Análise: Scars Above é um interessante Sci-Fi
Uma interessante escolha para os fãs do estilo
Scars Above é um daqueles jogos que pega o interesse das pessoas, mas não é algo que esteja no radar dos gamers já que temos tantos jogos chamativos sendo lançados nesse período. Portanto, confira nesta análise se Scars Above, o jogo Souls Like e com temática de ficção científica, vale a pena seu tempo e dinheiro.
Essa análise de Scars Above foi feita graças a um código de PS5 cedido pela Prime Matter. Scars Above já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series e PC e conta com legendas em pt-br.
O maior curiosidade da humanidade é respondida
Em Scars Above nós iremos controlar a protagonista Dra. Kate Ward que juntamente com sua equipe estão prestes a escanear e fazer contato com vida alienígena com o chamado Metaedro, uma construção gigantesca que apareceu na órbita da Terra.
Porém, ao iniciar a análise do Metaedro erros começam a acontecer e tanto a Dra. Kate como toda sua tripulação é puxada para um planeta estranho por causa desse misterioso artefato. A partir daí você controlará Kate que irá explorar esse novo e estranho mundo para entender não apenas o que está acontecendo, mas o que aconteceu com sua tripulação, uma vez que Kate foi enviada para um lugar diferente de seus amigos e da nave espacial.
Ao longo da aventura Kate irá interagir com o holograma de uma alienígena que lhe dará algumas dicas sobre o que aconteceu nesse mundo e para onde ir. Adicionalmente, ao explorar os inimigos e ambientes, será possível ter pistas do porquê de diversos animais terem ficado agressivos, além de entender sobre uma estranha infecção que atingiu as pessoas e o planeta.
Aqui temos uma história de ficção científica clássica com diversos elementos interessantes que irão agradar aos fãs do estilo.
Uma boa ambientação, mas faltou polimento
E seguindo com a análise, a história de Scars Above não se sustentaria sem ter uma ambientação interessante. Felizmente, nisso ele acerta em cheio com ambientes muito detalhados e até com seus momentos tensos o que me lembrava jogos de terror e recebia alguns sustos.
Scars Above tem um mundo linear composto de diversos trechos que se interligam e que geralmente tem tanto uma fauna como uma flora bem completa e inédita.
Durante muitas vezes eu fiquei observando o contraste das cores do ambiente, seja de suas plantas como das construções alienígenas. O jogo traz florestas densas, cavernas escuras, diversos momentos que se passam na água, temos planícies vastas e mais. Existe sim uma grande variedade de biomas e a equipe de desenvolvimento acertou em cheio em como a estrutura do ambiente serve como elemento de gameplay.
Por exemplo, a água serve para conduzir energia que dá mais dano nos inimigos, ou então podemos utilizar a mesma água para congelá-la e servir como passagem. Existem vários exemplos ao longo da aventura.
E embora tudo seja bem criativo e interessante, eu senti uma falta forte no polimento do jogo. Por exemplo, Kate é dublada, porém, ela não tem expressões não trazendo nenhuma credibilidade a momentos de tensão.
Outra coisa que percebi é que falta uma animação de descida dos muitos lugares que ela subirá e parece que ela cai dura de todos os lugares. Mais um exemplo vai pelo uso excessivo da neblina para dar uma tensão a certas áreas, mas que acaba dando um sentimento que estariam usando um filtro e acaba deixando a cena lavada.
Scars Above é Soulslike com puzzles simples
Agora falando da parte do gameplay, nós temos a possibilidade de tanto entrar em combate como resolver puzzles, sendo que a análise constante do planeta, fauna e flora é essencial para melhorar a Dra. Kate assim como seus equipamentos.
Para o combate, que é o grande destaque de Scars Above, nós iremos contar com uma arma que terá variedades de estilo como eletricidade, gelo e fogo. Como já mencionei anteriormente, os inimigos e o ambiente reagem a essas forças da natureza podendo fazer combos dentro da água, ou então explorando fraquezas de seus inimigos. Adicionalmente, se usar muito a arma de fogo, por exemplo, seu inimigo tomará dano com o tempo, ou então ficará paralisado caso use a arma de gelo.
Além da possibilidade de atirar e fazer combos elementais, nós podemos, como todo bom Souls Like, utilizar a esquiva assim como correr, o que gastará sua estamina ou então usar sua recuperação que tem uso limitado.
Por fim, ao longo do game você irá adquirir inúmeros itens que poderão ser utilizados um por vez como usar o escudo, remover status negativos, recuperar balas e mais. Todos seus itens, munições e vida são recuperados quando ativa um dos pilares de salvamento.
E além do combate, Scars Above traz um sistema de análise de construções, itens e inimigos e isso fará com que consiga um pouco de XP. Ao acumular XP para alcançar um novo nível, será possível desbloquear melhorias em sua árvore de habilidade que aumenta a capacidade de munição para carregar, melhora a quantidade de vida, energia utilizável para os itens e mais.
Essa análise de itens e construções também ajudará a resolver alguns puzzles, que no geral, não me senti nem um pouco desafiado.
No geral essa parte mecânica funciona muito bem, porém, duas coisas me incomodaram. A primeira foi com a alocação dos inimigos que era muito aleatória e muitas vezes vinham inimigos demais. Inicialmente eu até achei que Scars Above era difícil, mas a verdade é que eles apareciam em hordas e muitas vezes perto de você.
Já a segunda reclamação que tenho a fazer é com o item do escudo que você ganha após matar o primeiro chefão. Esse escudo faz com que você fique praticamente invencível por um tempo. Ou seja, pulamos de uma experiência difícil para uma fácil em questão de minutos. Acredito que faltou equilíbrio nesta parte para trazer um combate mais justo.
Conclusão
E concluindo todos esses pensamentos, Scars Above é um jogo inesperado, porém é um bom jogo. No geral eu gostei muito da ambientação e das possibilidades de mecânicas, em especial nos combos possíveis no combate.
E embora seja tudo bem feito, fica claro a falta de polimento em diversos momentos da jogatina e até seguir algumas lógicas propostas pelo próprio jogo. Por exemplo, inicialmente é necessário todo um aparato para fazer sua arma inicial, no entanto, momentos depois você pode forjar qualquer coisa em qualquer lugar sem a necessidade de equipamentos para isso, influenciando negativamente na imersão.
Sendo bem direto, Scars Above é um prato cheio para os fãs de Sci-Fi, porém, um preço justo para ele seria cerca de R$ 150. Caso ache ele na média deste valor, compre sem medo, porém, caso esteja muito mais caro, espere uma promoção.
A análise de Scars Above segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Scars Above é um interessante Sci-Fi
Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 8
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 7.5
7.5
Bom
Scars Above é um jogo inesperado, porém é um bom jogo. No geral eu gostei muito da ambientação e das possibilidades de mecânicas, em especial nos combos possíveis no combate. E embora seja tudo bem feito, fica claro a falta de polimento em diversos momentos da jogatina que tiram sua imersão.