ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Kingdom Eighties é viciante em doses homeopáticas

Nostálgico e divertido

Nesta análise nós vamos falar do jogo de Micro-estratégia Kingdom Eighties que foi recentemente lançado pela Raw Fury para PC. Mas o que exatamente seria um jogo de Micro-estratégia? Isso você vai saber aqui e agora!

Esta análise de Kingdom Eighties foi possível graças a um código de PC cedido pela Raw Fury. O jogo já está disponível para PC e conta com legendas em PT-BR. Ainda este ano ele estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Visual é seu grande diferencial

Kingdom Eighties é um jogo relativamente simples e bem direto ao ponto, mas isso não quer dizer que ele não tenha um grande diferencial. E esse diferencial recai diretamente sobre seus gráficos que são coloridos, chamativos e muito bem feitos.

Assim como seu nome indica, sua inspiração visual vem diretamente dos anos 80, sendo ainda mais específico, é baseado nos diversos filmes da década de 80 onde crianças se aventuram contra o grande desconhecido.

Tendo isso em mente, temos dois momentos visuais. O primeiro é na introdução do jogo, quando descobrimos novos personagens, momentos específicos e pontos para contar a história do game. Temos aqui desenhos muito bem detalhados e muito bem animados com uma estética mais antiga, assim como um filtro de TV de tubo. Esse visual me pegou em cheio mirando na minha nostalgia dessa época.

E o outro destaque visual vai para seu gameplay. Completamente diferente do estilo de desenho mostrado nas cenas de história, aqui nós temos um pixel art extremamente bem detalhado onde por mais simples que seja, os personagens são expressivos e o mundo dá a impressão de estar vivo.

Mais uma vez ele acerta em cheio em sua década inspiradora com diversos ambientes como lagos, cidades, escolas e mais. Inclusive é possível ver diversas referências a filmes de época como Jason, Robocop, Predador e mais.

Eu fiquei legitimamente impressionado com os visuais que embora sejam simples, eles são muito ricos em detalhes, o mundo parece rico e ainda conta com um sistema de dia e noite onde a iluminação está em constante mudança e é absolutamente sublime.

Cima, baixo, esquerda, direita

Saindo da parte dos colírios aos olhos, tenho que responder nesta análise o que é Kingdom Eighties! Melhor, o que é um jogo de micro estratégia?

Bem, eu devo dizer que me surpreendi com os controles do jogo que não teriam como ser mais simples do que é. Em Kingdom Eighties você irá comandar um herói escolhido que andará em sua bicicleta e irá liderar uma gangue de crianças. Com elas, e diversos campeões, você irá limpar o mapa dessa invasão monstruosa enquanto avança na cidade e descobre o que está acontecendo.

E como fazemos isso? Simples! É simples até demais na realidade. Você terá à sua disposição o teclado direcional para se locomover lateralmente, a seta para baixo para liberar uma moeda e poderá apertar Shift para andar mais rápido. Adicionalmente, a combinação shift e cima irá ativar o poder da bicicleta, seja ele mudar de marcha para andar mais rápido ou então algo mais elaborado.

Para realizar essa “limpeza” no mapa você contará com diversas atividades como cortar árvores que lhe dará algum dinheiro, liberar prédios como pizzaria, pescar, caçar e muito mais. Tudo isso irá gastar dinheiro para ser ativado, mas irá te recompensar com mais dinheiro para fazer novas ativações.

Por fim, você irá ativar diversos pontos de controle (um cone laranja de trânsito) onde será sua base avançada. Ao ativar e melhorar suas bases, você poderá combater os inimigos do mapa de forma automática como uma espécie de tower defense.

Ao longo da sua jornada você cada vez mais poderá fazer upgrade em suas bases assim como construir novas unidades e ter novas construções graças aos outros campeões de seu grupo.

Kingdom Eighties é melhor em doses homeopáticas – Análise

Chegando ao final desta análise, eu posso afirmar que gostei muito de Kingdom Eighties, porém, toda vez que jogava o game eu tinha o mesmo sentimento. Seu início era excelente, mas quanto mais jogava, mais simplório ele era.

Essa forma de micro-estratégia, que mencionei nesta análise, faz com que Kingdom Eighties se torne de certa forma previsível e repetitivo com o tempo. Isso não necessariamente faz dele um jogo ruim ou que não deva ser comprado. Muito pelo contrário na realidade, afinal custa apenas R$34. Porém fica evidente que faltou o desenvolvedor dar um passo à frente e inserir algumas mecânicas já conhecidas no mercado que faria que Kingdom Eighties ficasse ainda melhor e mais estratégico.

Essa análise de Kingdom Eighties segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Kingdom Eighties mistura nostalgia e diversão

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 7
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8

8

Ótimo

Kingdom Eighties é um daqueles jogos relaxantes onde você pode ligar e se divertir por horas a fio. Porém, sua simplicidade em suas mecânicas, pode fazer com que se canse mais rápido do que deveria.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo