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Crescimento na Indústria de Games Brasileira: Revelações da 2ª Pesquisa Nacional

Aumento de estúdios de desenvolvimento e diversidade marcam a indústria de games no Brasil.

A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) divulgou uma prévia da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. A pesquisa, coordenada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), fornece um panorama detalhado da indústria de jogos no Brasil em 2022.

Um dos destaques da pesquisa é o crescimento de 3,27% no número de estúdios de desenvolvimento de games ativos no Brasil. Em 2022, o país contava com 1.042 estúdios, um aumento em relação aos 1.009 estúdios registrados em 2021. Além disso, cerca de 2.600 jogos brasileiros foram lançados desde 2020, com 1.008 desses jogos sendo lançados exclusivamente no último ano.

Os dados revelam também que a indústria de games brasileira está recebendo reconhecimento internacional. “Temos que comemorar muito o momento da indústria nacional de games. Inclusive, esse ano, o Brasil foi o grande homenageado da gamescom e está sendo reconhecido mundialmente como um importante polo de desenvolvimento do setor”, celebra Rodrigo Terra, presidente da Abragames.

A pesquisa também trouxe informações sobre a distribuição geográfica dos estúdios de games no Brasil. A região Sudeste continua liderando com 58% dos estúdios, seguida pelo Sul com 20%. No entanto, a região Nordeste vem crescendo e já representa 15% dos estúdios, à frente do Centro-Oeste (6%) e do Norte (2%).

Em termos de diversidade, a pesquisa mostrou um aumento no número de mulheres atuando na indústria de games. Em 2022, 14,3% das mulheres da indústria eram sócias de algum estúdio e 28,2% estavam entre as colaboradoras. Além disso, a participação feminina em cursos de ensino superior relacionados a jogos digitais chegou a 24%.

No cenário internacional, metade das desenvolvedoras nacionais obtiveram 70% do seu faturamento no exterior em 2022. Estados Unidos e América Latina são os principais mercados, representando 57% das vendas desses projetos.

Por fim, a pesquisa revelou que 92% dos estúdios nacionais desenvolveram propriedades intelectuais (PIs) próprias em 2022. Além disso, 49% das empresas desenvolveram pelo menos um jogo próprio no ano passado.

Segundo a Abragames, a pesquisa oferece dados essenciais para o futuro da indústria de games no Brasil, mapeando os estúdios e fornecendo uma visão sobre seus objetivos e níveis de maturidade. Com essas informações, a associação tem as ferramentas necessárias para continuar contribuindo para o crescimento do setor no Brasil.

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

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