Em um momento atual em que uma grande variedade de estúdios estão à venda e sendo comprado, a gigantesca Ubisoft parece estar abraçando o conceito de autopropriedade. De acordo com um relatório da SeekingAlpha, a família Guillemot, fundadora da Ubisoft, está considerando comprar a própria empresa.
Leia também:
A Ubisoft foi fundada em 1986 pelos cinco irmãos Guillemot, com Yves atualmente como CEO, cargo que ocupa desde 1988. A então “Ubi Soft” foi formada como uma empresa de multimídia geral, antes de logo desviar seu foco exclusivo para casa computadores e jogos. Hoje, a Ubisoft é um dos desenvolvedores de jogos mais reconhecidos, tendo dirigido franquias de enorme sucesso como Assassin’s Creed, Far Cry, Rainbow Six Siege e The Division.
Apesar de serem os fundadores da empresa, a participação da família Guillemot na Ubisoft atualmente é de cerca de 16% da propriedade e 22% das ações com direito a voto. Após um relatório da Bloomberg que sugere que a Ubisoft pode estar procurando um novo proprietário, acredita-se que os Guillemots estejam procurando uma parceria com a qual comprar a editora. Segundo a Bloomberg, o concorrente mais próximo dos Guillemots é a empresa de investimentos Blackstone, que já detém ações de grandes empresas como Google e Epic Games.
A Ubisoft está sob escrutínio nos últimos anos após relatos de assédio sexual, abuso e outros comportamentos tóxicos dentro do estúdio. Apesar das promessas de melhorar a saúde e a segurança de sua enorme base internacional de funcionários, os ativistas internos “A Better Ubisoft” insistem que pouco progresso foi feito desde que as alegações iniciais vieram à tona, no verão de 2020.