ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS5XBOXXBOX Series X|S

Preview: Exoprimal diverte, mas futuro é incerto

De graça no gamepass ou então pagar preço cheio?

A Capcom tem entregue não apenas ótimos jogos ultimamente, como está fazendo o remake de jogos clássicos da franquia Resident Evil. E enquanto ainda aguardamos o anúncio do remake de Dino Crisis, nós trazemos neste preview nossas impressões de Exoprimal, um jogo completamente inesperado e diferente onde iremos atirar em dinossauros que chovem do céu.

Será que isso é uma boa ideia? Vejam aqui o que achamos!

Exoprimal será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One e PC via Steam em 14 de julho. Também estará disponível desde seu lançamento no Xbox Game Pass para console, nuvem e PC. E sim, o jogo está completamente dublado e legendado em PT-BR.

Antes de iniciar o preview de Exoprimal

Antes de iniciar este preview, eu quero dizer que jogamos o beta aberto de Exoprimal que estava disponível para todos os jogadores. Com isso, ficamos restritos a um único modo, chamado de Jogos de Guerra, que iremos falar dele que mistura inicialmente PVE com a sua última etapa sendo um PVP com um objetivo em comum.

Portanto, não tenho como afirmar quais serão outros modos de jogos e também não tenho como falar se é um jogo que vale ou não a pena neste momento. E sobre a estabilidade dos servidores, pelo menos neste teste, ele foi completamente aceitável onde vi poucos problemas assim como o crossplay funcionou muito bem. Algumas desconexões aconteceram, mas está dentro do esperado para um beta.

Dito isto, vamos ao nosso preview!

Está chovendo dinossauros

Iniciando por sua história eu devo dizer que ela é uma mistura de comédia com algo completamente ofensivo ao jogador, beirando o ridículo. Aqui temos uma apresentação da empresa Aibius que é a líder em tecnologia da criação de exosuits que matam dinossauros. Dinossauros os quais aparecem aleatoriamente pelo mundo e nenhuma explicação é dada.

Ao ver essa introdução eu fiquei na dúvida se deveria rir ou chorar, afinal de contas não entendi se o jogo é uma grande piada ou se usaram qualquer desculpa para criar um jogo de atirar em dinossauros.

Adicionalmente, quem gerencia diversos programas de Exosuits assim como prevê a aparição dos dinossauros é a inteligência artificial Leviatã. Essa beta deu a entender que não apenas ela é fundamental para a luta contra os dinossauros, mas que ela pode estar saindo do controle e ficando louca. A ideia é você ser testado cada vez mais nesses Jogos de Guerra para evoluir a criação de exosuits.

A ideia do jogo

E dito isto, agora irei falar de como é a mecânica de Exoprimal no modo que pude ver ao longo deste preview. Aqui dois time de 5 jogadores irão se reunir e terão objetivos que será basicamente matar dinossauros básicos como os Raptors ou então os Pterodátilos, assim como enfrentará variações mais perigosas que, por exemplo, lançam ácido ou então luta contra dinossauros tanques que seria um Tiranossauro ou um Triceratops, sendo uma espécie de chefão.

E enquanto você está recebendo essas missões de matar hordas de dinossauros, existe um time adversário fazendo a mesma coisa. Embora não exista influência direta nesse primeiro momento, é possível ativar um item para dificultar a vida do adversário, como aumentar a vida dos dinossauros ou até enviar um dinossauro especial para atrapalhar a vida deles.

O verdadeiro diferencial deste modo está em sua última etapa, onde uma missão final é dada, mas o jogo muda de PVE para PVP, ou seja, ambos os times terão que chegar no mesmo objetivo, mas se degladiando no mesmo mapa. E claro, a batalha acontece enquanto diversos dinossauros aparecem.

Vale salientar que quem terminar as primeiras missões primeiro, pode ter uma pequena vantagem até uma grande vantagem dependendo da qualidade do trabalho em equipe.

E falando rapidamente do local de combate, os cenários são os mais diferentes possíveis, mas todos têm algo em comum que são ambientes mais fechados. Temos cidades à noite, cidade na parte da manhã, um parque e até florestas. Todo o game rola em cenários de certa forma lineares e que me impressionaram.

A única crítica que tenho ao gameplay, é que o espetáculo das hordas de dinossauros é algo mais visual do que usado no gameplay. Afinal, a grande maioria morre como se fossem moscas e isso tira o impacto de estar batalhando um dinossauro.

As classes são o brilho de Exoprimal

Chegando a parte final deste preview, vou falar do real diferencial de Exoprimal, suas classes. Aqui nós temos as clássicas classes de DPS, suporte e tanque totalizando 10 trajes que conseguem ser distintos dentro de sua própria classe.

Essa diferença fica bem clara ao analisar os trajes das classes próprias, como a de tanque/defesa por exemplo. Aqui temos o traje Krieger, o traje Muralha e também o traje Murasame.

O traje Muralha é, como o próprio nome diz, é completamente focado em defesa sendo uma verdadeira muralha em campo de batalha e tendo um escudo como sua arma principal para repelir as massas de inimigos.

Já o Krieger é basicamente um tanque que ataca de longa distância com sua super metralhadora que é uma minigun. Por fim, o Murasame é basicamente um samurai que é bastante ágil e seus ataques são baseados em sua espada e claro, sendo de curta distância.

E essa variação vemos em todas as classes tendo ataques entre curta, média e longa distância, incluindo alguma habilidade diferenciada como a classe de suporte que pode invocar e controlar um dinossauro para atacar os inimigos.

Por fim, será possível utilizar e customizar tanto uma opção de armadilha como uma arma especial. Isso será liberado com a sua evolução no jogo.

Exoprimal animou ou não? – Preview

Chegando ao fim deste preview, eu posso dizer com tranquilidade que me surpreendi positivamente com Exoprimal assim como me diverti jogando ele. É importante dizer que eu fui jogá-lo sem nenhuma expectativa e sendo sincero, ainda não entendo muito a existência do jogo.

Porém, é possível afirmar que esse modo apresentado na beta é divertido, porém não é nada revolucionário. Em alguns momentos ele até me lembrou a franquia Overwatch, o qual seu segundo jogo é gratuito.

E isso leva a minha conclusão inicial com todas as ressalvas de ser um beta. Hoje, pelo que experimentei, não vejo Exoprimal valendo o valor cheio pedido. Mas o fato de estar no gamepass certamente irá ajudar a conseguir jogadores e aumentar sua vida.

Aqui não temos nada revolucionário, mas vale pontuar que não foi possível avaliar outros modos e sua história.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo