PlayStation Portal não foi feito para dar lucro
O mundo dos videogames está em constante evolução, e a Sony supostamente acaba de dar mais um passo rumo à inovação com o lançamento do PlayStation Portal. Este dispositivo de Remote Play, que foi lançado esta semana, chega com a promessa de revolucionar a maneira como os jogadores interagem com o console PlayStation 5, mesmo estando longe dele. O acessório ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Novidades no catálogo PlayStation: jogos de novembro 2023
No entanto, os reviews iniciais de diversos canais pelo mundo, tem algumas críticas fortes ao novo acessório. Além de não contar com conexão Bluetooth para conectar fones e headsets, muitos pontuam que a tecnologia de Remote Play, já existente para celulares e tablets, traz uma experiência bem similar.
Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior de Experiência de Plataforma da Sony, em entrevista à publicação japonesa AV Watch, revelou detalhes intrigantes sobre o PlayStation Portal. O executivo afirmou que o aparelho não foi projetado com o objetivo de gerar lucro, o que não é surpreendente, considerando seu escopo limitado. O foco do dispositivo está em um público específico, com a intenção de proporcionar um maior tempo de jogo dos títulos do PlayStation 5.
Ou seja, de acordo com Hideaki Nishino, o novo acessório está posicionado não para ser algo revolucionário ou para vender. Mas ele existe para um público que quer ter uma experiência de jogar remotamente. Isso inclui a possibilidade de jogar fora de casa, caso seu PS5 esteja em Stand By.
PlayStation Portal tem melhorias a serem testadas
O PlayStation Portal, centrado inicialmente no Remote Play, pode ter seu horizonte expandido no futuro. Isso, visto que não existem limitações técnicas que impeçam o console de suportar o streaming em nuvem. Essa funcionalidade, que ainda será testada, tem o potencial de ampliar significativamente o apelo do sistema.
Embora o PlayStation Portal não seja exatamente o sucessor portátil que muitos jogadores esperavam da Sony desde o declínio do PlayStation Vita, ele cumpre bem a sua proposta. O dispositivo pode não reinventar a experiência de jogo remoto, mas oferece uma solução unificada e oficial da Sony.
Mesmo que não substitua completamente controladores como o Backbone ou outros dispositivos que os jogadores possam ter em casa, o PlayStation Portal tem tudo para se tornar o controle de preferência para os fãs da marca. Além de seu apelo de jogar fora de casa, ele traz nativamente a experiência do aclamado Dualsense.