ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: World Championship Boxing Manager 2 agrada, mas podia ser melhor

Pronto para treinar o grande campeão?

World Championship Boxing Manager 2 é a continuação oficial do jogo lançado originalmente em 1991, o qual traremos sua análise aqui, e ele te colocará nos pés de um gerente de boxe. Se você curte boxe e também jogos de gerenciadores, confira aqui nossa análise de World Championship Boxing Manager 2.

Essa análise de World Championship Boxing Manager 2 foi feita no PC graças a um código cedido pela produtora. O jogo já está disponível para PC e conta com legendas em PT-BR. Ele chegará posteriormente aos consoles, mas ainda não conta com uma data definida.

Dois modos muito parecidos

Ao iniciar World Championship Boxing Manager 2 nos deparamos basicamente com três opções que são modo história, campanha e um museu.

Esse museu é bem interessante, pois traz diversas curiosidades sobre o mundo do boxe em geral como os tipos de soco, esquiva, movimentação no ringue, como cada material é produzido e mais. Aqui é tudo bem direto ao ponto e mostra com detalhes coisas que você nunca imaginou sobre o mundo do boxe. E claro que só vale a pena caso queira saber com extremo detalhe tudo sobre o mundo do boxe. Caso contrário é uma adição legal, mas que depois de 1 minuto não irá se importar mais.

E depois disso temos o modo campanha e o modo história. Eu gostaria de trazer mil comparações e detalhes, mas a realidade é que ambos os modos são muito parecidos. No modo história você irá jogar com um cenário pré definido de estrutura, agente, funcionário e até lutadores. A surpresa positiva é que esse modo conta com personagens com dublagens que irão trazer alguma vida a história, embora não tenha visto nada fora do óbvio. Aqui teremos uma série de cenários únicos onde você será desafiado de forma diferente entre eles.

Já o modo campanha segue o mesmo padrão visual e mecânico do que o modo história, porém, é uma espécie de sandbox onde começa do zero e tem que contratar absolutamente tudo e todos. De certa forma o modo história acaba sendo um pouco mais fácil do que o modo campanha, pois por já ter alguma estrutura, é mais fácil de se concentrar em poucos lutadores do que microgerenciar todas as possibilidades do jogo.

Parte artística apenas ok

Agora indo para a parte visual e sonora de World Championship Boxing Manager 2, eu posso afirmar que não fui surpreendido ao longo da jogatina para trazer essa análise. A dublagem que mencionei no modo história é funcional, mas não traz nenhuma grande emoção. Assim como a trilha sonora e efeitos sonoros que achei bastante limitados.

Adicionalmente, a arte em 16 bits do jogo segue do mesmo problema. Tudo é um tanto simplificado e falha em trazer uma emoção maior ao jogo. E não digo isso como se fosse uma pessoa que tivesse problema com gráficos nesse estilo, mas sim por uma falta de variedade nas cenas e animações. Por mais que alguma coisa mude, parece que é uma nova skin e nada realmente muda. E pasmem que a sensação é a mesma entre tanto um personagem masculino como feminino.

E sim, é possível lutar tanto com homens como com mulheres, mas a experiência é exatamente a mesma. E isso reforça o meu ponto de que infelizmente falta uma variedade em suas animações.

Um gameplay completo e funcional

E bem, chegando a parte importante desta análise, vou falar o gameplay de World Championship Boxing Manager 2 que é relativamente direto ao ponto e bem funcional.

O jogo se resume a duas partes. A primeira é a preparação até chegar o dia da luta. Você poderá contratar diversos lutadores e irá utilizar cada dia para descansar ou para treinar. O desafio aqui é saber que tipo de treinamento fará (onde aumentará velocidade, força, esquiva, resistência, etc) contra os dias que irá repousar para ter energia para a luta.

Além desse treinamento que não tem custo, é possível investir dinheiro em contratar funcionários para auxiliar no treinamento, recuperar energia ou então diminuir o stress do lutador (a). Adicionalmente, é possível fazer melhorias em suas instalações para ter melhores resultados, assim como ensinar habilidades pagas para seus lutadores.

Por fim, em alguns momentos você irá se deparar com algum tipo de escolha que pode ou não te beneficiar de alguma forma.

E chegando ao dia da luta, você irá escalar um lutador para o dia, equipar ou não algum tipo de item que dará algum bônus, e em seguida irá para a luta que poderá ser uma luta simples, um torneio ou então uma rápida eliminatória. Cada luta irá te dar dinheiro e a grande maioria, você poderá optar em participar ou não, assim como agendar uma luta em um dia vazio.

Ou seja, o risco e recompensa aqui flui entre evoluir ao máximo seus lutadores e instalações versus lutar para ter mais dinheiro, mas gastar energia dos lutadores aumenta seu estresse.

E claro, temos a luta. A cada um dos até 10 rounds, será possível escolher um estilo pré definido que flui entre: neutro, ofensivo, se arriscar e “espere sua vez” (que é o estilo defensivo). Adicionalmente, entre cada round você poderá utilizar um entre 4 itens para recuperar um pouco de estamina, de vida ou então um uso único e estratégico para recuperar muito de vida ou estamina.

Infelizmente a parte da luta é apenas isso. Senti aqui uma falta de variedade e opção, pois toda luta parece muito com a anterior.

Conclusão

World Championship Boxing Manager 2 é um jogo que funciona e traz opções necessárias para o estilo, porém, ele erra ao não se arriscar. Tudo é muito parecido e em alguns momentos é limitado.

Ele irá entreter os fãs do estilo, porém, trará um experiência um tanto limitada e será um desafio segurar todos os jogadores por horas a fio uma vez que toda ação e luta é visualmente parecida.

A análise de World Championship Boxing Manager 2 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Boxing Manager 2 é bom, mas podia ser melhor

Visual, ambientação e gráficos - 6.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 6

6.6

Razoável

World Championship Boxing Manager 2 é um jogo que funciona e traz opções necessárias para o estilo, porém, ele erra ao não se arriscar. Tudo é muito parecido e em alguns momentos é limitado, o que fará ser desafiado ao conseguir segurar a atenção dos jogadores.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo