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Bain & Company apresenta revolução da IA e a sua utilização em empresas

Inteligência Artificial Generativa - Bain & Company

A Bain & Company atua em projetos de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em que alia seu profundo conhecimento de implementação digital e estratégica a essa nova tecnologia. As iniciativas que a consultoria dá andamento nesse segmento são realizadas pela prática de Advanced Analytics, setor focado em inteligência artificial, enterprise technologies e inovação que conta com mais de 500 cientistas de dados, engenheiros de machine learning e especialistas em pesquisa de operações e análises preditivas. Eles trabalham de forma integrada aos demais segmentos da consultoria para entregar soluções holísticas de negócios e tecnologia para os clientes.

Desde 2022, a Bain incorpora tecnologias da OpenAI em seus sistemas internos de gerenciamento de conhecimento, pesquisa e processos. Em fevereiro de 2023, as companhias anunciaram uma parceria na qual atuam juntas para levar recursos inovadores para seus clientes em todo o mundo. 

Com a nova tecnologia, que utiliza modelos sofisticados de aprendizado de máquina para produzir conteúdo totalmente original, a Bain tem elaborado projetos que se apoiam na IA para gerar agilidade, ampliar a produtividade, reduzir custos e otimizar processos em seus clientes dos mais diversos segmentos. Isso porque as ferramentas produzidas pela OpenAI tangibilizam o uso da inteligência artificial para empresas de diversos portes, eliminando a necessidade de grandes investimentos em estrutura tecnológica e a captação de quantidades gigantescas de dados para criar algoritmos personalizados. 

Entre as áreas que têm adotado a IA com mais rapidez, destaca-se o setor de desenvolvimento de software. Estudo realizado pela Bain com 150 CTOs, vice-presidentes de engenharia e outros gestores de empresas de software mostra que aproximadamente 60% estão implementando ativamente assistentes de codificação baseados em GenAI em suas equipes de desenvolvimento. Entre eles, 70% dos adotantes relatam que essas ferramentas atendem ou excedem suas expectativas, citando como benefícios a velocidade de lançamento no mercado, melhoria da qualidade do código e redução de custos.

Em relação aos serviços de atendimento ao cliente, os novos chatbots baseados em IA conseguem seguir conversas de forma mais humanizada e com múltiplas respostas ao mesmo tempo. Eles têm a capacidade de entender comandos em linguagem natural (em vez de código de programação) mesmo quando o interlocutor erra na digitação, fala errado ou faz perguntas pouco claras. A IA Generativa pode realizar a análise de padrões de fala na voz dos clientes para identificar sentimentos e, assim, dar mais ferramentas para que atendentes humanos realizem uma abordagem mais assertiva de acordo com o momento. Além disso, fornece relatórios detalhados de interações e consegue preencher automaticamente formulários e gerar documentação mais precisa. 

Na área de criação de conteúdo, a IA Generativa promove uma verdadeira revolução no curto prazo. A ferramenta muda de forma radical como interagimos com a tecnologia que, até hoje, não realizava o desenvolvimento criativo de textos e imagens, como fazem agora plataformas como GPT e D-ALLE. Essa funcionalidade habilita aos professores um apoio robusto para criação de testes e exercícios, sobrando mais tempo para outras atividades. Ou permite a criação de campanhas personalizadas para cada cliente a partir de dados que a empresa possui sobre suas preferências e as diretrizes que o profissional de marketing inseriu na IA como objetivos. São infinitas possibilidades que já podem ser experimentadas e têm um potencial que sequer imaginamos para diversos setores.

As aplicações para vendas também podem se transformar totalmente. Em vez de um consumidor buscar e colocar item a item no carrinho de compras da loja virtual, por que não fornecer a lista inteira de compras de uma vez e indicar o limite de budget? Essa facilidade muda completamente a experiência de compra virtual e permite outras novidades. O cliente pode pedir sugestões de harmonização de pratos e vinhos, inserir uma receita e solicitar que os ingredientes sejam incluídos no carrinho. Em uma conversa que nem precisa ser linear, o chatbot pode trazer respostas personalizadas e dar todas as informações para o cliente concluir sua compra, inclusive formas de pagamento, prazo e local de entrega.

A Bain tem identificado diversas implicações estruturais impactadas pela IA de forma a otimizar resultados e agilizar tomadas de decisão. A tecnologia permite realizar benchmarking e identificar a competitividade do uso de GenAI em relação aos concorrentes, avaliar ameaças competitivas por meio da perda de vantagem de preço ou ritmo mais lento de inovação e estimar fatores de risco da empresa para integrar a GenAI ao ciclo de vida do desenvolvimento de produtos. 

Esses são apenas os primeiros passos da verdadeira revolução que a inteligência artificial representa. Aqueles que começarem a se envolver agora com a nova tecnologia têm as maiores chances de entender mais rapidamente os benefícios para sua empresa e alcançar melhores resultados antes de seus concorrentes. 

Bain & Company exemplifica casos de sucesso para a imprensa, durante café da manhã

Em adicional, a Bain & Company realizou um evento fechado para a imprensa onde falou sobre a utilização da Open IA e como as experiências de e-commerce, operações bancárias e outras áreas serão impactadas, mudando a utilização e expectativa dos consumidores.

Lucas Brossi, Head de Advanced Analytics da Bain na América do Sul | Felipe Fiamozzini, Expert Partner em Advanced Analytics

Algumas empresas já estão usando a Open IA para melhorar seus negócios. A Morgan Stanley, por exemplo, está disponibilizando todas as informações bancárias e de investimentos para os seus investidores terem um atendimento agilizado. A Spotify está trabalhando num projeto de utilização da IA para criar estações de rádio personalizadas, dando ao usuário o controle sobre o tom e estilo de voz. Enquanto a Coca-Cola usa a Dall-E e a GPT para estruturar de forma personalizada o processo de marca da empresa. A Instacart permite que seus usuários digitem ou peçam indicações de listas de compras de acordo com suas necessidades.

Durante o evento, também foi citado algumas utilizações inimagináveis por meio de inteligência artificial como o monitoramento de redes sociais, sendo capaz de classificar os comentários e fazer um resumo do que se falou sobre a marca. A IA também pode gerar conteúdo, como e-mails e respostas em redes sociais, além de fornecer suporte para pessoas que têm contato com clientes, detectar fraudes e realizar cobranças.

Falando sobre atendimento ao consumidor, podemos esquecer dos chat bots que obrigavam o usuário a selecionar opções exatas ou digitar uma frase especifica, pois agora a conversa com chat bots que utilizam dessa tecnologia está mais fluída, sem a necessidade de usar opções pré-estabelecidas, e eles conseguem entender até mesmo regionalismos.

O chat bot que é capaz de compreender e extrair informações dos textos/áudio como se preenchesse um formulário por meio de busca semântica. Consequentemente as informações que não foram identificadas, podem ser solicitadas ao cliente pelo chat ou WhatsApp. Além disso, a IA também consegue fazer análise de sentimento e identificar se há um sentimento negativo para tranquilizar e mostrar empatia, por exemplo.

Em suma, a IA é uma tecnologia poderosa que pode transformar a maneira como as empresas e as pessoas se relacionam com o mundo digital. Com sua capacidade de automatizar tarefas, gerar conteúdo e oferecer suporte ao cliente, a IA tem o potencial de revolucionar muitos setores da economia e tornando o meio digital mais eficiente e personalizado para os diversos tipos de usuários.

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

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