NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Persona 4 Golden leva você para uma Inaba remasterizada

Vamos para o mundo da TV, em 4k

Persona 4 foi o sucessor do consagrado Persona 3, também lançado no Playstation 2, mas nos últimos anos de vida do vindouro console. Posteriormente ganhou um remake para o Playstation Vita e que agora finalmente foi remasterizado para Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Nossa análise será sobre Persona 4 Golden que traz consigo a melhor versão da aventura do time de investigação. Continue lendo e descubra se esse remaster vale a pena.

Essa análise de Persona 4 Golden foi feita graças a um código de Playstation 4 cedido pela Atlus.

A lenda urbana do Midnight Channel

Em Persona 4 Golden temos a história do protagonista que precisou se mudar para a cidade do seu tio, uma vez que seus pais precisariam passar um ano fora por conta do trabalho. Sendo um novato na cidade do interior chamada de Inaba, ele começa o ano letivo numa nova escola onde há rumores sobre o Midnight Channel, um canal de tv que surge do absoluto nada assim que dá meia noite e mostra uma pessoa que está próxima de morrer.

Querendo descobrir se o rumor era real, o protagonista aguarda acordado até meia noite, mas quando achava que tudo não passava de uma lorota acabou se deparando com a televisão ligando sozinha no Midnight Channel. Com uma sensação estranha, ele toca o eletrônico e se depara com a sua mão sendo absorvida para um mundo dentro da tv.

No decorrer da história, surgem outros mistérios envolvendo o Midnight Channel. E o herói dessa aventura não está sozinho, pois seus colegas de escola passam a ajudá-lo. Porém, não é apenas mistérios que nutrem essa história, afinal no mundo dentro da televisão existe criaturas chamadas shadows que são supostamente os responsáveis por alguns acontecimentos desastrosos. Para combatê-los, o time de investigação começa a utilizar um poder oculto chamado de Persona que utiliza a sua verdadeira essência como uma personificação de seres mitológicos.

Persona 4 traz uma história mais leve que seu antecessor, não tendo um tom tão nitidamente sombrio. Apesar disso, o jogo traz acontecimentos do dia a dia que são assuntos maduros e até mesmo sombrios, se levarmos em conta seus contextos. Apesar da franquia dar um respiro em relação aos filtros escuros e cores mais mórbidas, Persona 4 consegue se destacar numa mescla de inúmeras cores chamativas, personagens peculiares e uma narrativa madura.

Análise Persona 4 Golden

Simulador de vida social x Dugeon Crawler

Mantendo o que vimos em Persona 3 Portable, Persona 4 Golden traz consigo dois modos distintos de jogo. O primeiro trazendo a simulação da vida social do protagonista onde temos que estudar, tirar boas notas, se relacionar com os outros personagens e várias outras coisas. Os social links estão de volta, permitindo que você interaja com os NPCs, mas desta vez o jogo traz a possibilidade de Rank Up Inverso que ocorre quando você dá alguma resposta que realmente ofende o personagem do qual você está interagindo.

Análise Persona 4 Golden

Mas também temos os momentos em que vamos para dentro do Midnight Channel e aqui é onde o lado de RPG brilha, pois temos diversas dugeons bastante distintas e repletas de shadows para enfrentar. Com combate baseado em RPG de turnos, temos controle de até 4 personagens por vez, podendo fazer jogadas ofensivas ou defensivas.

Persona 4 Golden traz ainda mais opções de combate se compararmos com seu antecessor, possibilitando uma liberdade maior na execução dos movimentos juntamente de um melhor equilíbrio entre vantagens e dificuldade.

Como de praxe, o protagonista é o único capaz de alternar os Personas, porém, os outros personagens estão com kit de habilidades muito bem definidas, fazendo com que tenham uma maior interação durante as batalhas.

Gráficos e trilha sonora

Persona 4 Golden é um remaster do jogo do PSVita que por sua vez é um remake do jogo lançado originalmente no PS2. Dito isso, temos gráficos melhores do que vimos em Persona 3 Portable, mas ainda assim estão longe do que conhecemos no espetacular Persona 5. Algo que me incomodou visualmente é que diferente do tratamento que deram no remaster de Persona 3 Portable, em Persona 4 Golden temos apenas uma expansão da resolução, muitas vezes ficando notável que a qualidade não está a nível de 1080p ou 4k, diferente do P3P que foi realmente ajustado para as resoluções mais atuais.

A trilha sonora do jogo está espetacular como sempre, além de terem mantido o áudio original da versão do PSVita. Além disso, adicionaram a opção de pudermos escolher entre áudio japonês ou inglês.

Conclusão da análise de Persona 4 Golden

Persona 4 já havia sido considerado um dos melhores RPGs de Playstation 2, enquanto o Golden original ganhou o mesmo título no PSVita. Agora com esse remaster, termino a análise dizendo que Persona 4 Golden também é um dos melhores RPGs de Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch. O jogo realmente a vale a pena ser jogado por todos os fãs, principalmente que seu lançamento veio do PSVita que não era tão acessível.

Se você gosta de RPG e Persona, não fique sem jogar Persona 4 Golden e aproveitar a versão definitiva deste game clássico.

Análise Persona 4 Golden

A análise de Persona 4 Golden segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Persona 4 Golden é um RPG espetacular

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 10

9.6

Maravilhoso

Apesar da resolução estar das melhores nesta versão, Persona 4 Golden é, sem dúvidas, um dos melhores RPGs relançados nos consoles atuais. Vale a pena jogar se você nunca o jogou antes, se jogou a versão original no PS2 ou até mesmo no PSVita.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo