NOTICIASXBOX

[RUMOR] Intel quer estar no próximo Xbox

Intel e Microsoft podem fechar parceria para o desenvolvimento de um APU de próxima geração para o novo console Xbox.

A Intel está em negociações avançadas para fornecer a Unidade de Processamento Acelerado (APU) de próxima geração para o novo console Xbox da Microsoft. Este movimento marca uma tentativa significativa da Intel de retomar uma parceria histórica, visto que a empresa havia fornecido o processador para o Xbox original em 1999. Desde então, a AMD tem sido a fornecedora de escolha para os consoles Xbox, bem como para os consoles PlayStation da Sony.

Xbox não deve virar 100% multiplataforma nem sair do mercado de consoles

A AMD já garantiu um contrato com a Sony para desenvolver o console PlayStation 6, fazendo com que a Intel veja uma oportunidade de entrar no mercado de consoles com a Microsoft. A abordagem da Intel para o desenvolvimento de APUs baseia-se em uma arquitetura de “Tiles”, que incorpora CPU, GPU, e outros componentes em um único chip, prometendo um desempenho aprimorado e eficiência energética.

A Intel, que tem trabalhado na sua divisão Arc GPU, está planejando transicionar para utilizar apenas GPU Tiles em futuras APUs, abandonando as GPUs discretas após a série Battlemage. Esta estratégia poderia posicionar a Intel como uma forte concorrente no fornecimento de hardware para consoles, especialmente se conseguir otimizar o desempenho e o controle de energia para o novo Xbox.

O interesse da Microsoft em potencialmente escolher a Intel como fornecedora vem após relatos de que a empresa não firmou nenhum contrato com a AMD para o próximo Xbox, explorando opções com a Intel e a NVIDIA. A Intel vê isso como uma oportunidade não apenas para avançar sua tecnologia de fabricação de chips, mas também para promover suas instalações de fabricação como uma alternativa competitiva à TSMC.

Se a Intel conseguir garantir o contrato para o próximo Xbox, isso significaria um grande impulso para a empresa, permitindo-lhe destacar suas capacidades de fabricação nos EUA e possivelmente influenciar o mercado de consoles com um produto “Fabricado na América”. A colaboração entre a Intel e a Microsoft no desenvolvimento de um APU personalizado para o próximo Xbox poderá redefinir o equilíbrio de poder no mercado de consoles, apresentando uma competição acirrada para a próxima geração do console PlayStation da Sony.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo