Abragames e ApexBrasil renovam a parceria para seguir promovendo internacionalmente a indústria brasileira de games
Entre as metas para o décimo ano de trabalho conjunto estão a presença ainda maior em eventos globais e o aumento da visibilidade dos estúdios nacionais em escala mundial
A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) acaba de anunciar a renovação de contrato com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) por mais dois anos, até o fim de 2024. A parceria completa 10 anos em 2023 e tem como grande destaque o Brazil Games, Projeto Setorial de Exportação que visa impulsionar a geração de negócios internacionais através de ações promoção, como a participação de estúdios brasileiros de desenvolvimento de games em eventos internacionais, dando ainda mais visibilidade aos projetos nacionais e gerando negócios para as empresas e profissionais do país. Com a renovação, a Abragames e ApexBrasil têm a expectativa de superar os excelentes resultados conquistados no decorrer destes 10 anos.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, celebra a renovação do contrato. “Para nós é um passo muito importante, ainda mais em um momento de maturidade da indústria nacional, com cada vez mais oportunidades de negócios. Teremos mais uma vez a chance de promover os estúdios brasileiros no exterior e abrir portas para novos contratos com empresas interessadas em investir na nossa indústria. Hoje, o mercado global é uma opção real para os brasileiros e não mais como um sonho distante, e temos certeza de que o próximo biênio será um período de grandes conquistas”.
Ao longo dessa década de parceria, Abragames e ApexBrasil, por meio do Brazil Games, já realizaram mais de 100 ativações. “Todos os resultados alcançados pelo projeto setorial, com a qualidade e assertividade das ações de promoção comercial, foram cruciais para que pudéssemos ampliar os investimentos para o próximo biênio com o objetivo de consolidar o Brasil como país emergente de destaque no setor de games no mundo”, comenta Eros Ramos, gestor do portfólio de programas e projetos de tecnologia, games e inovação da Gerência de Indústrias e Serviços da ApexBrasil.
“O Brazil Games tem o objetivo de dar ainda mais visibilidade internacional aos excelentes projetos desenvolvidos no Brasil. Vivemos um momento único da nossa indústria e esperamos seguir melhorando os resultados”, conta Eliana Russi, diretora internacional da Abragames “Ao longo de uma década de parceria, o Brasil passou de 20 para mais de 1.000 estúdios que desenvolvem projetos de games em diversos modelos de negócios. Por mais dois anos, seguiremos com esse grande convênio de cooperação em que a Abragames representa a indústria brasileira na gestão de diversas ações direcionadas ao universo gamer, gerando awareness e negócios para os estúdios do nosso país.”
Em 2023, a expectativa é que a Abragames e a delegação de estúdios brasileiros, por meio do Brazil Games, participem de eventos como Game Developers Conference (GDC), Game Connection America, BIG Festival, Gamescom, External Development Summit (XDS) e Kidscreen, entre outros.