NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: Tactics Ogre Reborn é o glorioso retorno de um RPG clássico

Um clássico que está extremamente atual retornou

Quando usamos um jogo como referência ao gênero de RPG estratégico sempre vem na ponta da língua o bom e velho Final Fantasy Tactics. Porém, antes mesmo dele existir, já existia um jogo que brilhava e mostrava o quão complexo e divertido esse gênero poderia ser. Nossa análise é sobre Tactics Ogre Reborn, o remaster, do remake lançado para PSP, do clássico Tactics Ogre que foi lançado originalmente no Super Nintendo e serviu de base para o aclamado Final Fantasy Tactics. Será que agora, quase 30 anos depois, esse RPG teve um envelhecimento glorioso? Continue lendo a análise para descobrir.

A análise de Tatics Ogre Reborn foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela distribuidora. O jogo já está disponível para PS4, PS5, Nintendo Switch e PC e não conta com legendas em PT-BR.

Quando a busca por vingança e justiça define uma jornada

Denam Pavel juntamente de sua irmã Catiua e o melhor amigo Vyce, estão numa jornada em busca de vingança pelo ataque ocorrido em sua aldeia que resultou na morte de seus pais. Contudo, essa jornada traz uma oportunidade de resgatar o duque Juda e, consequentemente, receber reconhecimento por tal nobre ato.

O trio consegue resgatá-lo e agora são guerreiros que carregam em suas costas o peso de trazer um futuro brilhante ao reino, evitando novas guerras. Neste primeiro momento a vingança inicial aparenta ter sido deixada de lado, porém, um ocorrido inimaginável vai fazer a vida de Denam mudar e seguir um novo caminho drástico.

A história de Tactics Ogre Reborn é fantástica, trazendo uma narrativa medieval que mescla tramas políticas com fantasia. Seus personagens possuem uma profundidade inestimável fazendo com que a gente crie apego e sofra junto deles no decorrer do plot. Inclusive, há diversos momentos que você poderá escolher uma resposta que resultará numa mudança significativa na sua história.

Pelo jogo ser um remaster do remake lançado no PSP, aqui temos dublagem em japonês e inglês. E diga-se de passagem, a dublagem em japonês é simplesmente sensacional.

Análise Tactics Ogre Reborn

Estratégia é de suma importância

Como qualquer outro RPG estratégico, temos os cenários sendo um tabuleiro isométrico dividido em inúmeros cubos que representam as casas que os personagens podem percorrer para se confrontarem. A ordem de movimentação é definida pela velocidade individual de cada personagem, independente de qual classe o jogador pertença. Dito isso, você faz o seu movimento e pode executar um ataque desde que o inimigo esteja dentro do range do seu personagem e, após a execução, você seleciona a direção que desejará tentar uma defesa.

A jogabilidade não se resume a ataques, uma vez que há classes que possuem o intuito de dar suporte ao curar e disponibilizar proteção contra status negativos como envenenamento e afins.

E falando em classe, aqui é onde o jogo mais brilha uma vez que há diversas classes que possuem singularidades próprias como ninja que pode utilizar ninjutsus e tem uma grande movimentação, mago que tem magias ofensivas, cavaleiro que mescla ataque e defesa e várias outras. Isso é bastante familiar ao que vimos em Final Fantasy Tactics, porém, em Tactics Ogre Reborn só vemos classes mais clássicas e que não pertencem exclusivamente ao mundo de Final Fantasy.

Saber mesclar as singularidades de cada classe juntamente de seu potencial de locomoção fará com que você seja capaz de vencer as mais complicadas batalhas.

Análise Tactics Ogre Reborn

Complexidade que envelheceu muito bem

Por ser um dos primeiros jogos do estilo, Tactics Ogre Reborn tem inúmeras mecânicas que jogos posteriores abandonaram para simplificar o gênero. Porém, essa versão do jogo mantém a lealdade às origens e não descarta a sua complexidade, trazendo uma experiência muito mais profunda do que inúmeros outros jogos do estilo.

Cada personagem além de ter a sua classe própria, também possui uma deusa protetora que define o estilo de vantagem ou desvantagem que ele terá. Essa deusa é baseada em elementos como fogo, trovão, água, gelo e outros. Dito isso, um elemento tem vantagem do outro e isso, consequentemente, traz maior efetividade ao atacar uma unidade inimiga que possui desvantagem ao seu elemento.

Além disso, também há alguns fatores bem intrigantes como as magias serem facilmente influenciadas pelo ambiente que o personagem se encontra. Ou seja, em terrenos com grande quantidade de água teremos um enfraquecimento nas magias de fogo, porém, aquelas que utilizam água e eletricidade acabam sendo potencializadas.

Outra peculiaridade está no uso de arco e flecha que se você estiver a um quadrado de distância de um lugar que tem uma altura acima de dois blocos acontecerá da sua flecha não conseguir chegar até o alvo, pois acabará batendo no bloco do topo. Consequentemente, é necessário que você tenha uma distância considerável para que a flecha faça um percurso seguro na elevação e caia no alvo selecionado. Ainda há vários outros detalhes como esse que fazem a diferença no campo de batalha..

Gráficos e áudio

Como de praxe na maioria dos remasters que são feitos pela Square Enix, aqui temos apenas uma considerável melhoria gráfica nos menus do jogo, enquanto os gráficos em si não passam da versão do PSP do game, mas com uma resolução melhorada. De certa forma, isso foi bem vindo, uma vez que traz toda aquela nostalgia junto. E o mais surreal é o fato desse estilo visual não ter ficado datado, ainda funcionando muito bem.

A trilha sonora é sensacional, trazendo músicas épicas e memoráveis que conseguem deixar as demoradas batalhas extremamente agradáveis. Inclusive, o áudio em si ficou com uma definição bem melhorada, trazendo uma sensação de algo totalmente novo.

Conclusão da análise de Tactics Ogre Reborn

Após tudo que foi dito, só tem uma forma de finalizar essa análise de Tactics Ogre Reborn que é enaltecendo como esse jogo é fantástico. Trata-se de um RPG atemporal e que desde a sua primeira versão já trazia mecânicas que estavam a frente do seu tempo, mas certamente só agora podemos comparar com títulos de fato modernos e vermos como esse jogo consegue se destacar na sua sublime qualidade. Se você é fã de RPG, não pode ficar sem jogar Tactics Ogre Reborn.

Análise Tactics Ogre Reborn

Essa análise de Tactics Ogre Reborn segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Tactics Ogre Reborn é um RPG estratégico que merece ser definido como uma obra de arte antemporal

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

9.8

Maravilhoso

A Square Enix acertou em cheio em trazer de volta Tactics Ogre Reborn. Certamente há um grupo de fãs que esperavam algo ainda mais renovado, porém, a forma que ele veio bate em cheio na nostalgia e mostra o quão incrível esse jogo é em todos os lançamentos que recebeu até hoje.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo