NOTICIASANÁLISESPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Lost Judgment: The Kaito Files é uma ótima DLC

O ex-yakuza vai mostrar todo o seu potencial

A primeira DLC de Lost Judgment foi lançada com uma história inédita sobre o principal aliado de Yagami, o ex-yakuza Kaito. Nossa análise de The Kaito Files contará se realmente essa DLC traz um conteúdo realmente relevante ao personagem como é prometido. Ficou curioso? Continue lendo.

Essa análise foi feita graças a um código cedido pela distribuidora. O jogo e sua DLC já estão disponíveis para PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series. 

Kaito não é apenas um monte de músculos

The Kaito Files traz uma narrativa inédita para a história de Lost Judgement que se passa logo depois da conclusão do jogo base. Aqui jogamos com Kaito, o detetive auxiliar de Yagami, tendo que solucionar um caso que envolve muito do seu passado, pois um misterioso homem rico pede auxílio ao detetive para encontrar sua esposa que deveria estar supostamente morta após se suicidar. Porém, esse homem acredita cegamente que ela esteja viva e o suicídio tenha sido uma armação. Mas o que isso tem a ver com Kaito? Simples, essa mulher é a ex-noiva dele e, consequentemente, não tem nenhum outro investigador que conheça mais sobre ela do que aquele que viveu junto dela por tempo considerável.

O enredo do game está longe de ser uma singela narrativa sobre a reconciliação de dois pombinhos apaixonados, pois o mistério envolvendo essa mulher acoberta muitas intrigas que vão envolver Kaito no maior desafio de sua vida como detetive.

Com 4 capítulos e uma média de 5 horas de duração, essa DLC traz muito sobre o passado do protagonista e mostra que ele está longe de ser apenas músculos. Kaito também é inteligente, talvez não como Yagami, mas nessa história vemos como ele se sai de maneira brilhante numa investigação sem que o dono da agência de Detetives Yagami esteja por perto.

Os novos personagens também tem grande importância, apesar que alguns antagonistas estão longe de serem tão marcantes quanto aqueles que costumamos ver em Yakuza ou Judgement.

Jogabilidade tradicional de Judgement, mas adaptada

Já que a DLC traz consigo outro personagem como foco principal, a jogabilidade foi adaptada da melhor forma possível para conseguir acompanhar suas individualidades. Como Kaito é visto como um homem mais bruto, temos dois estilos de combate extremamente distintos aos de Yagami. Enquanto um se foca em agarrões e força bruta ao extremo, o outro estilo faz maior utilização do cenário pegando objetos em meio aos ataques para realizar combos mais brutais. Ambos os estilos são referências diretas à jogabilidade do consagrado Kiryu que protagonizou Yakuza.

Não é apenas em combate que essas adaptações aconteceram, mas também quando ativamos o modo de investigação. Enquanto Yagami tinha apenas a opção de sua visão, máquina fotográfica e outros gadgets, aqui podemos fazer uso dos instintos de Kaito que foram carinhosamente nomeados como “primitivos” sendo eles a visão primitiva, olfato primitivo e audição primitiva. Deste modo, a investigação de Kaito vai muito além do que ele é capaz de ver, afinal cheiros e sons também passam por seus radares naturais.

É notável o cuidado em seu desenvolvimento

Por mais que o anúncio e o seu lançamento tenha acontecido em datas extremamente próximas, podemos notar que o desenvolvimento da DLC já estava num estado deveras avançado, pois The Kaito Files não apresenta nenhum tipo de desleixo em seu conteúdo. Pelo contrário, é uma DLC realmente bem feita. Por mais que seja algo consideravelmente simples para desenvolver em comparação a um jogo totalmente novo, não é raro vermos DLCs que apresentam algum tipo de desleixo como cutscenes bem mecânicas, personagens com visuais duvidosos ou histórias pouco envolventes… E felizmente esse não é o caso de The Kaito Files, uma vez que consegue manter o padrão de qualidade que foi apresentado em Lost Judgement. Seja em questão de gráficos, história, trilha sonora e etc… Tudo está impecável.

A maior diferença é que não vai acontecer de estarmos caminhando em Kamurocho e alguma pessoa aleatória nos parar em busca de ajuda. Há sim histórias paralelas, porém, elas não interrompem o seu percurso na história principal, mostrando que o foco é realmente o plot invés da imersão na cidade.

Conclusão da análise de Lost Judgment: The Kaito Files

Para concluir essa análise de Lost Judgment: The Kaito Files, devo dizer que para os fãs de Judgment e Yakuza essa DLC é essencial. Ela amplia as informações que temos sobre um personagem querido, traz novos rostos para o cast da franquia, consegue ser nostálgico por estarmos na pele de um ex-Yakuza e seus dilemas e, claro, mantém o padrão de qualidade apresentado no jogo base. The Kaito Files é uma ótima DLC e adição para o canon dessa rica franquia.

Análise The Kaito Files

Essa análise de Lost Judgment: The Kaito Files segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Lost Judgment: The Kaito Files é uma DLC essencial para fãs

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 9
Narrativa - 9

8.7

Ótimo

Lost Judgment: The Kaito Files traz uma história inédita e bem construída sendo uma ótima forma de matar a saudade até quem um novo jogo de Judgment ou Yakuza seja lançado. É notável que o estúdio se preocupou com a sua produção e manteve o nível de qualidade.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo