Desenvolvido pela Two Point Studios e publicado pela SEGA Europe Ltd. Chegou agora em agosto o game Two Point Campus, uma “continuação espiritual” do game Two Point Hospital. Será que o game agradou que nem seu antecessor? Venha conferir em nossa análise de Two Point Campus.
O game está disponível para PC (via Steam e Xbox App – inclusive no gamepass), PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series. E ainda conta com legendas e interfaces em PT-BR.
Os campus do condado de Two Points – Análise
Em Two Point Campus somos imbuídos com a missão de administrarmos diversas universidades em pontos diferentes do condado de Two Points. Assim como seu antecessor, precisaremos entrar em cada unidade e atingir um objetivo mínimo para liberar a próxima.
No entanto, também temos a opção de atingirmos objetivos extras e, com isso, ganharmos mais dinheiro, kudosh’s – explicarei mais a frente – liberarmos mais eventos, itens e cosméticos. Essa dinâmica é um dos pontos que mais gosto na franquia, pois ela faz com que não “abandonemos” o campus que ficamos horas evoluindo.
Visual agradável e sem alterações perceptíveis
Apesar do game ser uma “continuação”, nesse ponto posso considerar o game mais um mod do que um novo jogo. Isso porque, visualmente, não senti nenhuma diferença perceptível. Mas isso também não é um problema visto que seu antecessor já possui um visual muito agradável. Aqui, Campus manteve a fórmula de sucesso.
O game manteve seu visual 3D e câmera isométrica com toda a comicidade que a franquia possui. Mais uma vez temos um cenário colorido e animado, salas de aulas e matérias absurdas e objetos que beiram o ridículo – em um bom e divertido sentido. Apesar disso, senti que, assim como no Hospital, quando temos uma superpopulação, o game fica um pouco pesado, mas nada que tenha comprometido a jogatina e diversão.
Two Point Campus mantém as fórmulas de sucesso de seu antecessor e acrescenta algumas a mais
Para quem já está familiarizado com o Two Point Hospital, vai se sentir em casa. Temos a mesma missão base de construir salas para atender diversas demandas, contratar e treinar profissionais de diversas áreas. Além disso, precisamos atingir certas metas para conseguirmos dinheiro e kudosh’s. Essa última é uma moeda especial que serve para desbloquearmos diversos itens. Embora alguns sejam apenas cosméticos ou com apenas sirvam para aumentar a atratividade dos ambientes. Outros serão mais importantes para avançarmos nos anos de ensino dos alunos para que eles consigam se formar.
Com isso chegamos na principal diferença entre os games. O tempo é dividido em ano e cada período precisamos selecionar quais matérias disponibilizamos e quantas vagas estarão disponíveis. A cada período “bem-sucedido”, ganhamos pontos que servirão para adicionarmos mais matérias. Assim como outras áreas de estudo estarão disponíveis ao avançarmos no game.
Outra coisa que precisamos nos atentar é nos relacionamentos entre os alunos e em sua satisfação. Para isso, precisamos colocar itens pelo cenário que incentivam sua confraternização, organizarmos eventos e até mesmo incentivarmos o namoro. De resto, temos as mesmas características presentes no outro game. Passamos por vistorias, desafios e solicitações e aqui, chegamos em seu maior ponto fraco.
Cada aluno tem um gosto e característica específica, e isso cai em suas solicitações. Houve momentos que minha aba de notificações ficava completamente lotada de pedidos diversos. E que, ao serem atendidos, transformou meu campus em um verdadeiro carnaval com objetos sortidos e variados espalhados por todo o canto com o intuito de agradar a todos.
Um áudio divertido e agradável
Assim como em Hospital, Two Point Campus brilha com seu áudio. Primeiramente temos sua trilha que se encaixa perfeitamente bem com a ambientação e o tema do game. Temos como principal som ambiente uma rádio. E entre uns mensagens de comentaristas, patrocínios e propagandas, toca uma música agradável e ao mesmo tempo divertida.
Mas, de fato, o que mais brilha e diverte no game são os anúncios feitos dentro do campus. De tempo em tempo uma locutora faz solicitações como “flores precisam de água” ou “precisasse de professor na sala”. Mas também existem as zueiras que são super divertidas, como “O fim do ano está chegando, é muito tarde para começar a tentar” ou “Perguntas feitas frequentemente: não, eu não posso ser sua amiga”. Esse tom cômico somado a toda ambientação tornou o jogo ainda mais divertido e agradável.
Conclusão de nossa análise de Two Point Campus
Mais uma vez arrisco afirmar que a Two Point Studios nos entregou algo memorável. Mantendo todo o visual e áudio bem-humorado característico da franquia, Two Point Campus se manteve como um excelente game. Sua jogabilidade pode até parecer parecida a princípio, mas as mudanças que o game trouxe foram muito agradáveis.
Como nem tudo são flores, o peso que o game ganha ao ficar superpopuloso e o excesso de pedidos bizarros que fazem nosso campus se tornar uma alegoria de carnaval, diminui um pouco a qualidade geral. Mas isso acaba passando batido dado o fato do game ser muito agradável e divertido. Com certeza algo que vai conseguir agradar aos fãs da franquia e aos novos administradores.
Essa análise de Two Point Campus segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Two Point Campus
Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
9
Excelente
Two Point Campus conseguiu manter o legado da franquia e embora não traga muitas novidades, os novos ares do game torna ele bem divertido e cativante.