua dublagem também está impecável, contando com dublagens em inglês, francês, alemão, polonês e russo, ela consegue entregar muito bem o que pretende e dar mais “vida” aos personagens.
Conclusão da nossa análise de Syberia The World Before
Como resultado de tudo descrito, Syberia The World Before foi uma experiência muito agradável. Com uma história dupla e bastante rica, o game consegue prender pela curiosidade e desfecho que os personagens podem vir a ter. Seu visual clockwork steampunk está belíssimo, pecando apenas um pouco nas animações dos personagens e nas perdas de performance. Tendo uma jogabilidade bem clássica e uma trilha sonora arrebatadora, arrisco dizer que Syberia The World Before tem boas chances de encantar, principalmente aos fãs do gênero.
A análise de Syberia The World Before segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Syberia The World Before
Visual, ambientação e gráficos - 6
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 10
7.5
Bom
Syberia The World Before é um bom adventure que peca em pequenos detalhes , mas consegue agradar muito em outros.