NOTICIASANÁLISESNINTENDOPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: MLB The Show 23 é um homerun maravilhoso

O melhor jogo da franquia até então?

Anteriormente, fiz a análise de MLB The Show 22 e agora vamos analisar o mais novo jogo da franquia. E já peço desculpas pois haverão comparações paralelas entre as versões nesta análise para tirarmos uma dúvida: Seria MLB The Show 23 uma versão atualizada de MLB The Show 22 ou tem algo novo?

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de MLB The Show 23 Edição Digital Deluxegentilmente cedida pela produtora, para a versão de Xbox Series X.

Sobre MLB The Show 23

De modo geral, MLB The Show 23 se trata de um jogo de simulação de beisebol (baseball em inglês). Analogamente a sua versão de 2022, MLB The Show 23 continua com seu nível de simulação extremamente detalhado, agradando a todos os tipos e níveis de jogadores. Os jogadores mais hardcore tem uma vasta possibilidade de controles avançados e os novatos e casuais possuem várias opções de assistência e ajuda. Falarei deles mais adiante.

Porém ainda temos o grande incômodo, aonde o jogo não está traduzido para o Português Brasileiro. Até entendo que o esporte não é tão conhecido no Brasil porém traduzir um jogo, nos dias atuais, não é tão complicado. Principalmente para um grande estúdio como a San Diego Studio.

Gráficos

À primeira vista, não senti nenhuma diferença gráfica da versão anterior. Ainda temos um nível de detalhes surreal: marcas de sujeira, as “listras” do campo, as travas das chuteiras, as luvas, os tacos, os uniformes amassando com o movimento dos jogadores continuam me surpreendendo, mostrando o nível de cuidado que os desenvolvedores tiveram ao produzir o jogo. Além disso, a sensação que você está no campo ainda é bem forte, deixando o jogador bem satisfeito com cada jogada feita.

Na análise anterior, informei a presença de muitos bugs visuais, aonde o jogador ficava parado em posição de “T” ou outras falhas de objeto. Porém, em MLB The Show 23, durante toda a jogatina para análise, não peguei nenhum problema quanto a isso. Parece um detalhe pequeno e bobo, mas merece um parabéns pelo empenho da equipe de desenvolvimento para polir estas coisas.

Por último, quero destacar novamente o cenário do arremessador. O arremessador e o receptor tem todos os seus detalhes destacados, inclusive você vê o arremessador fazendo os tradicionais gestos para o arremessador, sugerindo o próximo arremesso. E caso o jogador não entendeu o gesto, o jogo lhe informa a sugestão, destacando o devido botão de arremesso.

Jogabilidade

De maneira idêntica a sua versão anterior, MLB The Show 23 ainda tem todos os elementos de uma partida de beisebol : acertar a bola com o taco, correr para as bases, arremessar para as bases, pegar a bola acertada antes de cair no chão e, por fim, arremessar a bola contra o rebatedor adversário.

Cada um destes elementos são configuráveis, conforme o jogador quiser, sendo que alguns destes elementos podem ser automatizados.

Caso o jogador tenha dúvida em qual modo usar, o jogo lhe dá a possibilidade de testar cada modo, para que o jogador escolha o modo que lhe for mais confortável. Ficou estranho do jeito que falei? Então olha o vídeo abaixo:

Aparentemente parece não ter nenhuma mudança de gameplay, né? Contudo, houve uma adição que faz uma diferença enorme: a dificuldade dinâmica. Após a escolha da dificuldade que queira jogar, o jogador agora tem uma opção de ajustar o jogo conforme a sua performance.

Vocês verão no vídeo que postarei mais abaixo que a todo momento aparecerá uma informação de mudança de dificuldade. Particularmente, eu achei isso fantástico, pois agiliza muito no processo de aprendizagem do jogo (já que o jogo evolui conforme o jogador evolui). Fora que se o jogador se sentir confiante e quer testar um novo nível de gameplay, não precisa procurar aonde está a bendita opção de trocar dificuldade.

Sons e efeitos sonoros

As músicas do jogo continuam excelentes. Contando com vários artistas, a playlist do jogo mantém um clima muito agradável. Infelizmente, não achei uma playlist oficial disponível como a versão anterior, no entanto, é fácil achar várias playlists criadas por usuários, com as músicas do jogo, no Spotify ou no seu streaming de música preferido.

Do mesmo modo, os efeitos sonoros aplicados no jogo continuam bem realistas. Bater na bola com toda a força e fazer um homerun continua super prazeroso, tanto pelo barulho que a bola faz ao acertar o taco quanto a torcida comemorando a jogada. A batida da bola na luva do receptor ao segurar o lançamento é outro destaque diferencial, pois você consegue ouvir e sentir todo o impacto do lance. Os outros efeitos sonoros também estão ótimos e é um dos poucos jogos que vejo com este esmero.

Anteriormente, eu reclamei de detalhes pequenos, como a comunicação dos jogadores durante a partida, entre outras “coisinhas”. Desta vez eu não tenho o que reclamar, pois conseguir perceber estes pequenos detalhes.

Comparando com o MLB The Show 22…

De antemão, eu acredito que já falei muitas mudanças durante a própria análise. Contudo, ainda quero enfatizar alguns pontos.

O modo história do jogo (Road to the Show) está praticamente igual. Você ainda é um João Aleatório (também conhecido como Joe Random) e precisa evoluir na carreira. Não sei se foi algum tipo de falta de sorte ou se removeram a funcionalidade, porém não consegui pegar boost de personagem. Por isso não posso confirmar se foi removido ou não.

Já os modos de jogo March to October e Franchise sofreram alterações interessantes. Agora temos uma experiência do Draft bem reformulada, aprofundando as possibilidades de estratégia e de gerenciamento da sua equipe. Também estão presentes o novo formato da MLB Postseason, o cronograma e as atualizações de CBA.

O modo Diamond Dynasty foi expandido, oferecendo novas formas de jogar. Logo abaixo falarei das novidades. DICA RÁPIDA: Se você assina o Game Pass, corra para a página de brindes e pegue 10 pacotes adicionais para este modo.

Novidades

Sinceramente, na jogabilidade, não notei grandes diferenças. O jogo continua bem fluido e dentro do esperado, é bem divertido. Contudo, temos alguns modos extras que são interessantes de citar:

Negro Leagues Baseball Museum

Em parceria com o Negro Leagues Baseball Museum, agora podemos jogar nas carreiras de lendas do beisebol das Negro Leagues. Aqui teremos jogadores como Satchel Paige, Jackie Robinson, Hank Thompson, Rube Foster, Buck O’Neil, John Donaldson e Martin Dihigo, imersivo em uma nova experiência.

Diamond Dynasty

O fantasy game do jogo tem novidades para expandir mais o seu elenco de diversas formas. Agora o modo contará com jogadores de beisebol internacionais que competem no World Baseball Classic. Ou seja, agora contamos com jogadores de várias seleções do mundo.

Também adicionou mais de 25 novas Lendas da MLB, totalizando mais de 180 opções disponíveis no jogo para você colecionar e montar sua equipe.

Extras

Nessa nova edição, também é possível personalizar seu avatar a partir de uma selfie e, após a digitalização, editar o penteado e ajustar o tom de pele de acordo com a preferência. E, para representar bem a simulação da liga de baseball norte-americana, os desenvolvedores também repensaram o sistema de recrutamento dos jogadores de base, incluindo salários, alterações nos acordos de negociação e um novo formato pós-temporada.,

Além destes modos extras, houve uma reformulação do mecanismo competitivo, mudanças das dinâmicas entre arremessadores-rebatedores e a inclusão de 5 mil animações de jogabilidade ao MLB The Show 23, incluindo roubo de bola, mergulhos, variedade de acertos nas laterais do campo e mais.

Considerações finais de MLB The Show 23

MLB The Show 23 é um dos melhores jogos de esportes que já joguei. A Dificuldade Dinâmica do jogo tem uma proposta bacana, ajudando o jogador a evoluir, enquanto o próprio jogo evolui. A mistura de jogo casual e simulação continua excelente, deixando o jogo acessível para todos. E por falar em acessibilidade, o jogo já consta no catálogo da Xbox Game Pass.

Para finalizar, MLB The Show 23 é a experiência mais próxima da experiência definitiva que um jogo de beisebal pode oferecer. Sua jogabilidade complexa traz a simulação quase perfeita de uma partida de beisebol e os auxílios que o jogo oferece são cruciais para agradar qualquer tipo de jogador. Particularmente, parabenizo a equipe da San Diego Studio pelo capricho e excelência no jogo. Pena que ainda falta a legenda PT-BR

MLB The Show 23 está disponível para Playstation 5, Xbox Series X|S, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Essa análise de MLB The Show 23 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

MLB The Show 23

Visual, ambientação e gráficos - 10
Jogabilidade - 10
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 9

9.6

Maravilhoso

MLB The Show 23 continua sendo uma experiência completa e total de beisebol . Tudo o que uma partida de beisebol tem é bem representados e a sensação de estar jogando no próprio campo é indescritível Se você é fã do esporte, é indispensável que jogue e se você é apenas um jogador casual, encontrará uma boa diversão com o jogo, sem sofrer com jogabilidade difícil, afinal, a possibilidade de dificuldade dinâmica faz uma diferença tremenda.

User Rating: Be the first one !

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo