PREVIEWSANÁLISESNOTICIASPC

Preview: Victoria 3 o que tem de bonito tem de complicado

E isso pode ser muito bom, de acordo com o seu gosto.

Em desenvolvimento pela Paradox Development Studio e distribuído pela Paradox Interactive, Victoria 3 é um game de estratégia com foco total em uma administração profunda e complexa. Venha conferir o que achamos até o momento em nosso preview de Victoria 3.

O game estará disponível para PC via Steam em 25 de outubro de 2022 por um preço sugerido de R$ 165,99. E no momento desse preview, não possui legendas e interface em PT-BR.

Um século de história

Em Victoria 3, não existe um roteiro específico de desenvolvimento, o que precisamos fazer é levar nossa nação ao ápice da evolução econômica, política, industrial, agrícola etc. Teremos o prazo de 100 anos para atingir esse objetivo, mais especificamente de 1836 a 1936. A única coisa que é mantido, são os diversos eventos que ocorreram ao longo da história e isso ficou bem assertivo. Foi feito um trabalho incrível de pesquisa para tentar entregar algo o mais fiel possível com a história. Por exemplo, o Brasil de 1836 se encontrava em dois conflitos, a Cabanagem e a Guerra dos Farrapos. Logo, ao escolhermos a nossa nação, já começamos o game precisando lidar com dois conflitos.

O impacto da evolução

Victoria 3 apresenta gráficos muito bonitos e simples em seu Preview, mas nada muito sofisticado. A parte mais interessante do visual do game é ver a evolução de nossas cidades ao longo do tempo. Conforme avançamos nossa população, construções, tecnologia e até mesmo a poluição, temos um resultado visual disso. Uma dinâmica que achei muito bacana e até mesmo impactante, pois é possível ver o resultado ambiental do avanço da civilização.

Preview: Victoria

Outro aspecto visual que ficou muito bom são as artes e os personagens. Alguns deles, como líderes ou generais, são representados em um retrato animado em 3D, no mesmo estilo da outra obra da empresa Crusader Kings 3. Da mesma forma, a maioria das telas que abrimos possuem representações artísticas muito bonitas e bem-feitas. No geral, Victoria 3 está visualmente muito agradável.

Preview: Victoria

Divertido, mas não é para qualquer um

Como já mencionado no título desse preview, Victoria 3 é um game bastante complexo. Isso não o torna nem perto de ser ruim, mas faz com que o game não seja para todos os públicos. Isso porque é necessário cuidar de inúmeros aspectos administrativos e o game é pouco intuitivo. Somado a isso, temos um tutorial bastante limitado que ensina apenas o básico do básico do jogo. Para piorar, é preciso ter um bom conhecimento da língua inglesa pois é muito texto com palavras e termos pouco conhecidos.

Porém, ao superar essas barreiras – e para quem gosta de jogos administrativos – encontramos em Victória 3 uma verdadeira obra de arte. Existem tantos detalhes para nos atentarmos que os explorar foi uma das diversões do game. A parte mais impactante para mim foi a economia. É necessário construir e evoluir diversos tipos de fábricas e fazendas para gerarmos matéria prima e, com isso, suprirmos a necessidade da população e importarmos para gerar receita. Essa parte do game possui um fator econômico de tirar o chapéu, pois os preços dos produtos flutuam de acordo com a demanda de cada civilização.

Outros aspectos que o game traz são sistemas de classes, que não só servem como mão de obra para diferentes funções como também apoio político. A parte do confronto é mais simples, porém não menos importante. Além de contratarmos generais e mobilizarmos tropas, temos a opção de solicitar apoio as nações aliadas ou que ao menos simpatizem com nossas ações, sendo por interesse político ou por cobrarmos favores. Precisaremos desenvolver novas tecnologias para evoluirmos nossas cidades, produções etc. Também será necessário colonizar novas regiões, emitir leis e decretos e muito mais. Resumindo, Victoria 3 é uma experiência administrativa completa e complexa, o que rende uma longa – e possivelmente divertida – curva de aprendizado.

A maravilhosa trilha sonora de Victoria 3 – Preview

Falando de sua trilha sonora, temos outro ponto onde o game brilhou para mim. Isso porque, embora complexo, o game não demanda nenhum tipo de correria e suas partidas tendem a ser bastante longas. Por conta disso, foi relaxante passar horas no game ao som agradável e totalmente bem encaixado com a temática. Seus efeitos sonoros, por outro lado, não possuem grande destaque e muitas vezes passaram despercebidos, o que não é um problema, visto que eles conseguem cumprir sua função dentro do game.

Preview: Victoria

Conclusão do preview de Victoria 3

Victoria 3 se provou ser um game incrível. Seu visual incrível com sua trilha sonora maravilhosa fazem com que horas de jogatina não sejam cansativas. No entanto, seu sistema bastante complexo e a falta de um tutorial mais profundo assim como a ausência do nosso idioma, pode afastar os jogadores mais casuais e os que não possuem o domínio da mesma. Porém, arrisco dizer que Victoria 3 foi um dos melhores – e mais difíceis – games administrativos que eu já experimentei e, acredito, que tem margem para ficar melhor ainda até o seu lançamento final.

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo