Durante a BGS 22 tivemos a oportunidade de jogar Zero Sievert e aqui trazemos seu breve preview onde falarei dos desafios que irá encontrar nesse mundo pós apocalíptico.
Infelizmente por causa do pouco tempo disponível durante o evento, não pude checar tudo o que a demo tinha a oferecer, mas eu vi algumas coisas bem interessantes onde trarei seus destaques para o jogo que será lançado no dia 22 de Novembro para PC via Steam.
O que é Zero Sievert?
Antes de falar do gameplay que é o ponto alto de Zero Sievert, vou te situar em seu mundo. Aqui temos um mundo pós apocalíptico onde todos os terrenos estão contaminados com conteúdo tóxico e a humanidade vive com poucos recursos.
E para conseguir se manterem vivos alguns bravos exploradores vão para esses terrenos perigosos que conta com animais, mutantes, áreas tóxicas e inimigos para tentar pegar recursos e evoluir. Nessa base também será possível pegar algumas missões que, pelo menos inicialmente, focam em pegar recursos para os moradores da região. Adicionalmente, essa base é completamente customizável.
Por fim, o jogo conta com a clássica pixel art e por mais que tenha aquela cara de jogo indie, o mundo é repleto de detalhes e mostra muita vida. Na demo, tivemos a oportunidade de explorar a primeira área da floresta, mas o jogo contará com mais mapas em sua versão final.
Você morreu
Sim, eu vou falar do difícil gameplay de Zero Sievert e farei a clássica comparação neste preview. Então vamos lá: Temos aqui o Dark Souls dos jogos de sobrevivência! Pronto, comparação feita!
Brincadeiras a parte, o jogo é efetivamente difícil. A ideia é termos um jogo de sobrevivência em um ambiente pós apocalíptico cheio de perigos. E isso Zero Sievert consegue alcançar com facilidade.
Sem exageros, uma vez que iniciei minha run eu fui de imediato atacado por um mutante e morri. Minha run não durou nem 10 segundos.
Mas tirando esse único início caótico, no geral você será largado em um ponto aleatório do mapa e deverá andar até a área de extração. Sua missão será vasculhar o mapa e recolher o máximo de itens que der. Mate animais, inimigos, humanos e mutantes e colete seus itens, carnes e pele.
Tudo lhe dará algum item para que possa ou utilizar ou então vender quando retornar em segurança para a base, incluindo a exploração de casas e construções. O que achei bacana é que o mapa é bem variado e você pode explorar praticamente tudo. O grande destaque é que não basta apenas atacar o inimigo.
Geralmente um animal ou até humano irá andar em grupo e você deverá estar pronto para enfrentar um grupo de inimigos. Para sobreviver, deverá manter a distância além de se proteger atrás de carros, árvores e construções, pois a linha de visão fica explícita para ajudar o jogador em sua sobrevivência.
Por fim, algo que achei muito inesperado foi o fato das armas terem um forte recoil além de ter uma carregamento lento o que fará tudo ser mais complexo e limitado. E claro, não poderia deixar de falar que o jogo também te desafia no sentido de sobrevivência com marcadores de fome, sede, energia e radiação.
Você vai ter coragem para encarar Zero Sievert?
Sendo muito sincero, eu gostaria de ter tido mais tempo para checar as muitas possibilidades, porém, com o pouco que vi, Zero Sievert traz um estilo muito legal além de ter um desafio enorme que fará com que sempre tente ir um pouco mais no jogo.
A cada nova tentativa você irá evoluir e terá mais chances de ter sucesso. E se o jogo terá ou não sucesso, veremos quando for lançado no dia 22 de novembro.