NOTICIASHARDWAREPC

AMD promete longo suporte ao AM5, descubra até quando

Uma visão do futuro dos processadores Ryzen e evolução da plataforma AM5

A AMD reafirma seu compromisso com o socket AM5, garantindo suporte estendido até 2025 e possivelmente além, conforme anunciado em uma entrevista recente com David Mcafee, Vice-Presidente Corporativo e Gerente Geral de Negócios de Canais de Clientes da AMD. A plataforma AM5, lançada no ano passado, é a base para os mais recentes CPUs Ryzen baseados na arquitetura Zen 4 e continuará a evoluir, recebendo novos processadores Ryzen e suporte a recursos aprimorados.

Insomniac Games foi hackeada e Marvel’s Wolverine está em risco

Atualmente, a plataforma AM5 suporta dois tipos de CPUs Ryzen 7000 para desktop: o padrão Ryzen 7000 e os chips aprimorados Ryzen 7000X3D com 3D V-Cache. Ela é também a única plataforma que oferece suporte nativo para hardware PCIe Gen5, como SSDs NVMe e GPUs discretas. A AMD destaca-se particularmente no departamento de SSDs PCIe Gen5, com a Phison selecionando-a como parceira primária para acelerar o ecossistema de armazenamento Gen5. Dados de desempenho iniciais mostram a AMD liderando com velocidades mais rápidas ao executar os futuros controladores SSD Gen5 da Phison.

A promessa de manter o suporte ao AM5 até 2025 e além é uma parte fundamental da estratégia da AMD, que reconhece o sucesso da longevidade da plataforma AM4 e pretende pensar cuidadosamente sobre a transição para uma nova geração de socket. A empresa está comprometida em manter o AM5 pelo máximo de tempo possível e está de olho em atualizações significativas para 2024, com o lançamento dos novos APUs Ryzen 8000G e CPUs para desktop da próxima geração Zen 5 “Granite Ridge”, que também estarão disponíveis em sabores padrão e 3D V-Cache.

Além da evolução dos CPUs, a AMD também está focada em melhorias na plataforma AM5 em relação à escalabilidade da memória, buscando formas de aprimorar a integridade do sinal através do socket, dos materiais usados nas placas e do layout de memória em parceria com os fabricantes de placas-mãe. A empresa quer continuar a inovar e garantir que a plataforma AM5 melhore a cada nova geração, oferecendo suporte a memórias de alta velocidade com quatro módulos.

A queda dos preços das memórias DDR5 e a redução dos custos das placas-mãe têm contribuído para um aumento nas vendas das placas-mãe AM5, especialmente da série B650. A AMD também planeja expandir a linha Ryzen 5000 em 2024, considerando que muitos usuários ainda utilizam placas-mãe AM4 e desejam manter essas plataformas um pouco mais até que o AM5 se torne mais atraente.

Com a Intel se movendo para uma nova plataforma no próximo ano, os usuários de PCs Ryzen AM5 estão em uma posição melhor com suas compras. Resta ver se o AM5 terá a mesma longevidade de 6 anos que a plataforma AM4 teve, mas até agora, o futuro parece promissor para os usuários da AMD.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo