NOTICIASNINTENDOPCPLAYSTATIONXBOX

Preview: WrestleQuest é uma interessante adaptação de RPG

Lute luta livre, mas com inesperadas mecânicas de RPG

Nós tivemos a oportunidade de testar antecipadamente WrestleQuest onde iremos falar neste preview nossas primeiras impressões desse inesperado jogo que mistura RPG clássico com o mundo de Luta Livre.

Se você se interessa por algum dos estilos ou então quer dar boas risadas com inesperados diálogos, confira aqui nosso preview de WrestleQuest.

WrestleQuest será lançado no dia 8 de Agosto para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One, PC e Nintendo Switch. O jogo conta com legendas em PT-BR.

Seja Mucho Macho!

A história de WrestleQuest é muito intrigante por ser completamente inesperada e ter um mundo e personagens irreverentes.

Aqui nós temos um mundo chamado Brinquedoteca que onde todos os personagens lembram os saudosos bonecos da década de 80 onde suas articulações ficam bem à mostra e todos são inspirados em lutadores de luta livre. Ou seja, todos os personagens são inchados e repletos de músculos trazendo um exagero cômico.

Além de termos visuais estereotipados, que são ricos em detalhes com o pixel art que os trazem a vida, outro destaque vai para os nomes dos personagens que seguem novamente a veia cômica. Por exemplo, o personagem principal tem seu nome de lutador de Muchacho Man onde sempre se apresenta de forma expansiva e com muitos bordões de alguém muy macho!

Return to Monkey Island chega para iOS e Android em Julho!

Já do outro lado da história, e da brinquedoteca, temos uma terra gélida onde vivemos os dias da família Logan onde controlamos a dupla Brink e Cervo (o qual é um alce) na dura missão de fomentar o esporte e para isso ter qye seguir lutas roteirizadas onde sempre perdem.

Pelo início da história nós temos esses dois lados onde Muchacho Man irá seguir seu sonho de ser lutador profissional e para isso irá encarar o bando mais pesado e do outro lado teremos a família Logan que tem o dilema das lutas roteirizadas e de nunca ter sua grande chance no esporte.

Falando de forma superficial, pois não sou o maior conhecedor de luta no estilo WWE, eu creio que o drama inicial foi preciso com o que ouço desse estilo de luta onde os lutadores sempre são extrovertidos e tem uma personalidade marcante. Já do outro lado, existe sempre a eterna discussão se esse estilo de luta é efetivamente uma luta ou apenas um show com cartas marcadas.

Gráficos simples, mas marcantes

Outra coisa que achei muito legal ao fazer esse preview, é que os gráficos em pixel art de WrestleQuest são bem marcantes. Isso toma uma proporção maior, pois toda a ambientação do game não se leva a sério.

Mas o que quero dizer com isso? Bem, o jogo possui diversos ambientes como florestas, casas, academia para treinar, cidades e mais. E até tudo bem, porém é tudo devidamente exagerado para entregar uma ambientação divertida.

Além dos ambientes bem detalhados e diversos, temos diversos personagens presentes no game que variam de outros lutadores, até robôs, dinossauros ou Gundams! Sim, tudo é possível nesse mundo louco.

E abordando a parte técnica, temos sua trilha sonora e dublagem que são ambos competentes. Sobre a dublagem, na verdade não temos diálogos dublados, mas sim grunhidos dos personagens que dão uma ideia de como é o timbre de suas vozes. Já a trilha sonora se encaixa bem tanto nos momentos de exploração como no de luta.

Gameplay de RPG clássico

Agora falando do gameplay de WrestleQuest, eu trago uma excelente notícia neste preview para os fãs de RPG de turnos. Incrivelmente aqui temos uma fórmula clássica que funciona muito bem para um esporte inusitado.

Mas vamos lá, antes de entrarmos em como funciona a luta em si, nós temos mecânicas esperadas como, por exemplo, poder equipar nossos personagens com diversos itens que são inspirados nas lutas como itens tanto de proteção como de ataque. Adicionalmente temos missões secundárias onde podemos ajudar pessoas ou até encarar uma competição de dança no estilo Dance Dance Revolution.

Além dessas missões secundárias, por diversas vezes ao longo do que pudemos jogar, WrestleQuest traz um sistema de Karma onde seremos colocados em situações onde iremos ter que fazer uma escolha ou dar respostas que poderão fazer você ser uma boa ou má pessoa. Ainda não ficou claro como isso irá afetar o jogo.

E bem, quase chegando na hora de falar da luta, nós temos a pré-luta. É comum vermos entradas espalhafatosas seja no WWE ou UFC. Geralmente temos uma música tema, luzes em sua entrada e em alguns casos um show pirotécnico. E se inspirando no esporte real, em WrestleQuest é possível customizar todos esses elementos que servirão como uma forma de gerar hype da torcida ao seu lado.

Além do hype gerado pela entrada dos lutadores, existirão os embates verbais antes da luta que terão o mesmo propósito. Humilhe seu inimigo para gerar um hype positivo e trazer vantagens para sua luta.

E após todos esses detalhes, finalmente chegamos ao ringue de luta. Como esperado, nós poderemos escolher os golpes que poderão ser individuais, em grupo, gerar buffs ou debuffs e mais. Toda a lógica de um RPG de turno é seguida à risca aqui. Porém, WrestleQuest tem uma temática inusitada e isso é trazido ao campo de luta.

Além dos comandos tradicionais, você irá interagir tanto com golpes normais como especiais ao ter que apertar o direcional para o lugar correto quando for solicitado. Isso irá gerar um golpe mais forte com a chance de um segundo golpe, como jogar seu adversário contra as cordas. Adicionalmente, essa mecânica serve como defesa para contra-atacar caso você seja jogado contra as cordas.

Por fim, em seus adversários lutadores, será necessário imobilizar eles em um rápido minigame onde deverá pressionar o botão de ação três vezes em um ponto específico. Isso feito, irá acabar com as ações de seu adversário.

Conclusão do preview de WrestleQuest

Chegando ao fim deste preview de WrestleQuest, que acabou ficando muito maior do que imaginei, devo dizer que gostei bem mais do que esperava gostar do game.

Aqui temos de um lado um mundo rico em detalhes e muito cômico, que consegue trazer dilemas do estilo de luta. Concomitantemente, temos um gameplay extremamente rico e complexo dentro de sua realidade que será um deleite para os fãs de RPG de turno.

Mas não posso dizer que WrestleQuest é perfeito. Teve um detalhe que me incomodou que foi em sua travessia. Muitas vezes você tinha que ir de um local a outro, ou então se deslocar dentro de um ambiente. Simplesmente achei chato essa caminhada que era muito burocrática e não trazia nada relevante ou interessante.

Isso não chega a ser algo que irá estragar a experiência, mas admito que nessas cerca de 2 horas do início do jogo teve alguns momentos em que fiquei entediado com esta locomoção.

Tirando isso, WrestleQuest é extremamente promissor!

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo