Depois de Steamdeck criar uma nova necessidade de mercado, e do ROG Ally colocar a Asus de cabeça neste cenário, agora parece ser a vez da Lenovo querer ter o seu próprio PC portátil gamer. Informações vazadas de dias atrás entregaram o nome, Legion Go, várias fotos e, agora, o Windows Report publicou informações exclusivas das especificações e preço do portátil. Um spoiler, o Legion Go terá a tela mais avançada da categoria com QHD e 144Hz.
PlayStation 4 é o console mais popular no Brasil
De acordo com as fontes do Windows Report, o dispositivo também usará a APU Ryzen Z1 Extreme, a mesma (com possíveis variações de clock e afins) do ASUS ROG Ally. Trata-se de um SKU com 8 núcleos e 16 threads da arquitetura Zen 4, capaz de atingir frequências de até 5.1 GHz em modo boost. Sua GPU integrada conta com 12 unidades computacionais RDNA 3, consumindo entre 9W e 30W.
NO PAPEL, STEAMDECK E ALLY COMEM POEIRA
Se formos comparar o (suposto) Lenovo Legion Go ao ASUS ROG Ally e ao Steam Deck, caso os rumores se confirmem, o Legion Go se destaca em várias áreas. Começando pelas memórias, enquanto os outros dois dispositivos estão equipados com 16 GB de LPDDR5-6400 (Ally) e LPDDR-5500 (no Deck), o portátil da Lenovo vai além, incorporando memórias LPDDR5X-7500.
No que se refere ao armazenamento, o Legion Go oferece um slot para SSDs M.2 de tamanho 2242, diferente dos concorrentes que utilizam o tamanho 2230. Além disso, o Legion Go é o único entre os três a suportar até 1 TB de armazenamento já de fábrica.
A tela do Legion Go também é superior no papel, com 8.8 polegadas, painel IPS e 500 nits de brilho. Essa tela é a maior dos três dispositivos e também oferece uma resolução e taxa de atualização superiores: 2560×1600 e 144Hz, respectivamente. A bateria também tomou esteróides, contando com 49.2 Whr.
A grande diferença para os concorrentes, entretanto, não fica na configuração, e sim nos controles destacáveis, semelhante ao Nintendo Switch. A única informação ausente deste rumor diz respeito às opções de conectividade do aparelho, caso ele venha a contar com conexão 5G.
Pelas fotos, o portátil da Lenovo deve ter um sistema de refrigeração mais robusto, tendo espaço para soluções bem mais elaboradas e com mais material metálido para dissipar calor.
A expectativa é que o Lenovo Legion Go seja oficialmente revelado em 1º de setembro, com previsão de lançamento em outubro deste ano, ao preço de US$ 799/€ 799, contando com apenas uma configuração, sem variáveis de hardwware.