Linha completa de cruzadores de países América Latina embarca no World of Warships
Disponível a partir de 30 de março para todos os jogadores pesquisarem, o ramo conta com 10 navios Pan-Americanos e representa a maior adição de embarcações do continente latino-americano já feita na franquia
A Wargaming, desenvolvedora e distribuidora do jogo de combate naval online e gratuito World of Warships, anuncia hoje o novo e completo ramo de cruzadores leves Pan-Americanos. Disponível na versão de PC a partir de 30 de março, a novidade contempla 10 embarcações para todos os jogadores pesquisarem, sendo esta a maior inclusão de navios de países da América Latina já feita na franquia.
Baseados em navios históricos e projetos originais, os modelos do ramo possuem, como característica comum, canhões de bateria principal com alcance médio de tiro e boa balística — atributo que afeta o formato da elipse de dispersão dos tiros —, o que faz deles eficazes para combates a qualquer distância.
Seus armamentos apresentam boa cadência de tiro e torpedos de poder mediano, enquanto que os consumíveis incluem Equipe de Reparos e uma escolha entre Busca Hidroacústica ou Tiro AA Defensivo. Por fim, a boa capacidade de ocultação dessas embarcações permite que os jogadores adotem estratégias de combate híbridas, como posicionar o navio rapidamente para realizar o primeiro ataque ou recuar com segurança se necessário.
Dentre os países representados no estreante ramo de cruzadores leves Pan-Americanos do World of Warships, a Argentina se destaca com três navios, seguida por Colômbia e México, com dois cada. Os três navios restantes são do Brasil, Chile e Peru. Veja abaixo a relação completa:
- Nível I, Hércules – Argentina
- Nível II, Almirante Barroso – Brasil
- Nível III, Vicente Guerrero – México
- Nível IV, Córdoba – Colômbia
- Nível V, La Argentina – Argentina
- Nível VI, Almirante Cochrane – Chile
- Nível VII, Coronel Bolognesi – Peru
- Nível VIII, Ignacio Allende – México
- Nível IX, Santander – Colômbia
- Nível X, San Martin- Argentina
Navios históricos da América Latina
Entre os novos cruzadores leves Pan-Americanos do World of Warships, quatro deles representam navios históricos. A começar pelo Hércules, um fragata da classe River que chegou a participar da Batalha do Atlântico a comando da Marinha dos EUA, sob o nome de USS Asheville. Após esse evento, foi vendido para a Argentina, onde foi rebatizado de Hercules e, em 1961, de Juan B. Azopardo, servindo à marinha do país até 1969.
La Argentina, por sua vez, foi projetado e construído para a Marinha Argentina no Reino Unido com base no cruzador veloz Arethusa. A encomenda chegou ao país em 1939 e serviu até 1974. O navio é representado no jogo com base nas plantas originais dos arquivos britânicos de 1939.
Já o cruzador blindado Almirante Barroso foi construído por ordem do Brasil na Grã-Bretanha e serviu à Marinha Brasileira entre 1896 e 1931, entrando para a história como o primeiro navio brasileiro com radiotelégrafo. Por fim, a embarcação peruana Coronel Bolognesi foi um cruzador leve da classe Fiji, construído também na Grã-Bretanha. Após servir à Marinha Real em 1943 com o nome de HMS Ceylon, foi transferido para a Marinha do Peru em 1960, servindo até 1985.
Navios originais do World of Warships
Criações originais do World of Warships, as demais embarcações que completam o ramo de cruzadores leves Pan-Americanos do jogo também se apoiam em fatos históricos. É o caso do navio mexicano Vicente Guerro, de nível III, uma versão do cruzador Navarra que serviu à Marinha Espanhola de 1923 a 1956. Pelo fato do México ter importado navios deste tipo da Espanha na década de 1930, é verossímil que este possa ter sido um dos modelos.
Já o colombiano Santander, de nível IX, é baseado em um dos projetos preliminares do Worcester de 1948. Nesta época, com o término da Segunda Guerra Mundial, os EUA (detentor deste modelo) negociaram diversas embarcações com países da América Latina, o que poderia incluir este navio que carrega o nome de uma das figuras mais importantes da Independência da Colômbia, Francisco de Paula Santander.
A mesma lógica se aplica para o cruzador mexicano Ignacio Allende, de nível VIII, e o argentino San Martin, de nível X. Embora ambos também sejam baseados no Worcester, apresentam diferenças em propulsão, detalhes visuais, quantidade de distribuições de armas e canhões, entre outros.
Além da chegada dos cruzadores Pan-Americanos, a atualização do jogo traz o retorno da “Batalhas de Banheira Quente” e uma campanha especial na qual novos jogadores podem ganhar até $20 para comemorar dois anos de World of Warships na Epic Games Store. Acesse este link para conferir os detalhes completos.
Novidades para jogadores de console
Enquanto os jogadores de PC exploram o novo e completo ramo, os navegantes do World of Warships: Legends, disponível para consoles Xbox e PlayStation, podem jogar com o primeiro navio Pan-Americano para esta versão: o encouraçado Atlântico, de nível VII, representando o Brasil. A embarcação possui canhões de bateria principal precisos para projéteis penetrantes e secundárias de longo alcance.
Além da estreia do Atlântico no Legends, a versão para consoles do World of Warships também recebe seu primeiro comandante Pan-Americano: Pedro Lima Santos. Dentre suas habilidades, ele é capaz de aumentar danos de torpedos e bombas. Veja mais detalhes no site oficial.